ANALISE DA PROPAGANDA DO CHANEL Nº5
Por: Sutkus • 20/9/2015 • Tese • 1.100 Palavras (5 Páginas) • 536 Visualizações
[pic 1]
ANALISE DA PROPAGANDA DO CHANEL Nº5
Índice
01 ______________________________________________ Capa
02 ______________________________________________ Contra capa
03 ______________________________________________ Índice
04 ______________________________________________ Introdução
05 ______________________________________________ Conteúdo
09 ______________________________________________ Conclusão
10 ______________________________________________ Fontes
11 ______________________________________________ Página em branco
12 ______________________________________________ Término
Introdução
Propagandas não são somente criadas, existe todo um estudo para chegar ao resultado final, estudo que é influenciado pelo universo da marca em questão. A marca em questão hoje é a Coco Chanel, que não só se expandiu para todo o mundo rapidamente com mais de 300 boutiques, também revolucionou a historia com as vestimentas femininas e sua fragrância.
Conteúdo
Muitas coisas parecem surgir “do nada”, porém isso não se aplica à uma campanha publicitária, que trabalha com o estudo da semiótica para desenvolver algo impactante e que transforme, a marca em questão, em uma identidade da qual o público vai usufruir e vai tê-la como uma característica pessoal da qual vão carregar em uma fase da vida.
Mas o que é semiótica? A semiótica é a ciência geral dos signos que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas sígnicos, isto é, sistemas de significação. O termo é derivado da palavra em grego semeion que significa signo.
Nesse trabalho, nós vamos estudar a semiótica por trás da propaganda do Chanel nº5 (https://docs.google.com/file/d/0B1lfOtr2UH-EM1BDVEQtMHUzaEE/edit) e descobrir o por que de tudo que é exibido na propaganda, e para começar esse estudo nos temos que nos perguntar, o que é Chanel? Ou melhor dizendo, quem foi Chanel?
Quem foi Coco Chanel
Gabrielle Bonheur Chanel foi filha de Eugénie Jeanne Devolle uma lavadeira, ela nasceu em um hospital “da caridade” em Saumur França, aos 12 anos seu pai Albert Chanel a colocou em um orfanato após sua mãe morrer de bronquite e ela nunca mais voltou a ver outro familiar que não fosse sua irmã e prima.
Em 1903 ela começa a viver com Etienne Balsan, um socialite dono de uma fabrica de tecidos. Em 1910 ela conhece o amor de sua vida, o milionário Inglês Arthur Capel que a ajuda abrir sua primeira loja de confecção de chapéus. Mais tarde ela começa a frequentar lugares da elite de londre onde conhece um tipo de tecido usado para fabricar roupas masculinas. Alguns meses depois Arthur morre e Chanel decide abrir uma loja de costura, onde ela também comercializava chapéus. Ela lança sua primeira linha de roupas baseando-se em uma moda desportiva para mulheres, e assim ficou popular em toda frança.
Em 1940 ela fecha suas boutiques graças a segunda guerra mundial, nesse período ela se envolveu com um oficial alemão o que mais tarde foi influenciar nas vendas de sua boutique e a levou para suíça comercializando seus produtos nos Estados Unidos onde os jornais escreviam dizendo que o seu estilo estava revolucionando o mundo.
Faleceu no Hotel Ritz Paris em 1971, onde viveu por anos. O seu funeral foi assistido por centenas de pessoas que levaram as suas roupas em sinal de homenagem.
O que é Chanel
Chanel é uma marca de roupas, fragrâncias, chapéus, óculos, joias, maquiagens e relojoaria. Criada por Gabrielle Chanel em 1910.
A marca veio ficar conhecida em 1921 com a criação de uma linha de roupas desportivas para mulheres e também pela fragrância Chanel nº5 (Que é o numero da sorte de Gabrielle Chanel), em 1924 ela lança a primeira linha de maquiagem e também os figurinos para a peça de teatro “Le Train Bleu” que faz ela ficar conhecida em outras partes no mundo, especialmente nos EUA onde a critica recebe a marca como revolucionaria, diferente da francesa que a chamava de louca e sem cabimento.
Descrição da peça
- Logo no inicio aparece uma mulher correndo para uma estação de trem como se estivesse atrasada vestindo uma saia cinza e uma blusa vermelha;
- O trem em que ela embarca tem na frente as letras C e N;
- Um homem entra no corredor em que ele está e sente o cheiro do perfume Chanel nº5;
- Então anoitece e ela dorme nua;
- Novamente o homem sente o cheiro do perfume do corredor, inclusive localiza de onde o cheiro vem e pensa em bater na porta;
- Essa mesma mulher agora corre para pegar um barco e se separa desse homem que pega outro barco indo para destinos diferentes;
- Ela tira fotos desse outro barco e vê que ele estava nele;
- Alguns dias depois os dois se encontram na mesma estação e ele reconhece o cheiro dela e eles se beijam;
- Aparece o logo da Chanel e a peça é finalizada.
Palavras-chave
Institucional – emocional – persuasão
Analise
A peça em questão utiliza do conceito básico de elevar o seu cliente quanto aos demais, tornando o produto de desejo à necessidade e o faz quando eleva seu institucional em peças publicitarias utilizadno do fato de a marca ter mais de “100 anos” e ter marcado a historia mundial com suas inovações no mundo da moda.
Analise dos conceitos linguísticos e visuais da campanha
Logo no inicio a mulher correndo significa a liberdade que Coco Chanel proporcionou as mulheres quando criou sua linha desportiva lá em 1918, as cores das roupas que a mulher usa são:
...