A TOMADA DE DECISÃO
Por: anniely.placido • 24/11/2022 • Trabalho acadêmico • 526 Palavras (3 Páginas) • 137 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE VEIGA DE ALMEIDA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING
ANNIELY DA SILVA PLÁCIDO
20211302737
AS LIMITAÇÕES NA TOMADA DE DECISÃO
PROCESSOS DECISÓRIOS NAS ORGANIZAÇÕES
JUNE MARIA EMELINE MESQUITA DO BARREIRO ROTHSTEIN
Nos dias atuais, as organizações encontram-se em uma corrida constante na competitividade para a inovação de produtos e serviços, reduções de custos e lucratividade. Porém, para construir tudo isso, é necessário tomar decisões, e o processo decisório não é considerado fácil, pois uma vez feito, poderá ocasionar consequências não só positivas quanto negativas.
Para o mundo corporativo, a tomada de decisão tem relação com a escolha de um caminho que proporcione os melhores resultados, em alinhamento com a estratégia e os objetivos do negócio. Por isso, precisa ser feita com base em informações confiáveis.
Para tomar a decisão certa é preciso, primeiramente, conhecer exatamente qual é o problema. Sem o conhecimento do motivo da situação atual ser um problema e o que se deseja alcançar com a solução, tona-se inviável fazer a escolha certa. Esse reconhecimento, na maioria das vezes, é feito com análises e comparações de informações da situação vivida.
O resultado mais desejável para uma decisão exigiria conhecimento de todos os fatores e condições (internos e externos ao sistema, presentes e futuros) que afetam o objeto sobre o qual se está decidindo. Só assim seria possível optar pela melhor delas, entendendo que seria com certeza de sucesso.
Como isto é impossível na prática, os decisores têm que se conformar com alguns fatores limitantes, que prejudicam as expectativas sobre os resultados da decisão:
- Percepção limitada: não se identificam todas as alternativas possíveis.
- Informação parcial: não se tem acesso a todos os fatores que podem interferir sobre o bom desempenho de cada uma das alternativas.
- Lógica da satisfação: existe sempre uma meta pré-estabelecida para os resultados mínimos esperados. O decisor, normalmente, se contenta com este mínimo e encerra o processo decisório quando encontra uma alternativa satisfatória.
- Redução das alternativas por interferência política: o processo decisório é afetado por forças externas, que acabam interferindo no seu desfecho por limitar a disponibilidade de opções e forçar uma alternativa diferente daquela que, de outra forma, seria a preferida. A seguir, os fatores limitantes mencionados acima serão discutidos em maior nível de detalhe, para permitir melhor compreensão.
Conviver com estes fatores limitantes, faz parte do processo de tomada de decisão no dia-a-dia, uma vez que eles vão estar sempre interferindo, em maior ou menor intensidade, nos resultados obtidos. Para poder tomar a melhor decisão possível, cabe ao decisor procurar o melhor entendimento do problema sobre o qual está decidindo, das pressões que estará sofrendo durante o processo de decisão, do impacto das suas ações sobre a organização e sobre as pessoas envolvidas, considerando as limitações do processo decisório.
...