A função de varejo de atividades comerciais
Pesquisas Acadêmicas: A função de varejo de atividades comerciais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rayane.brasil • 17/9/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 1.305 Palavras (6 Páginas) • 6.237 Visualizações
VAREJO
Varejo é a atividade comercial responsável por providenciar mercadorias e serviços desejados pelos consumidores. Os varejistas são os intermediários que vendem diretamente aos consumidores. O varejista é um prestador de serviços que além da venda, seleciona mercadorias, toma providências quanto a crediário, embalagem, serviços de entrega, etc.
Para Las Casas (2004, p. 17) “[...] um aspecto importante a salientar é que se trata de comercialização a consumidores finais. Um comércio varejista que vende por meio de lojas é chamado de varejo lojista, e aquele em que se vende diretamente é o não-lojista.” Nota-se então, que o varejo tem como função básica a comercialização, e que pode ser o consumidor final indo até uma loja de varejo, ou mesmo na comodidade de sua casa, através de comércio eletrônico, catálogos, venda porta a porta e outros.
Vimos então, que o varejo é a compra do atacadista em quantidade e variedade, para vender em quantidades menores ao consumidor final.
Seus produtos são manuseados por meio da armazenagem, preço e exposição, apresentando seus produtos por meio da propaganda dirigida ao consumidor final, oferecendo horários convenientes, pessoas de vendas treinadas, estratégias de preço e de financiamento.
CLASSIFICAÇÃO DO VAREJO
Existem várias classificações de estabelecimentos varejistas, dentre elas serão citadas as mais importantes no sistema varejista:
Lojas de departamentos: As lojas de departamento são de grande porte, apresenta grande variedade de produtos, como ferramentas, eletrodomésticos, confecções, cama, mesa, roupas masculinas e femininas. Pode-se dizer que se trata de várias lojas especializadas, departamentalizadas.
Lojas independentes: Caracteriza-se pela simplicidade administrativa e freqüentemente pelo atendimento personalizado aos clientes, devido ao contato mais direto entre proprietários ou gerentes com clientes.
Lojas em cadeia: Define-se como um grupo de quatro ou mais lojas que operam no mesmo tipo de negócios. A economia em escala para compras é a vantagem dessa categoria. Supermercado e lojas de departamentos podem ser citados como exemplos.
Cooperativas: Agrupamentos de varejistas independentes, cada um opera sua loja, mas tomam certas decisões em conjunto, como compras e promoções.
Lojas especializadas: Formadas por varejistas do tipo independente que oferecem, aos consumidores, uma linha única. Operam com um número limitado de categorias de produtos.
Supermercados: Estabelecimentos estruturados em departamentos, com estoque.
Varejo não lojista: São várias formas de vender mercadorias e serviços por métodos diretos ao consumidor. Alguns exemplos são: mala direta, telemarketing, varejo virtual, vendas porta a porta, vendas por máquinas.
MARKETING DE VAREJO
Para o sucesso garantido em uma loja de varejo se faz necessário uma administração eficiente, flexível, hábil e com facilidade de adaptações, tanto no ambiente interno como no ambiente externo. O administrador do varejo tem as mesmas funções dos administradores, principalmente as de planejar, organizar, dirigir e controlar os negócios.
As funções mais específicas ao administrador varejista são:
1. Compra (obtenção e rotação da mercadoria);
2. Formação de preços;
3. Promoção (propaganda e display);
4. Ofertas de serviços;
5. Venda pessoal;
6. Controle;
7. Outras atividades (escolha do local, projetos etc.)
8. Localização dos depósitos;
9. Seleção de equipamentos para manuseio de mercadorias;
10. Registro da mercadoria recebida;
11. Determinação dos procedimentos de verificação;
12. Rotulagem da mercadoria;
13. Distribuição;
14. Organização da empresa e delegação de autoridade e responsabilidades para desempenho.
A forma de distribuição das funções depende muito de empresa para empresa, do seu tamanho e da estrutura. Empresas maiores dividem as funções com mais profissionais, onde é um profissional especializado para cada função. E em empresas menores, muitas vezes por falta de recursos distribuem várias funções para um único profissional.
Em qualquer empresa é de suma importância o planejamento, para que se tenha certeza que um investimento em marketing de varejo que vai ser feito, de certo, pois o dinheiro investido não é pouco, e o custo para investir em marketing está cada vez mais alto. Por isso a importância de manter seus fiéis consumidores, criando laços lucrativos e construindo relacionamentos duradouros mantendo-os satisfeitos, com o melhor preço no mercado, melhor qualidade e demais subsídios que lhe são oferecidos. Com essa satisfação do consumidor é possível o ganho de novos consumidores, que se interessam pelos bons comentários sobre tal empresa.
Segundo Levy e Weitz (200), os negócios varejistas conseguem aumentar a percepção de valor de seus produtos e serviços, satisfazer as necessidades, expectativas e desejos dos consumidores seguindo as seguintes funções:
o Fornecer uma variedade de produtos e serviços – isso permite que os consumidores escolham as marcas, os modelos, os tamanhos, as cores e os preços em um único local;
o Dividir lotes grandes em pequenas quantidades – adquire produtos que vêm em lotes grandes e oferece ao consumidor final a quantidade que ele desejar.
o Manter estoque – essencial
...