CONSULTORIA DE RECURSOS HUMANOS
Artigo: CONSULTORIA DE RECURSOS HUMANOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanessa_vicente • 17/11/2013 • 1.070 Palavras (5 Páginas) • 562 Visualizações
A consultoria em Recursos Humanos deve prestar um serviço em que é focado no desenvolvimento das pessoas, no recrutamento e seleção e ainda nos mecanismos ideais de treinamento.
Outros projetos aplicados pela consultoria em Recursos Humanos são a comunicação interna, plano de remuneração e de promoção e formação de coaching.
Este tipo de consultoria em Recursos Humanos pode ministrar palestras, treinamentos e outros eventos que visam à melhoria da qualidade nos processos de Recursos Humanos e gestão de pessoas, fazendo com que a empresa encontre desenvolvimento na área de Recursos Humanos que ofereça para a empresa o desenvolvimento do seu ativo mais importante, que são as pessoas.
Serviços de consultoria em Recursos Humanos
Os serviços desenvolvidos pela consultoria em Recursos Humanos são voltados para o planejamento de carreira, recrutamento e seleção, avaliação de desempenho, comunicação interna, treinamentos comportamentais, processos de sucessão e liderança.
Diagnóstico da consultoria em Recursos Humanos
São variáveis para a pesquisa de Recursos Humanos, os indicadores que traduzem a situação de pontos significativos como: o ambiente de trabalho, a comunicação, a liderança, o clima e cultura organizacional, sistema de remuneração, de promoção, de desenvolvimento de competências, de avaliação e outros.
O diagnóstico deve ter início com a realização de pesquisas, com os seguintes mecanismos: entrevistas, questionários, pesquisa de dados, que respondam como a empresa trata de assuntos quanto aos processos de seleção, treinamento, produtividade, motivação, rotatividade, absenteísmo, organograma.
A proposta de diagnóstico da consultoria deve funcionar como um relatório, com introdução, resumo, referência bibliográfica, e relatório com as impressões sobre temas referentes ao Recursos Humanos, tais como: plano de aposentadoria, plano de gestão de cargos e salários, incentivo da empresa para o desenvolvimento profissional, como a formação continuada ou realização de cursos, programas de motivação e reconhecimento, comunicação interna e outros.
Consultoria interna de Recursos Humanos
A consultoria em Recursos Humanos pode ser interna ou externa, para se contar com uma consultoria interna, é necessário que a empresa tenha especialistas capazes de prestar este tipo de consultoria.
Portanto, a consultoria interna de Recursos Humanos é uma consequência da capacidade de gestão de conhecimentos da empresa.
Essa consultoria interna tem a função principal de identificar talentos, desenvolver profissionalmente os colaboradores, criar condições para que os colaboradores se desenvolvam, se motivem e avancem com competência e comprometimento com a empresa.
A implantação da consultoria em Recursos Humanos interna deve considerar a cultura da empresa, sendo flexível e atender as necessidades internas da empresa.
O modelo de gestão da consultoria interna de Recursos Humanos deve considerar contextos diferentes que depende de cada empresa.
O processo de implantação de consultoria interna deve conscientizar a equipe. Executando o Benchmark, políticas com regras para acionamento da consultoria, até para tornar o trabalho mais eficiente, aplicação de metodologias como o Job Rotation nos consultores para ter experiência sobre todos os departamentos da empresa, capacitação dos profissionais de Recursos Humanos e outras providências.
Os benefícios da consultoria interna de Recursos Humanos, é que este serviço pode melhorar os processos de RH, como seleção, recrutamento, agilidade nos processos, dinâmica, descentralização e desburocratização, avaliação de desempenho e outros.
A consultoria interna deve ser aquela que atua como restruturadora de processos, que diagnostica, busca alternativas para a melhoria e realiza um trabalho de interação.
O bom consultor interno é aquele que se compromete com o desenvolvimento dos colaboradores, deve respeitar a diversidade, a cultura da empresa, seus limites e possibilidades de mudanças de acordo com os problemas apresentados pela empresa.
Além disso, a consultoria interna deve ser neutro e bom negociador, eliminando conflitos de interesse, deve focar as pessoas e seu bem-estar, assumir riscos de forma racional e prudente.
Consultoria externa de Recursos Humanos
A consultoria externa deve prestar serviços de acordo com as necessidades dos clientes como melhoria e mudanças.
O que motiva a contratação de uma consultoria externa são os objetivos de melhoria, por isso a consultoria externa deve ter a função de promover mudanças.
A opinião externa pode ser de grande valia para que as empresas consigam através dessa opinião implantar os sistemas de melhorias necessárias com maior eficiência.
Divulgação
...