ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS LINGUAGEM E PRODUÇÃO EM RÁDIO
Por: jesbento65 • 5/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.224 Palavras (9 Páginas) • 240 Visualizações
[pic 1]
0
PUBLICIDADE E PROPAGANDA AGÊNCIA SNIPER
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS LINGUAGEM E PRODUÇÃO EM RÁDIO
[pic 2]
1
[pic 3]
Ana Mazzelli da Costa | 1299199587 |
Gustavo Henrique Pella | 6668360190 |
Isabela Soares Pereira | 7026532207 |
Jesse Florentino Bento | 7021255519 |
Kamila de Souza Pirani | 6644372861 |
Natalya de Souza Caetano | 7431680811 |
Newton Cesar Cavallini | 6851470948 |
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS LINGUAGEM E PRODUÇÃO EM RÁDIO
Atividades práticas supervisionadas, para qualificaçãodoquarto e quinto semestres, apresentado ao curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara d’Oeste, requisito parcial a obtenção de conhecimento e fechamento bimestral.
2
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara
[pic 4]
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS LINGUAGEM E PRODUÇÃO EM RÁDIO
[pic 5]
Ginel Flores
Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara
[pic 6]
Marcos
Faculdade Anhanguera de Santa Bárbara
3
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 4
- HITÓRIA DO RÁDIO 5
- IDEIA PARA RÁDIO NOVELA 10
- CONCLUSÃO 11
- REFERENCIAS 12
INTRODUÇÃO
Neste trabalho é demostrado que entre os meios de comunicação em massa, o rádio é o mais popular e acessível, um recurso utilizado para trazer informações rápidas e até mesmo simultâneas, deste modo traz sensações diversas para todos seus ouvintes, desde uma música agradável até uma notícia chocante.
Pode ser encontrado em quase todos os lugares, atinge os mais variados públicos levando sua frequência a extensas planícies, onde em alguns lugares é o único meio de comunicação presente.
A rádio novela "O mistério de Louize" traz uma história cheia de surpresas, curiosidades, medos e muitos mistérios, sendo transmitida na sintonia FM para um público alvo mais despojado, pois aborda uma linguagem diferenciada e mais intrigante.
HITÓRIA DO RÁDIO
O professor de física experimental James Clerck Maxwell em 1863 na Inglaterra demonstrou o que seriam as ondas de rádio (ondas eletromagnéticas).
Com base nas pesquisas de Maxwell sobre as ondas eletromagnéticas em 1887, o pesquisador alemão Henrich Rudolph Hertz descobriu o quilohertz.
Guglielmo Marconi inventor e físico italiano em 1896 criou o primeiro rádio do mundo, com isso revolucionando a comunicação a distância, sendo que era utilizado apenas como “telegrafia sem fio” sendo muito útil para época. Devido às inovações o rádio evoluiu rapidamente.
Com a evolução em 1897 Oliver Lodge criou o circuito elétrico sintonizado, com isso possibilitando selecionar a frequência desejada. Lee Forest desenvolveu a válvula tríodo (dispositivo utilizado para ampliar o sinal).
No mesmo ano o alemão Von Lieben e o americano Armstrong utilizaram o tríodo para ampliar e produzir de forma continua ondas eletromagnéticas.
Devido a essa evolução em 1909 1,5 mil pessoas foram salvas de um naufrágio graças ao equipamento que possibilitou pedir socorro.
O brasileiro Roberto Landell de Moura construiu vários aparelhos de grande importância para ahistória do rádio, expondo os em 1893.
Em 1900 o governo concedeu para moura uma carta patente que reconhecia os méritos de pioneirismo na área de comunicação. Algum tempo depois embarcou para os Estados Unidos onde conquistou mais três cartas patentes em 1904 através do “The Patent Office at Washington” referentes ao telegrafo sem fio, telefone sem fio e para o transmissor de ondas sonoras.
Com vários anos de pesquisa e aprimoramentos em 1916 em Nova York foi transmitido o primeiro programa de rádio por Lee Forest, onde surgiu também o registro do primeiro radio jornalismo.
O rádio nos EUA foi evoluindo muito rápido e teve uma época que ficou conhecida como a “Era do Rádio”, pois em 1921 existia 4 emissoras e no final de 1922 eram 382 emissoras.
No Brasil a primeira transmissão de rádio oficial aconteceu em 7 de setembro de 1922 com o discurso do presidente Epitácio Pessoa em comemoração do centenário da Independência do Brasil.
Em 1923 foi fundada a primeira radio brasileira que se chamava “Radio Sociedade do Rio de Janeiro”, onde os ouvintes eram associados e pagavam mensalidade para a manutenção da rádio. Nos dias de hoje a emissora é conhecida como Rádio Mec.
No início dos anos 30 o Brasil tinha 29 emissoras de rádio transmitindo, músicas, óperas e textos instrutivos. O presidente Getúlio Vargas autorizou a veiculação de publicidade no rádio.
Em 1931 foi fundada a PBR9- Rádio Record de São Paulo. No mesmo ano foi transmitido o primeiro jogo de futebol ao vivo.
Ademar Casé criou o primeiro jingle (Pão de Bragança) e a primeira novela do rádio brasileiro, também foi o primeiro a pagar um cache a um cantor em programa de rádio.
Em 1933 Edwin Armstrong (americano) apresenta o sistema FM para alguns dos executivos da época.
No Brasil no dia 12 de setembro de 1932, é inaugurada a Rádio Nacional do Rio de Janeiro, tem a estreia também de Ary Barroso no ano de 1936 como narrador esportivo que tocava gaita assim que os gols aconteciam.
No ano de 1938 a rádio americana CBS apresentou o programa A Guerra dos Mundos com Orson Welles.
...