Case Quintessencia
Artigo: Case Quintessencia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adrianameireles • 15/5/2014 • 1.580 Palavras (7 Páginas) • 611 Visualizações
ESTUDO DE CASO QUINTESSÊNCIA
1º DESAFIO:
QUAIS SÃO OS ASPECTOS FORMAIS QUE INTEGRAM UMA ORGANIZAÇÃO, QUAIS SÃO OS RECURSOS DE ENTRADA QUE QUINTESSÊNCIA UTILIZA PARA REALIZAR SUAS ATIVIDADES, QUE TIPOS DE PROCESSOS, TAREFAS E ATIVIDADES ESTÃO PRESENTES NA ORGANIZAÇÃO E QUAIS SÃO OS OBJETIVOS E RESULTADOS QUE A EMPRESA BUSCA ATINGIR?
Os aspectos formais de uma organização são representados pelo organograma da empresarial. Na estrutura formal podemos destacar visão, missão e valores, estes estão relacionados intimamente ao planejamento estratégico da organização. Desta forma pode-se concluir que, os aspectos formais são condicionantes básicos para obter uma eficácia no planejamento, e este deve gerar ações que contribuam para que alcance suas metas e objetivos finais em todos os aspectos organizacionais.
Atualmente o cenário exige que todos os departamentos trabalhem em conjunto, exigindo integração total para atendimento aos clientes ou processamento serviços interno. Este cenário exige uma ferramenta colaborativa que permite controlar e tornar ótimas requisições de serviços e informações entre os departamentos.
Além de comercializar produtos homeopáticos e alopáticos, a Quintessência tem também linha de florais, fitoterápicos, cosméticos e produtos naturais para atender as necessidades de seus clientes.
Procura também valorizar tempo de seus clientes, entrega em domicílio em mais de 70 bairros da cidade.
Pode contar com as facilidades oferecidas no site, solicitar orçamentos, tirar dúvidas, conhecer produtos e o processo de manipulação.
Para maior comodidade de seus clientes, a empresa dispõe de cinco filiais no Município do Rio de Janeiro, serviço de entrega em domicilio procurando com isso valorizar o tempo de seus clientes, plantão de portas abertas aos domingos e feriados (filial Flamengo) e assistência farmacêutica especializada. Entregam em todo o Brasil, via SEDEX. Para os médicos e profissionais da área de saúde, possui um espaço reservado, com acesso a catálogos, artigos técnicos, calendário de eventos e links úteis, entre outros assuntos de interesse.
Quintessência tem ainda como objetivo:
* Aferir o padrão de atendimento
* Ser uma referencia de bom atendimento no mercado
* Funcionários motivados
* Revisão do Plano de cargos e salários
* Diferenciação da concorrência no conjunto: Preço, Ponto, Produto, Promoção e Pessoas.
E o resultado esperado é que possa se concretizar todos os seusobjetivos.
2° DESAFIO
É POSSIVEL A EMPRESA CRESCER NO MERCADO E AUMENTAR OU MANTER A MARGEM DE LUCRO, AS AÇÕES TOMADAS PERMITEM ISSO OU PROVOCAM DIMINUIÇÃO DA MARGEM DE LUCRO?
Acredito sim, que ainda a espaço para crescimento da organização/empresa, Quintessência. Conforme avaliação da Farmacêutica Luisa Saldanha, presidente do grupo Pharmapele, as farmácias de manipulação tornaram-se alvo das franquias, marcas fortes estão se convertendo em redes franqueadas e ganhando mercado. Haja vista que a empresa Quintessência tem um grande potencial de organização e tem crescido consideravelmente, conta com variedades de produtos como: Homeopatia, Alopatia, florais, ortomolecular, Cosméticos e Fitoterápicos, ou seja, consegue abranger um amplo mercado. Penso que uma forma eficaz de crescimento seria se converter em rede franquiadas, em especial o setor de cosméticos, que atualmente é a grande aposta de empreendedores, seguindo tendências de customização dos tratamentos de pele. Os médicos dermatologistas representam uma grande alavanca desse crescimento porque mesmo com a entrada no mercado brasileiro de grandes marcas de dermo-cosméticos, muitos ainda preferem personalizar suas receitas. Além disso, as maiores novidades do setor cosmético mundial surgem primeiro nas farmácias de manipulação e somente após anos é que passa a ser industrializados.
Acredito ainda que além do crescimento no mercado é possível aumentar a margem de lucros, principalmente pelas ações tomadas, ou seja, entre os fatores que explicam a expansãodas farmácias estão em atendentes bem treinados, funcionários motivados, revisão de planos de cargos e salários, ambientes decorados de maneira agradável, dosagens específicas, que evitam desperdício e preços mais baixos e tudo isso são metas traçadas pela Quintessência, é verdade que representa aumento de custo, que a meu ver, é investimento categorizado em marketing e gestão de pessoas.
3º DESAFIO
APONTAR DIFERENÇAS EXISTENTES ENTRE ÉTICA E MORAL E COMO A EMPRESA EM ESTUDO UTILIZA OS VALORES MORAIS, OS PRINCIPIOS ÉTICOS E AÇÕES DE RESPONSABILIADE SÓCIO- AMBIENTAL A SEU FAVOR?
Ética significa modo de ser, é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. Assim como os problemas teóricos não se identificam com os problemas práticos, embora estejam estritamente relacionados, também não se pode confundir a Ética e a Moral. A Ética não cria a moral, ela depara com uma experiência histórico-social no terreno da moral, ou seja, com uma série de práticas morais já em vigor e, partindo delas, procura determinar a essência da moral, sua origem, suas condições e natureza. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. Conclui-se que Agir eticamente é agir de acordo com o bem, a maneira como se definirá o que seja este bem, é um segundo problema, mas a opção entre o bem e o mal continuaválida. Refletir sobre a ética é contribuir para aumentar a reflexão sobre a ação humana, tornando-nos mais sensíveis e mais sensatos, porque ela nos aproxima da realidade e nos torna mais conscientes das ações que praticamos em qualquer espaço da nossa vida.
Já a moral refere-se a costumes, no sentido de conjunto de normas ou regras adquiridas por hábito. Podemos dizer que Moral se trata do conjunto de valores, de normas e de noções do que é certo ou errado, proibido e permitido, dentro de uma determinada sociedade, de uma cultura. A moral surge quando o homem supera sua natureza, instintiva, e possui já uma natureza social, isto é, quando já é membro de uma coletividade.
Então
...