Areas De Atuaação
Projeto de pesquisa: Areas De Atuaação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lahs • 28/5/2014 • Projeto de pesquisa • 5.077 Palavras (21 Páginas) • 200 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Planejar nos permite obter o melhor no que fazemos diminuindo as possibilidades de insucesso, sendo importante em qualquer atividade do ser humano, na vida familiar, no trabalho, nos estudos e até nas atividades de lazer. É o planejamento que nos dá uma visão mais clara e definida das dificuldades e possibilidades que encontraremos no futuro.
Uma grande lição de planejamento partiu de um dos maiores estrategistas de toda historia Napoleão Bonaparte:
Se pareço sempre preparado é porque, antes de me lançar em um empreendimento, medito muito e prevejo o que pode acontecer. Não é a inspiração de um gênio que me revela de repente e em segredo o que devo fazer em circunstâncias inesperadas para outras pessoas; é o pensamento e a reflexão. — Napoleão Bonaparte
Em nossos empreendimentos não deve ser diferente. Para iniciar um negócio próprio ou para se manter ativo no mercado, é necessário muito mais que boasideias, bons produtos e vontade de crescer.
O planejamento deve existir em cada setor da empresa, em cada etapa de desenvolvimento e no setor tributário não é diferente. A tributação adequada e correta dos produtos da empresa possibilita administrar de forma mais adequada as finanças e mantem seus produtos competitivos no mercado.
Esse planejamento envolve diversas áreas de atuação e profissionais competentes para auxiliar a empresa.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 CIÊNCIAS ATUÁRIAS
Uma das áreas de atuação que irá auxiliar a empresa na busca por um planejamento adequado é a Atuária, que se caracteriza como área do conhecimento que analisa os riscos e expectativas financeiros e econômicos, principalmente na administração de seguros e pensões (FEAUSP, 2014).
O profissional de atuária é responsável por mensurar os riscos e valores para se cumprir um contrato.
Segundo a IAPUC(2014)
Atuário é aquele profissional especializado em risco: baseia suas metodologias mais tradicionais em teorias econômicas, envolve suas análises numa forte manipulação de dados, num contexto empresarial. Portanto, atuária é uma área de conhecimento multidisplinar, onde o domínio de conceitos em economia, administração, contabilidade, matemática, finanças e estatística são fundamentais para o entendimento dos modelos atuarias mais elementares.
O profissional de atuaria deve ter uma formação profissional ampla e manter-se constantemente atualizado.
A atividade requer desenvolvimento de estratégias para o diagnóstico de problemas financeiros e a construção de modelos de ações em qualquer âmbito do mercado de capitais.
Segundo a FEAUSP, seu trabalho está focado em três setores econômicos: seguros, previdência e capitalização e investimentos, este ultimo é o que mais interessa as empresas, pois trabalha com fundos de investimentos, elaboração de planos e política de investimento, aconselhamento e consultoria do mercado financeiro.
A qualificação de um profissional de atuária é realizada através de curso de graduação oferecidos por universidades reconhecidas pelo Ministério da Educação e Cultura ( MEC) e após a concussão do curso o registro no órgão competente o Instituto Brasileiro de Atuária – IAB, que foi criado para regulamentar a profissão atuaria.
2.2 A IMPORTANCIA E FUNÇÃO DA CONTROLADORIA DENTRO DA EMPRESA
Outro setor de grande importância dentro de uma empresa que deseja ter um processo de gestão bem desenvolvido e uma estrutura organizacional bem definida é a controladoria.
A controladoria tem por finalidade garantir que as informações sejam adequadas, seguras e claras ao processo decisório dos gerentes e diretores.
Segundo Santos (2012, p. 5)
A controladoria pode ser definida como um conjunto de princípios, procedimentos e métodos oriundos das ciências da administração, economia, psicologia, estatística e principalmente da contabilidade, que se ocupam da gestão econômica das entidades com e sem fins lucrativos, tendo como finalidade torna-las mais eficazes.
A controladoria tem como objetivo o estudo do patrimônio, no que diz respeito a gestão econômica, buscando alcançar a eficiência e eficácia, tendo um papel importante na otimização dos resultados econômicos da empresa. (SANTOS, 2012)
O controller é o profissional de controladoria, geralmente da área contábil capacitado e com conhecimento amplo, que desenvolve um papel gerencial e precisa estar sempre numabusca contínua por atualização e por novas soluções. Ele precisa ter a capacidade de prever os problemas que poderão surgir e de coletar as informações necessárias para a tomada de decisões. Precisa fornecer as informações em linguagem clara, simples e direta aos usuários e principalmente traduzir os fatos, uma vez que os números isolados não auxiliam a administração da empresa. (LUNELLI, 2014).
2.3 PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO
Muitos empresários têm um conceito equivocado de planejamento tributário, onde através de meios ilícitos, visam reduzir ou retardar o recolhimento dos tributos (sonegação). São práticas comuns a meia nota na venda, compra de nota fiscal para aumentar os custos de forma fictícia, entre outras.
Esta é uma visão errônea e pequena diante da importância de se fazer um bom planejamento tributário. Os tributos representam um grande peso no custo dos produtos, e hoje a redução dos custos é uma necessidade para as empresas se manterem em atividade com condição de competitividade. Como já vimos anteriormente o planejamento tributário pode reduzir o impacto que os tributos tem sobre a atividade.
Segundo Oliveira (2005, p:179), o “planejamento tributário consiste em um conjunto de medidas contínuas que visam à economia de tributos, de forma legal, levando-se em conta as possíveis mudanças rápidas e eficazes, na hipótese do Fisco alterar as regras fiscais”.
Para Guerreiro (1998) apud Oliveira (2005, p: 180), “não há ocorrência de fraude no planejamento tributário”.
Para a realização de um planejamento tributário eficaz, é imprescindível que sejam considerados todos os tributos incidentes
...