Análise de Tendência de Consumo: Imediatismo
Por: Isabelle Gomes • 29/4/2020 • Dissertação • 436 Palavras (2 Páginas) • 179 Visualizações
Análise de tendência de consumo: Imediatismo
Consumidores conectados e ocupados Uma tendência que pode ser fatal de qualquer empresa ignorar nos dias atuais é o consumidor contemporâneo: antenado e mais ocupado que nunca, prioriza seu tempo para dedicar-se ao profissional ou ao pessoal. Este tipo de consumidor se adapta rapidamente a novas tecnologias, em especial a adoção de aplicativos em smartphones para facilitar afazeres diários e assim, ganhar algum tempo. Os consumidores agora necessitam balancear os benefícios do onipresente acesso a internet, com o constante estresse e desafios do dia a dia, para conseguirem focar em atividades do “mundo real”.
Esse consumidor classifica-se em um estilo de vida movido pela eficiência, com homens e mulheres entre 30 e 44 anos de idade que, de acordo com a pesquisa da Euromonitor International (2017), quase metade está disposto a pagar mais com produtos ou serviços que lhes ajude a poupar tempo.
“Our psyche has changed. It is all about immediacy.”
Sarah Rutson, Vice-presidente de compras do Net-A-Porter.
Mas o que pode ser feito diante essa tendência? Empresas que focam em serviços de entrega online, como Alibaba, Aliexpress e Amazon têm como foco distribuição de produtos em plataformamarketplace. A importância que estas empresas deram à experiência de compra online as tornaram líderes mundiais de mercado. Iniciativas como a utilização de drones para entrega de produtos dentro de trinta minutos pela Amazon intensifica essa experiência, criando um modelo que abrange acima de velocidade na entrega, respeito à confiança e ao tempo do consumidor. Também foram pioneiros na criação da Amazon Go, uma loja em Seattle onde as pessoas entram com seu smartphone, escaneiam o produto que é cobrado automaticamente em seus respectivos carrinhos virtuais, possibilitando-os de apenas caminhar para fora da loja com o produto escolhido - sem a necessidade de caixas. A também criação de diversos aplicativos no ramo alimentício, como Rappi e Uber Eats, tem como fundamento principal a constante crescente demanda, com variedades de empresas necessitando acesso a uma plataforma de delivery híbrida e apta às necessidades deste mercado. É um desafio para empresas criarem vias para entender como seus serviços cabem em um novo mundo onde os consumidores “Eu Quero Agora!” quase que dominam o mercado online. A tecnologia evolui conforme a míngua, e com ela, nos adaptamos em estilo de vida.
FONTES:
https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4586762/mod_resource/content/1/Artigo%2001%20-%2010%20Tende% CC%82ncias%20Globais%20de%20Consumo%202019.pdf
https://go.euromonitor.com/rs/805-KOK-719/images/wpTop10GCT2017EN.pdf
...