APLICABILIDADE DAS FERRAMENTOS DO MARKETING POLÍTICO
Por: Diogo Rodrigues • 8/6/2020 • Projeto de pesquisa • 2.753 Palavras (12 Páginas) • 156 Visualizações
APLICABILIDADE DAS FERRAMENTAS DO MARKETING POLÍTICO
A aplicação das ferramentas de marketing na gestão pública
na cidade de Sorocaba
Diogo Rodrigues da Silva[1]
Profa. Ms. Viviane Di Gesú Macedo[2]
Resumo
Fruto de um abrangente estudo, este trabalho surgiu da necessidade de se demonstrar a importância do Marketing na esfera política bem como sua aplicabilidade no Poder Público. Como as organizações da iniciativa privada, o poder público precisa estabelecer um diálogo com seus clientes, que, neste caso, é a sociedade e o legislativo municipal, usuários dos serviços e protagonistas das políticas públicas existentes ou não. Observa-se, neste estudo de caso, que a falta de diálogo, no município de Sorocaba, por parte do Executivo Municipal, acabou por inviabilizar grande parte dos projetos pretendidos da gestão e, consequentemente a governabilidade. A abordagem prima pela postura de resistência às técnicas de marketing, pois o cenário político local se revelaria exitoso e promissor, inclusive com a recondução (reeleição) do gestor municipal, pois este é o objetivo que se busca na administração pública como instituição e projeto de governo. As ações, ou a falta delas, serão abordadas em práticas lícitas e idôneas como a proposta técnica desta apresentação busca alcançar, numa análise do escopo de janeiro de 2017 a junho de 2019.
Palavra-chave: Marketing, Políticos, Conflitos.
Abstract
The result of a comprehensive study, this work arose from the need to demonstrate the importance of marketing in the political sphere as well as its applicability in the public power. Like the private sector organizations, the public power needs to establish a dialogue with its clients, which, in this case, is the society and the municipal legislature, users of the services and protagonists of existing public policies or not. In this case study, it is observed that the lack of dialogue in the municipality of Sorocaba by the Municipal Executive ended up making unfeasible most of the intended management projects and, consequently, governance. The approach strives for the stance of resistance to marketing techniques, as the local political scenario would prove successful and promising, including the reelection (reelection) of the municipal manager, as this is the objective sought by the public administration as an institution and project. government. The actions, or lack thereof, will be addressed in lawful and reputable practices as the technical proposal of this presentation seeks to achieve, in a scope analysis from January 2017 to June 2019.
Keyword: Marketing, Politicians, Conflicts.
1 INTRODUÇÃO
Devido às infinitas mudanças que o mundo está tendo o panorama da Gestão Pública é, portanto, um cenário de adequações organizacionais e de busca de atualidades com o objetivo de continuar nesse ambiente competitivo e turbulento. Nesse sentido, acredita-se na importância da referência à apropriação dos subsídios teóricos e práticos.
No caso do Marketing, - como ciência ou arte empregada para compreender as práticas aplicadas dentro da administração que são essenciais não apenas no âmbito empresarial ou organizacional, como também são essenciais para o panorama político.
Nota-se que na vida pública onde a imagem parece ser o principal produto de venda, se faz fundamental adotar ferramentas para a projeção dessa imagem. E é nesse quadro que está inserida a adoção do Marketing na política que serve para “moldar” o candidato, destacando suas melhores qualidades, algumas vezes até criando uma imagem que não é real.
Hoje em dia a imagem que se tem do cenário político, seja em nível nacional ou municipal, é um deterioramento e interpretação da performance dos políticos na ocupação de suas posições além do que parece se observar nos meios de comunicação as questões de falcatruas, apatia pelo povo e interesse individual somado a confusões. Isso não significa que não existam políticos preocupados com o bem-estar das pessoas que os represente com dignidade e consciência, que se consegue acreditar. Entretanto esse número vem diminuindo paulatinamente basta observar as notícias sobre corrupção que vem crescendo a cada dia.
Na esfera pública, as pessoas estão sujeitas a inúmeras leis que exigem a capacidade de flexibilização e adaptação aos mecanismos de comunicação e de Marketing, como por exemplo as despesas, ou gastos públicos, em geral são submetidos a fiscalização que vai da sociedade civil aos órgãos igualmente colegiados, como o Legislativo e o Tribunal de Contas. Esse são Conselhos que aprovam ou não as contas, orçamento do município. Constantemente as despesas com merchandising são focos de olhares mais críticos, pois a história recente mostrou inúmeros casos de desvios de dinheiro público que colocou em xeque este tipo de despesa.
Nesse cenário de amplo alcance das ações a serem adotadas a utilização do marketing de redes sociais baseia-se na sua semelhança com o marketing boca a boca pela sua eficácia, confiança e credibilidade.
O marketing na WEB (World Wide Web - Rede mundial de computadores) conquistou espaço nos países desenvolvidos depois do ano 2000 e, na época, muitos posicionamentos emergiram acerca das mudanças das regras de marketing que passaram a ser regras digitais, porém após alguns anos nenhuma regulamentação básica de marketing foi alterada. Em vez disso, a Internet demonstrou custos mais baixos e velocidades mais altas para quase tudo no marketing. Assim, sem despesas promocionais, de centenas de investimento, pode ser vista a sua foto ou sua história. Não é de admirar que empresas privadas abusem de redes sociais. Os custos são próximos a zero e a velocidade de comunicação é medida em poucas horas com potenciais públicos na casa de centenas de acessos.
A comunicação do boca a boca têm grande eficácia, inobstante a demora para alcançar um grande número de pessoas, e um produto raro ou serviço pode crescer de 30% a 40% ao ano se levarmos em conta seus clientes ou usuários e acrescentarmos amigos, parentes, o que na esfera pública é um mecanismo indispensável e, vale destacar que há custos.
Algumas alternativas de marketing poderiam ser adotadas para que a gestão de conflitos inerentes a instituição fosse minimizada e até superada, com baixo ou sem custos e sem complicações legais e políticas.
...