Como A Logítica Alterou A Sociedade
Trabalho Universitário: Como A Logítica Alterou A Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mago_sp • 26/11/2014 • 1.178 Palavras (5 Páginas) • 308 Visualizações
Dada a importância da tecnologia da informação na logística, busca-se uma abordagem em aplicabilidade e necessidade para o gerenciamento e tomada de decisão. Historicamente, esta importância tem sido negligenciada tratando-se somente do desempenho físico da logística sem gerar as informações necessárias ás decisões.
Atualmente, as informações são em tempo real, de modo que tem ajudado aos executivos a elaborar decisões únicas e inovadoras a uma velocidade em tempo hábil e de menor custo operacional.
Bowersox e Closs (2001) mencionam que, em uma pesquisa nas empresas canadenses e americanas, na década de 80, na questão de relacionar as características dessas empresas com aplicação de logística avançada, constatou-se evidências de que essas apresentam um desempenho logístico superior e utiliza-se intensamente da tecnologia de informação.
Organizações Virtuais
O conceito de organização virtual surgiu nos anos 80 e está relacionado com a criação de imagens animadas em tempo real, através do computador, Mantovani (1995) afirma que, a simples existência do termo nos obriga a rever o que consideramos como realidade. E denomina como realidade virtual um palco para a atração dos atores indivíduos, e a organização para os atores organizacionais.
Enquanto que, Hedbreg (1994), propõe o termo de organização imagética por ocorrer fora da “terra firme” da jurisdição da empresa. No entanto, esta tecnologia identifica com agilidade e rapidez as oportunidades de mercado, e mobiliza recursos combinando competências além das fronteiras.
O uso maciço da tecnologia, a busca da otimização sistêmica e o oportunismo são características que têm
ligação direta com a gestão da cadeia de suprimentos e da logística. Um dos exemplos mais claros, relatado por Fleury (2000), cita a Walt-Mart, que atingiu índices inigualáveis de faturamento por metro quadrado com alto lucro operacional, com um crescimento à incrível taxa em torno de 25%, obtendo uma ótima rentabilidade do patrimônio, e suas ações obtiveram dez vezes o valor. Esse sucesso foi atribuído a um gigantesco sistema de informação.
Os impactos da tecnologia da informação não ficam restritos ao nível gerencial de decisão, mas abrem caminhos para novas práticas de relacionamento pessoal como parte integrante para sucesso em uma organização. O aumento da produtividade pessoal advinda do conhecimento por meio das ferramentas computacionais permite que aumentem seus limites de criatividade.
Novos Formatos
A tecnologia da informação está evoluindo em ritmo extraordinário em velocidade e capacidade de armazenamento, gerando simultaneamente reduções significantes nos custos dos espaços físicos, e à medida que prossegue sua trajetória surgem inovações que influenciam as operações logísticas. Neste cenário, que se delineia na indústria, o avanço da tecnologia da informação converge criando uma infra-estrutura não só para influenciar o uso tradicional dessa tecnologia, como também no gerenciamento organizacional do negócio com forte impacto cultural na empresa. Este impacto não fica restrito ao processo interno e gerencial, mas abre caminhos como parte integrante da empresa no que diz respeito ao relacionamento com fornecedores e clientes, e no atingimento dos objetivos de negócio.
Bowersox e Closs (2001) destacam que, com essas informações, em primeiro lugar, os clientes têm informações essenciais sobre o status do
pedido, produto, entrega, etc., em segundo lugar, com a redução dos estoques e com o planejamento as operações demonstram maior flexibilidade, recursos estes a serem utilizados para obter vantagem competitiva na cadeia de suprimentos.
Os sistemas de informações logísticas são interligados em quatro níveis: (1) sistemas transacionais (registram atividades como pedidos, estoques, expedição, emissão de faturas, etc.); (2) sistemas de controle gerencial (concentram-se na avaliação de desempenho e de indicadores); (3) sistemas de análise de decisão (enfatizam o uso da informação para identificar, analisar e para a tomada de decisões); e (4) sistemas de planejamento estratégico (concentra-se em informações destinadas a desenvolver, a aperfeiçoar a estratégia de logística).
A Arquitetura da Tecnologia da Informação
Os sistemas de informações logísticas combinam equipamentos e software para gerenciar, controlar e medir as atividades logísticas. Os hardwares incluem computadores, dispositivos e periféricos para o armazenamento de dados, enquanto que os softwares incluem sistemas e programas aplicativos para o fornecimento de transações de controle gerencial e planejamento estratégico. A disponibilidade de hardware computacional e operacional e de software aliado ao seu relativo decrescente custo tem permitido que empresas de todos os tamanhos incorporem essas novas tecnologias ao seu negócio.
A Tecnologia da Informação na Logística
Todas essas mudanças de processo físico para o processo virtual reduzem os custos, aceleram a comunicação no fornecimento das informações e possibilita novos tipos interativos entre organizações e pessoas. A “cadeia de valor” transforma-se em “rede de valor”, e em lugar de estruturas,
adicionam valor à tecnologia da informação que permite
...