ATPS Planejamento e Controle de Produção
Por: cynthiasalvo • 28/4/2015 • Trabalho acadêmico • 4.222 Palavras (17 Páginas) • 122 Visualizações
ATPS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
DISCIPLINA: PLANEJAMENTO E CONTROLE DE PRODUÇÃO.
Belo Horizonte / MG
2014
[pic 1] UNIVERSIDADE UNIDERP ANHANGUERA
Alunos RA
1- Adriana Nepomuceno 4336823969
2- Cynthia Salvo Costa 1299442504
3- Haroldo Emilio Garro 4573882142
4– Mairon Cesar Rocha da Silva 3876758719
5- Valéria Luciana Martins 4300067591
Trabalho apresentado ao curso de Administração, da disciplina, Planejamento e Controle de Produção orientado pelo Professor Paulo Roberto Auricchio Rojas
Belo Horizonte / MG
2014
SUMÁRIO
Introdução ----------------------------------------------------------------------------------------------04
1 - Aspecto técnico e Operacional (Planejamento de Controle de Produção) ---------05
1.1 Conceitos --------------------------------------------------------------------------------------------05
2-Planejamento e Controle da Produção e sua Importância na Administração ----------06
2.1 Texto 1 -----------------------------------------------------------------------------------------------06
2.2 - Planejamento e Controle da Produção-------------------------------------------------------08
2.3 – Conceitos-------------------------------------------------------------------------------------------09
2.4 Texto 2------------------------------------------------------------------------------------------------10
3 - Planejamento da produção Programação da Produção, Controle da produção e Controle de Estoques-----------------------------------------------------------------------------------12
3.1 – Conceitos ------------------------------------------------------------------------------------------12
Conclusão ------------------------------------------------------------------------------------------------15
Referências Bibliográficas ----------------------------------------------------------------------------16
INTRODUÇÃO
Planejamento e Controle de Produção ou Planejamento e Controle da Produção é o departamento que permite a continuidade dos processos produtivos na indústria. Controla a atividade de decidir sobre o melhor emprego dos recursos de produção, assegurando, assim, a execução do que foi previsto no tempo e quantidade certa e com os recursos corretos. Em resumo, o PCP trata dados de diversas áreas, transforma-os em informações, suporta a produção para que o produto seja entregue na data e quantidade solicitada.
Vivemos em uma sociedade de organizações, tudo que é feito, realizado ou produzido é feito em organizações.
As empresas são organizações sociais que utilizam recursos e competências específicos para atingir determinados objetivos.
Para alguns autores, as empresas são compreendidas como sistemas, ou seja, um conjunto de partes inter-relacionadas que existem para atingir um determinado objetivo.
Em resumo, o objetivo do planejamento e controle da qualidade é, então, obtê-la e mantê-la. São importantes porque levarão a empresa a produzir melhores produtos, a fazer melhoramentos contínuos e aperfeiçoar o processo de produção, o Planejamento e Controle da produção levam a empresa a produzir com maior perfeição rapidez e menor custo, obtendo assim, maior lucratividade.
Aspectos Técnicos e Operacionais Planejamento de Controle de Produção
1.1 Conceitos
Para atingir esses objetivos ela aplica adequadamente os seus recursos, por isso existe o planejamento de produção (PCP) que visa aumentar a eficiência e a eficácia da empresa. Essa função administrativa determina antecipadamente quais os objetivos a serem atingidos da melhor maneira possível.
A finalidade do PCP é aumentar a eficiência e eficácia do processo produtivo da empresa, é uma dupla finalidade: atuar sobre os meios de produção com propósitos de aumentar a eficiência e cuidar para que os objetivos de produção sejam plenamente alcançados a fim de aumentar a eficácia.
O PCP monitora e controla o desempenho da produção em relação ao que foi planejado, corrigindo eventuais desvios ou erros que possam surgir durante e depois o processo produtivo.
As empresas são classificadas em Estatais (são propriedade do estado), privadas (são de propriedades particulares) ou mistas (por ações de participação pública e privada). Algumas são empresas de grande porte, médias (em estados de evolução) ou pequenas empresas.
As empresas também se classificam de acordo com o tipo de produção: primárias ou extrativas, secundárias ou de transformação e terciárias ou prestadores de serviços; as três classificações aqui apresentadas não se excluem, mas se completam. Essa classificação ainda pode ser desdobrada em Mercadorias (um bem tangível) e serviços (como escolas, hospitais e etc.).
Para alguns autores, as empresas são compreendidas como sistemas, ou seja, um conjunto de partes inter-relacionadas que existem para atingir um determinado objetivo. Esse conjunto de parte inter-relacionada são partes de um sistema, que tem as suas entradas e saídas, e, se completam entre si. Essas entradas significam os insumos que vem dos fornecedores, ingressam no sistema empresarial pelo almoxarifado, onde ficam estocados, até serem encaminhados para subsistema de produção.
O PCP mantém uma rede de relacionamentos com as demais áreas da empresa. O PCP procura utilizar racionalmente os recursos empresarias: materiais, humanos, financeiros e etc.
...