AUDITORIA EM MARKETING COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS COMERCIAIS DAS EMPRESAS
Por: Ramayana Vargens • 23/4/2022 • Artigo • 3.280 Palavras (14 Páginas) • 105 Visualizações
AUDITORIA EM MARKETING COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS COMERCIAIS DAS EMPRESAS
Alunos: Ana Kelly Sousa Santos Silva; Fernando José da Glória Santos; Ramayana Vaz Vargens Neta.
RESUMO
O artigo tem como objetivo esclarecer e auxiliar o melhoramento da auditoria nas organizações com o intuito de avaliar as estratégias comerciais das mesmas ao determinar se estas cumprem os objetivos e metas de marketing planejados no começo de cada período. Para construção do artigo será realizada uma pesquisa majoritariamente bibliográfica, baseada na coleta de dados por meio de livros, periódicos e revistas eletrônicas relacionadas ao tema.
Palavras-chaves: auditoria; marketing; empreendedorismo; estratégias; negócios.
ABSTRACT
The purpose of this article is to clarify and aid the improvement of auditing in organizations in order to evaluate their business strategies in determining if they meet the marketing objectives and goals planned at the beginning of each period. For the construction of the article will be carried out a mostly bibliographic research, based on the collection of data through books, periodicals and electronic journals related to the theme.
Keywords: audit; marketing; entrepreneurship; strategies; Business.
1 INTRODUÇÃO
Atualmente, as empresas são forçadas a operar em uma nova estrutura econômica caracterizada pela informação e conhecimento. O clima competitivo se multiplicou notavelmente diante da dinâmica da mudança e da abertura da economia. Isso representa um desafio para as empresas, tanto produtivas quanto de serviços, para a necessidade de alcançar e manter certos níveis de competitividade, bem como para alcançar resultados efetivos e eficientes em sua gestão.
Segundo Aristóteles: “Todo homem por natureza é político, faz parte da polis (cidade).” Conseqüentemente a isso o mesmo está inserido dentro de qualquer organização. Este artigo focaliza a relevância da auditoria em marketing dentro das organizações empresariais. Isso requer a identificação dos diferentes segmentos, trabalhando para eles e com eles, fazendo com que o marketing se torne um requisito essencial para as empresas permanecerem no mercado.
No entanto, quando as estratégias de marketing não reportam resultados satisfatórios em termos de aumento de vendas, participação de mercado ou lucratividade, é necessário que as empresas identifiquem os fatores que afetam sua atividade. Urbano (2003) afirmou que "À medida que as organizações públicas e privadas se desenvolvem e sua gestão se torna mais complexa, novas ferramentas de pesquisa, avaliação e controle são essenciais para detectar falhas atuais e futuras e com base nas recomendações que são emitidas, implementar as medidas corretivas necessárias para alcançar uma maior eficiência de seus recursos "(p.28)
Essa afirmação ainda é válida hoje, dada a alta competitividade do mercado, considerando a necessidade de planejar e implementar medidas corretivas que reorientem a filosofia da empresa, considerando novas abordagens e a reavaliação de táticas de todas as ações da empresa.
1.1 OBJETIVOS
1.1.1 Objetivo geral:
Divulgar com a máxima clareza possível os conceitos sobre a Auditoria de Marketing e compreender a importância que ela possui dentro das organizações para o cumprimento das metas.
1.1.2 Objetivos Específicos:
a) Descrever os elementos da auditoria de marketing.
b) Definir as características e fases da auditoria de marketing.
c) Descrever os tipos de auditoria de marketing.
d) Destacar a importância da auditoria em marketing dentro das organizações empresariais.
e) Determinar as necessidades que as empresas têm para aplicar a auditoria de marketing.
1.2. METODOLOGIA
1.2.1 Área de Estudo
Considerando a auditoria como um dos aspectos crucias para o crescimento das organizações empresarias, nada mais natural que buscar soluções no marketing, objetivando a criação de um embasamento tanto teórico quanto prático sobre o que seria auditoria em marketing e o que poderá ser feito, com fim atingir rápidos e efetivos resultados.
1.2.2 Procedimentos metodológicos
O artigo foi desenvolvido a partir de uma revisão bibliográfica, por meio de livros, periódicos, revistas eletrônicas, etc. A pesquisa foi efetuada no mês de setembro de 2018, como atividade avaliativa da disciplina de Projeto Integrador do Curso de Tecnologia em Marketing na UNIJORGE.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1. AUDITORIA EM MARKETING
A auditoria de marketing é uma linha de pesquisa que está diretamente ligada à auditoria operacional, pois avalia e valoriza a relevância, eficiência e eficácia das informações existentes em uma empresa, o que permite alcançar e melhorar continuamente o desempenho dos componentes de marketing, bem como os procedimentos, métodos e políticas de uma organização.
Existem várias definições sobre auditoria de marketing, algumas bibliografias datam da década de 90, porém são referências até hoje, tais como:
Segundo Stanton (1987) "É um programa de avaliação total que consiste em uma revisão sistemática, objetiva e total da função de marketing. Uma avaliação das metas, políticas e resultados, organização, pessoal e práticas da empresa "(página 742).
Segundo Holtje (1991), "inclui todos os esforços feitos por uma empresa neste campo, ou é orientada para uma atividade de marketing específica dentro do programa geral. Basicamente, a auditoria tenta determinar o que está sendo feito, avaliar o que está sendo feito e depois recomendar o que deve ser feito "(p.138).
Segundo McDaniel (1996) "É um instrumento de avaliação completa, sistemática e periódica dos objetivos, estratégias, organização e desempenho do grupo de marketing. Na auditoria de marketing, não há necessidade de se preocupar com o desempenho no passado, mas procure a alocação futura de recursos para marketing "(página 769).
KOTLER (1978) define a auditoria de marketing como: “um exame independente de todo o esforço de marketing de uma organização que cobre os objetivos, os programas, a implementação, a organização e o controle, com o propósito de determinar e avaliar o que está sendo feito e de recomendar o que deve ser feito no futuro.”
...