Resenha do texto: Analise Bioética da propaganda e publicidade de medicamentos
Por: alecicinho66 • 13/5/2015 • Resenha • 369 Palavras (2 Páginas) • 944 Visualizações
[pic 1]
Faculdade de Tecnologia e Ciências
Curso: Direito
Disciplina: Bioética
Docente: Jamile
Discentes: Alexandre Rego
Turma: 9AM
TRABALHO DE BIOÉTICA
Resenha do texto: Analise Bioética da propaganda e publicidade de medicamentos
Salvador - Ba
22/04/2015
O texto abordado refere-se aos efeitos pela propaganda e publicidade dos medicamentos, no qual o apelo ao consumo e bens de serviços e a estratégia de ligar este consumo ao desfrute acaba transformando os medicamentos em uma simples mercadoria como as demais, visando-se apenas o acumulo de poder e capital que as mesmas trazem conseguindo até mesmo alterar o padrão de prescrição dos médicos.
Visando a proteção de ações preferencialmente públicas e coletivas que possam ser tomadas para minimizar as diferentes situações de vulnerabilidade, em sido desenvolvida a chamada bioética de intervenção. A mesma apresenta propostas efetivas para fazer valer os direitos das populações marginalizadas pelo seu estado de pobreza e exclusão, pelas dificuldades de acesso os serviços de saúde.
O papel controlador e regulador do estado, denominado por Schram ”ética de proteção” surge para defender aqueles segmentos e menos informados da população, estes vistos apenas como potenciais compradores de produtos e serviços, passiveis de serem seduzidos por uma nova embalagem, letras ou cores. Nesse sentido a ANVISA assumiu à regulamentação da publicidade de medicamentos a partir do ano 2000, sendo essa regulamentação elemento minimizador da vulnerabilidade verificada na população. Tal intervenção do Estado é necessária já que a população sofre prejuízos com propagandas enganos, abusivas e incompletas, dentre estes o agravamento das situações de saúde e o dano financeiro causado pela aquisição de produtos ineficazes.
Nos capítulos seguintes do texto são demonstradas avaliações das estratégias de propaganda utilizadas pelos laboratórios e dirigidas aos médicos além de analisar a qualidade das informações contidas nas propagandas de medicamentos de venda sob prescrição medica. Tal pesquisa acabou demonstrando que 14% dos médicos entrevistados prescreveram medicamentos em função de recebimento de prêmios, demonstrante a influência exercida por propagandas da indústria farmacêutica.
Com base no que acima foi exposto, fica evidente que o papel regulador do Estado, com base na bioética intervencionista visando a proteção da sociedade deve ser exercido continuamente com relação a propaganda de medicamentos. Constatou –se também que embora a mudança na legislação continua ocorrendo irregularidades, influenciando a prescrição e o consumos de medicamentos, e induzindo as pessoas a automedicação.
...