Análise Da Cadeia De Valor
Exames: Análise Da Cadeia De Valor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RonaldS • 10/12/2014 • 904 Palavras (4 Páginas) • 271 Visualizações
Análise da Cadeia de Valor
Uma cadeia de valor representa o conjunto de atividades desempenhadas por uma organização desde as relações com os fornecedores e ciclos de produção e de venda até a fase da distribuição final ao cliente.
O conceito foi introduzido por Michael Porter em 1985 no livro Competitive Advantage: "Creating and Sustaining Superior Performance".
Ao decompor uma organização nas suas atividades de relevância estratégica, torna-se possível analisar o comportamento dos custos e as fontes existentes, assim como potenciais de diferenciação em cada processo de negócio, otimizando o valor final que o seu produto ou serviço representa para o cliente.
A liderança de custo e a diferenciação pela qualidade acrescem valor ao produto/serviço e proporcionam vantagem competitiva à organização no contexto da indústria em que se insere.
A cadeia de valor de uma organização insere-se num contexto mais amplo de atividades, ela constitui um sistema de valores onde estão integradas também as cadeias de valor de fornecedores e de distribuidores.
O produto de uma organização torna-se igualmente parte integrante da cadeia de valor do seu cliente, sendo que a diferenciação final de uma organização reside no papel que esta e o seu produto desempenham na cadeia de valor do comprador.
A vantagem competitiva é, cada vez mais, fruto das capacidades de eficácia e eficiência com que uma organização administra todo o sistema
Análise de Redes de Distribuição
A THOMPSON possui metodologia para desenvolver redes de distribuição como extensão da Marca. Nesse projeto de redes de Distribuição propomos várias soluções:
Avaliação de Rede de Distribuição
A Avaliação de Redes de Distribuição é uma pesquisa realizada em campo. Os consultores da THOMPSON visitam em um pequeno período de tempo todas as concessionárias/revendas da rede e por meio de um questionário avaliam a aderência da concessionária as políticas, procedimentos e normas da Marca gestora. Após a avaliação da rede de distribuição, a Marca gestora pode definir premiações para os melhores e um plano de mudanças para os piores avaliados.
PAGE -- Programa de Atualização de Gestores e Executivos:
O PAGE busca levar para a rede conceitos de gestão que possam melhorar o desempenho das empresas em termos de qualidade dos serviços prestados, ferramentas de análise e solução de problemas e conceitos de gestão empresarial. O programa é customizado para as necessidades das Marcas gestores da rede de distribuição.
PAEX -- Parceiros para a Excelência:
O PAEX busca criar a rotina de melhores práticas na rede de distribuição por meio de reuniões de trabalho. As reuniões são formatadas para a discussão de casos de sucessos e de metodologias de trabalho que possam ser replicadas com o auxílio de membros da própria rede que a aplicaram e obtiveram resultados.
Análise de Viabilidade de Negócio
Muitos negócios são pensados e executados sem a devida análise de viabilidade. Um estudo feito pela ACSP (Associação Comercial do Estado de São Paulo) com 3 mil empresas que fecharam as portas em 2006/2007 demonstrou que 51% foram empresas de comércio, 46% empresas de serviços e apenas 3% são indústrias. O percentual menor de indústrias que fecham é motivado principalmente pela necessidade de planejamento da viabilidade da produção e o volume de investimentos iniciais, o que não ocorre em serviços e nem no comércio.
O projeto de Análise da Viabilidade de Negócio proporciona a possibilidade de pensar em todas as variáveis que podem comprometer o sucesso de um idéia ANTES de iniciar os investimentos.
A montagem do Plano de Negócio (Business Plan) é resultado de 9 passos:
(1) Análise do Mercado -- quem é o cliente?
(2) Análise do Produto -- qual é o diferencial competitivo?
(3) Quais são as Premissas de Receitas?
(4) Quais são as Premissas de Custos?
(5)
...