A televisão como mídia única
Por: Alaíde Marques • 17/4/2016 • Trabalho acadêmico • 553 Palavras (3 Páginas) • 147 Visualizações
A televisão como mídia única
Desde seu inicio a TV vem exercendo uma influência extremamente significativa com relação a nossa cultura. Surgiu como um catalisador global perante as mudanças da sociedade, modificando de modo direto a comunicação e as formas de aprendizado.
A TV se tornou muito mais do que um simples aparelho de transmissão. Ela se tornou uma companhia, um membro da família. Essa personificação da TV se da por seu imediatismo de conteúdo .
A televisão funciona através de cabos, satélites e antenas. Por meio de sinais de transmissão, que são compostos (imagens, sons, elementos gráficos, títulos e créditos), recriados pelo aparelho televisor através de imagens e sons. Estes sinais são divididos em quatro tipos : o brilho da imagem, a cor da imagem, o áudio da imagem, a sincronização do transmissor e do receptor.
Os sinais de transmissão utilizados pela TV são os mesmos da rádio, por meio de ondas eletromagnéticas que viajam pela a atmosfera na velocidade da luz, porém os sinais de vídeo são mais pesados e exigem largura de banda (espaço de canal) maior. Os avanços tecnológicos proporcionaram uma interatividade maior através das fibras óticas compostas de sinais mais discretos.
A interação do ser humano com a televisão se inicia pela visão, pelo momento de visualização da imagem mesmo que por uma fração de segundo. Este acontecimento é denominado persistência retiniana, que é a sequencia rápida de imagens em velocidade especifica (25 a 30 vezes por segundo), formando assim uma ilusão de uma imagem interrupta e completa.
A televisão em seu início surgiu com a varredura lenta, linha por linha, imagens embaçadas feitas com aproximadamente 48 linhas. O aparelho de TV moderno contém centenas de linhas compostas por mais de mil pontos denominados pixels, que se iluminam ao serem estimulados por elétrons em alta velocidade. No qual se formam compostos fluorescentes que revestem a tela da televisão formando a imagem.
O pixel sendo observado isoladamente tem um formato retangular, sendo ele de três cores: verde, amarelo e azul (RGB: Red, Green and blue). Colocados muito próximos em uma tela revestida de fósforo que acabam por formar uma cor só, no qual reagrupados em linhas formam as imagens dos vídeos.
O cinescópio eletrônico iniciou a transição entre o aumento de linhas, seguindo de 48 linhas para 60 linhas. Então a NBC deu continuidade ao processo evolutivo de transmissão de imagem para 120 linhas, e após dois anos para 240 linhas. Após mais 2 anos a NBC transmitia imagens compostas por 507 linhas e então no ano seguinte a NTSC ( National television standarts Committee) padronizou a transmissão atual americana com 525 linhas, gerando 30 imagens por segundo, que foi denominado como formato NTSC.
Recentemente surge outro formato HDTV, que altera a taxa de aspecto da NTSC, de 4:3, formato quadrado com largura maior que a altura, para a taxa de aspecto de 16:9 e a imagem um terço mais larga do que o formato o anterior, formando assim uma imagem mais natural aos olhos. Além disso, o HDTV possui melhor resolução comparando com a NTSC, pois possui cerca de duas vezes mais linhas e seus pixels possuem um formato quadrado e menor, ficando assim mais unidos.
Por fim, a TV moderna e seu conteúdo fazem parte da nossa cultura diária, estando muito presente na vida das pessoas em seu cotidiano na sociedade atual.
...