Aplicação prática em gestão de marketing
Por: joaofelix1 • 21/10/2019 • Trabalho acadêmico • 1.103 Palavras (5 Páginas) • 159 Visualizações
UNIVERSIDADE DO GRANDE RIO
Aluno: JOÃO FELIX DE SOUZA JUNIOR
Matrícula: 09.01.931
APLICAÇÃO PRÁTICA.
GESTÃO DE MARKETING
Rio de Janeiro - RJ
2019
APLICAÇÃO PRÁTICA
GESTÃO DE MARKETING
Trabalho de aplicação dos conceitos estudados nas primeiras unidades de aprendizagem compreendendo a importância dos temas.
Professor:
ADRIANO DE CARVALHO SILVA
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 03
2 ESTRATÉGIAS DE PREÇO 04
2.1 Estratégia baseada no custo 04
2.2 Estratégia de preço para penetração de mercado 04
2.3 Estratégia de Desnatação ou Skimming 04
2.4 Valor percebido 05
2.5 Estratégia de preço psicológico 05
2.6 Estratégia de preço cativo 05
3 CONCLUSÃO 06
REFERÊNCIAS 07
- INTRODUÇÃO
Kotler e Armstrong (2007. p.258) definem preço “num sentido mais estrito, é o volume de dinheiro cobrado por um produto. De maneira mais ampla, preço é a soma dos valores que os consumidores trocam pelo benefício de possuírem ou usarem um produto ou serviço”.
O preço é, de fato, um fator importante e deve ser observado com muita atenção por qualquer empresa que queira se colocar no mercado ou permanecer nele. A má administração desse recurso pode fazer com que grandes organizações deixem de ganhar bons lucros, e na pior das hipóteses, até fecharem.
O objetivo desse trabalho é destacar algumas estratégias de preço que podem ser utilizadas para facilitar a gestão desse recurso, trazer entendimento à empresa e fornecer para profissionais da área de marketing recursos e ferramentas onde eles possam gerir da melhor maneira possível o preço de seus produtos, sempre com a intenção de maximizar o lucro da empresa de forma atrativa para os clientes.
- ESTRATÉGIAS DE PREÇO
Para aumentar seus lucros, as organizações, de maneira geral, investem muito dinheiro em pesquisa sobre o mercado, desenvolvimento de produtos que atendam o seu público, pesquisa sobre o seu consumidor, entre outros. O preço praticado por essas empresas vão depender de qual mercado elas estão inseridas e de que forma querem se colocar no mesmo, por exemplo, uma empresa que abaixa muito o valor do seu produto a tendência é que as vendas aumentem, uma vez que fica mais acessível a outros públicos com diferentes rendas. Porém essa estratégia de diminuição de preço pode gerar consequências para a organização, dentre elas a desvalorização do produto, ou a falta do mesmo no mercado.
2.1- ESTRATÉGIA BASEADO NO CUSTO
Essa estratégia é uma das mais conhecidas e utilizada no mercado, consiste em determinar uma porcentagem de lucro pré-determinada pela organização que será acrescentada ao custo total de produção do produto. Essa porcentagem estipulada pela empresa é o seu lucro, e deve ser muito bem planejado pois o valor total do produto nem sempre pode estar de acordo com o valor agregado, e quando tratamos de serviços, fica ainda mais difícil de mensurar.
2.2- ESTRATÉGIA DE PREÇO PARA PENETRAÇÃO DE MERCADO
É uma estratégia muito utilizada por empresas que querem entrar em mercados que já são dominados por outras organizações. A ideia é a diminuição do valor do produto para atrair a atenção dos consumidores e consequentemente aumentar o consumo daquele determinado produto que está entrando no mercado. É uma boa estratégia para fidelização de clientes, pois abre possibilidades de mais pessoas experimentarem e optarem em comprar determinada marca.
2.3- ESTRATÉGIA DE DESNATAÇÃO OU SKIMMING
Essa estratégia consiste na entrada de um novo produto no mercado utilizando preços altos. O principal objetivo é alcançar lucros elevados para a organização no inicio das vendas desse produto e também fixar a imagem do produto como sendo exclusivo e de luxo, dando a sensação para seus consumidores que ao adquirirem os mesmos estão consumindo algo superior.
2.4- VALOR PERCEBIDO
A estratégia de valor percebido está atrelada quase que unicamente na qualidade do produto. Por muito tempo os empresários acreditavam que para se destacar perante seus concorrentes deveriam abaixar os preços dos seus produtos, deixando de lado a qualidade e muitas vezes sacrificando as empresas. Quando a empresa oferece um produto de qualidade ele se difere no mercado e, mesmo tendo um valor mais elevado, os consumidores continuaram optando por ele, pois reconhecem a sua qualidade e confiabilidade.
...