Comercio Exterior
Ensaios: Comercio Exterior. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: wedjamacedo • 21/9/2013 • 947 Palavras (4 Páginas) • 982 Visualizações
1) Entidade que propõe regras que visam estimular o comércio multilateral. Hoje são mais de 120 países que fazem parte. (0,6)
a) FMI
b) OMC
c) NMF
d) Banco Mundial
e) ONU
2) O estado X, principal importador mundial de brocas helicoidais, adquire o produto de vários países, entre eles os estados Y e Z. Alegando questões de ordem interna, o estado X, num dado momento, decide majorar o imposto de importação das brocas helicoidais provenientes de Y, e mantém inalterado o tributo para as brocas helicoidais oriundas de Z. Considerando que os países X, Y e Z fazem parte da Organização Mundial do Comércio, com base em que princípio da Organização o estado Y poderia reclamar a invalidade dessa prática? (0,8)
a) Princípio da transparência.
b) Princípio do tratamento nacional.
c) Respeito ao compromisso tarifário.
d) Cláusula da nação mais favorecida.
e) Cláusula da mais valia
3) Toda empresa que nunca exportou precisa vencer muitos obstáculos, sendo um deles o cultural. A disputa no mercado mundial deve ser precedida de uma mudança na mentalidade dos empregados da organização. Um dos significados da mudança cultural é que o "famoso jeitinho brasileiro" deve ser abandonado, pois ele: (1,0)
a) faz uma conexão equivocada com o samba e o futebol, símbolos culturais da nossa nação e prejudica a exportação de produtos tecnológicos.
b) remete a uma imagem de turismo para exploração sexual, crime condenado pelo Direito Internacional.
c) representa uma imagem negativa do Brasil em relação a questões como o cumprimento de prazos e das condições comerciais.
d) é útil para mostrar flexibilidade e capacidade de adaptação às normais internacionais de comércio.
e) inibe a adaptação de peças e vestuário ao clima de cada país.
4) A participação no comércio internacional é importante dimensão das estratégias de desenvolvimento econômico dos países, sendo perseguida a partir de ênfases diferenciadas quanto ao grau de exposição dos mercados domésticos à competição internacional. Com base nessa assertiva e considerando as diferentes orientações que podem assumir as políticas comerciais, assinale a opção correta. (1,0)
a) As políticas comerciais inspiradas pelo neo-mercantilismo privilegiam a obtenção de superávits comerciais notadamente pela via da diversificação dos mercados de exportação para produtos de maior valor agregado.
b) Países que adotam políticas comerciais de orientação liberal são contrários aos esquemas preferenciais, como o Sistema Geral de Preferências, e aos acordos regionais e sub-regionais de integração comercial celebrados no marco da Organização Mundial do Comércio por conterem, tais esquemas e acordos, componentes protecionistas.
c) A política de substituição de importações valeu-se preponderantemente de instrumentos de incentivos à produção e às exportações, tendo o protecionismo tarifário importância secundária em sua implementação.
d) A ênfase ao estímulo à produção e à competitividade de bens de alto valor agregado e de maior potencial de irradiação econômica e tecnológica a serem destinados fundamentalmente para os mercados de exportação caracteriza as políticas comerciais estratégicas.
e) As economias orientadas para as exportações, como as dos países do Sudeste Asiático, praticam políticas comerciais liberais em que são combatidos os incentivos e quaisquer formas de proteção setorial, privilegiando antes a criação de um ambiente econômico favorável à plena competição comercial.
5) A OMC, instituída em 1994, ao final da Rodada Uruguai, tem por objetivo: (1,0)
a) harmonizar os princípios e medidas de políticas comerciais e cambiais com vistas à gradual liberalização das trocas comerciais entre os países-membros.
b) supervisionar a aplicação dos acordos comerciais celebrados entre os países-membros e a implementação de medidas de
...