AS LEIS VENCEDORAS DO MARKETING
Por: Nicole Raposo • 11/6/2018 • Artigo • 691 Palavras (3 Páginas) • 288 Visualizações
AS LEIS VENCEDORAS DO MARKETING AUTORES AL RIES E JACK TROUT
- CATEGORIA
Considerando que, de acordo com a 1ª Lei do Marketing, “é melhor ser o primeiro do que ser o melhor”, a 2ª Lei do Marketing, a Categoria, diz que “se você não puder ser o primeiro em uma categoria, estabeleça uma nova categoria em que seja primeiro”. Basicamente essa lei, fala sobre reinventar, se adequar para ser o número um, criando uma nova categoria onde seja possível ser o líder. Tudo isso pois “as pessoas tendem a se interessar mais pelo que é novo do que propriamente pelo que é melhor”.
Exemplo dessa lei é o Haagen-Dazs, foi o primeiro sorvete gourmet caro e tornou-se uma das marcas mais famosas de sorvete.
- PERCEPÇÃO
De acordo com Al Ries, “o marketing não é uma batalha de produtos, mas uma batalha de percepções travada na mente do cliente ou possível cliente”, isso quer dizer que a maneira que o público percebe a sua marca ou produto está de modo direto ligado ao seu posicionamento. Marketing é a manipulação das percepções, não se depende dos méritos do produto para você vencer ou perder.
Exemplos dessa lei são: O mate leão é uma das bebidas mais vendidas no Rio de Janeiro comparada aos outros estados do Brasil.
Os fabricantes japoneses vendem os mesmos carros no Japão e nos EUA. No Japão as marcas que mais vendem são a Toyota e a Nissan, mas nos EUA a Honda é a líder. Os produtos são os mesmos, mas as percepções nas mentes que cada público possui são diferentes.
- FOCO
O mais poderoso conceito é representar uma palavra na mente do cliente de acordo com Al Ries. Você marca seu caminho para a mente, estreitando o foco para um único conceito ou palavra. Não é uma palavra inventada, mas uma bem simples, tirada diretamente do dicionário, que possa ser relacionada facilmente com o seu serviço ou produto. Ajuda à primeira marca ou empresa de a categoria representar uma palavra na mente do consumidor.
Exemplos dessa lei são: Gillete é uma marca de lâminas e aparelhos para barbear, mas quando alguém quer comprar um aparelho de barbear, essa pessoa fala que quer comprar uma gillete, porém isso não quer dizer automaticamente que vá comprar da marca Gillete.
Bombril e Omo são também exemplos de marcas que praticamente substituíram o nome dos produtos.
- OPOSTO
Nem todo mundo pode ser líder, mas como então se tornar o segundo e entrar na dualidade de mercado? Segundo Al Reis, na força há sempre uma fraqueza. Se desejar estabelecer uma base firme no segundo lugar, estude a empresa que está acima da sua. Quais são os pontos fortes desse produto ou empresa e como os transformar em pontos fracos?
Para a que a peça publicitária seja eficaz, tem de haver um toque de verdade a respeito da característica negative. Em outras palavras, não tente ser melhor do que o líder, tente ser diferente.
Exemplos dessa lei são: Pepsi veio 100 anos depois da Coca-Cola e usou o que era uma vantagem da Coca-Cola, os seus 100 anos no mercado, como uma desvantagem usando o slogan “Pepsi, a escolha da nova geração”.
Quando a cerveja Beck’s chegou aos EUA, enfrentou um problema por não poder ser a primeira cerveja importada (Heineken era), nem podia ser a primeira cerveja alemã importada (Lowenbrau era). A solução foi o reposicionamento da Lowenbrau com a frase “Você já provou a cerveja alemã mais popular dos Estados Unidos. Prove agora a cerveja mais popular da Alemanha”.
...