CRIANDO MARKETING
Tese: CRIANDO MARKETING. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: denisecristofoli • 10/6/2014 • Tese • 954 Palavras (4 Páginas) • 273 Visualizações
MARKETING: É O CONJUNTO DE TÉCNICAS E MÉTODOS DESTINADOS AO DESENVOLVIMENTO DAS VENDAS,MEDIANTE(AUXILÍO) 4 POSSIBILIDADES : PREÇO, DISTRIBUIÇÃO, COMUNICAÇÃO, E PRODUTOS. EM SENTIDO AMPLO , É A CONCEPÇÃO DA POLÍTICA EMPRESARIAL, NA QUAL O DESENVOLVIMENTO DAS VENDAS DESEMPENHA UM PAPEL PREDOMINANTE.
SEUS CONHECIMENTOS SÃO NECESSÁRIOS PARA ESTIMULAR A VENDA DE PRODUTOS E SEVIÇOS, DETECTANDO E APROVEITANDO AS OPORTUNIDADES DE MERCADO, COM O OBJETIVO DE SATISFAZER O CLIENTE E OBTER RETORNO PARA DETERMINADA MARCA, EMPRESA OU PESSOA.
MARKETING EM INGLÊS SIGNIFICA “MERCADO”, E POR ISSO O MARKETING PODE SER COMPREENDIDO COMO O CÁLCULO DO MERCADO OU USO DO MERCADO. ELE ESTUDA AS CAUSAS E OS MECANISMOS QUE REGEM AS RELAÇÕES DE TROCA (BENS, SERVIÇOS OU IDEIAS) E PRETENDE QUE O RESULTADO DE UMA RELAÇÃO SEJA UMA TRANSAÇÃO (VENDAS) SATISFATÓRIA PARA TODAS AS PARTES QUE PARTICIPAM NO PROCESSO.
MARKETING SIGNIFICA MAIS QUE VENDER, PORQUE A VENDA É UM PROCESSO DE SENTIDO ÚNICO, É UM PROCESSO COM DOIS SENTIDOS, AS VENDAS SE APOIA EM AÇÕES DE CURTO PRAZO, É UMA ATIVIDADE A MÉDIO E LONGO PRAZO, SEU OBJETIVO FINAL É ASSEGURAR A OBTENÇÃO DO MAIOR BENEFÍCIO POSSÍVEL.NO MARKETING SÃO APLICADOS CONHECIMENTOS AVANÇADOS A RESPEITO DA PROSPECÇÃO DE MERCADO E A SONGAGEM DE OPINIÕES.
FAZER MARKETING É PENSAR NO CLIENTE O TEMPO TODO.
OBS: O MARKETING PRETENDE MAXIMIZAR (ATRIBUIR O MAIOR VALOR POSSÍVEL) O CONSUMO, A SATISFAÇÃO DO CONSUMIDOR, A ESCOLHA E A QUALIDADE DE VIDA.
EM ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, MARKETING É UM CONJUNTO DE ATIVIDADES QUE ENVOLVEM O PROCESSO DE CRIAÇÃO, PLANEJAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS OU SERVIÇOS QUE SATISFAÇAM AS NECESSIDADES DO CONSUMO, E DE ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO E VENDAS QUE SUPEREM A CONCORRÊNCIA.
• PHILIP KOTLER : MARKETING É TAMBÉM UM PROCESSO SOCIAL, NO QUAL INDIVÍDUOS OU GRUPOS OBTÊM O QUE NECESSITAM E DESEJAM ATRAVÉS DA CRIAÇÃO, OFERTA E TROCA DE PRODUTOS DE VALOR COM OS OUTROS.
CONCEITO DE MARKETING:
OS CONCEITOS CENTRAIS DE MARKETING SÃO:
• NECESSIDADE
• DESEJOS
• DEMANDA
• PRODUTOS
• TROCA
• TRANSAÇÃO
• E MARCADOS
... ELES ESTÃO INTERLIGADOS NUMA RELAÇÃO CASUAL DIRETA., ESTAS RELAÇÕES TEM COMO PRINCÍPIO A BASE DA CONSTRUÇÃO DA PRÓPRIA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA DO MARKETING.
ELEMENTOS QUE COMPÕES A SUA ESTRUTURA CONCEITUAL.
NECESSIDADES : É O CONCEITO MAIS BÁSICO AO MARKETING, POIS ESTÁ RELACIONADO AO ENTENDIMENTO DAS NECESSIDADES HUMANAS, TRATA-SE DE UM ESTADO DE PRIVAÇÃO DO INDIVÍDUO, QUE INCLUI AS NECESSIDADES FÍSICAS BÁSICAS, SOCIAIS E INDIVIDUAIS DE CONHECIMENTO E AUTO-REALIZAÇÃO.
USAMOS COMO EXEMPLO :
PIRÂMIDE DE MASLOW
DESEJOS:SÃO AS NECESSIDADES HUMANAS MOLDADAS PELA CULTURA E PELA CARACTERÍTICAS INDIVIDUAIS, OS DESEJOS SÃO MULTÁVEIS E SE MODIFICAM CONFORME AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NA SOCIEDADE.OMARKETING DEVE SE DIRIGIR PARA CRIAR NOVOS DESEJOS (PRODUTOS) COM O OBJETIVO DE ASSEGURAR A SUA PRÓPRIA EXISTÊNCIA .
DEMANDA:
AS PESSOAS TÊM DESEJOS INFINITOS, MAS RECURSOS LIMITADOS. SENDO ASSIM, ELAS DESEJAM PRODUTOS QUE PROPORCIONAM O MÁXIMO DE SATISFAÇÃO POSSÍVEL EM TROCA DE SEU DINHEIRO.ATRAVÉS DA CAPACIDADE DE COMPRA DE CADA INDIVÍDUO, OS DESEJOS SE TORNAM DEMANDAS.
PRODUTOS:
NECESSIDADES, DEMANDA E DESEJOS HUMANOS SUGEREM QUE EXISTEM PRODUTOS DISPONÍVEIS PARA ATENDÊ-LOS. UM PRODUTO É QUALQUER COISA QUE POSSA SER OFERECIDA A UM MERCADO PARA SATISFAZER PARCIALMENTE UMA NECESSIDADE OU DESEJOS. EM RELAÇÃO A PRODUTOS INCLUI-SE BENS DURÁVEIS E NÃO DURÁVEIS(TANGÍVEIS), SERVIÇOS (INTANGÍVEIS ), PESSOAS, LUGARES, ORGANIZAÇÕES, ATIVIDADES E IDÉIAS.
TROCA:
TROCA É UM ATO DE SE OBTER UM OBJETO DESEJADO OFERECENDO ALGO COMO RETORNO.TROCA É O CONCEITO CENTRAL DE MARKETING, POIS IMPLICA NA RELAÇÃO DE COMUNHÃO ENTRE DUAS PARTES (PRODUTO E COMPRADOR) COM INTERESSE QUE, EM UM DADO MOMENTO, ESTÃO EM CONVERGÊNCIA.
TRANSAÇÕES:
É A UNIDADE DE MEDIDA DO MARKETING, UMA TRANSAÇÃO É COMPOSTA DE UMA TROCA DE VALORES ENTRE DUAS PARTES.PODEMOS
...