Comportamento do consumidor
Por: Rodrigo Neves • 15/4/2015 • Resenha • 360 Palavras (2 Páginas) • 282 Visualizações
Sim, acredito que estamos vivendo a era do consumo exacerbado, com o desenvolvimento da tecnologia e ampliação do acesso a internet o mundo se tornou mais dinâmico, com apenas um clique podemos nos conectar a qualquer lugar e qualquer pessoa.
Antigamente a briga pelo cliente era feita por lojas físicas, propagandas em mídias como televisão, rádio, jornais e revistas, hoje além de tudo isso nós temos a internet que tem uma grande participação no consumo da população.
O mundo hoje vive na rapidez da informação, tempo significa muito dinheiro, pois a cada dia se torna mais escasso, produtos que atendiam a necessidade se tornam vulneráveis, o tempo de vida útil de produtos se torna menor, pelo desenvolvimento da tecnologia e a mudança de comportamento do consumidor, já não se compra mais por necessidade, mas por prazer ou satisfação pessoal e de terceiros.
A Pirâmide de Maslow, nos mostra que conforme a pessoa vai realizando suas necessidades básicas e começa a ter uma condição melhor ela passa a querer atender os seus desejos, e o mundo contemporâneo da várias oportunidades e facilidades para se tornar real seus sonhos.
Com desenvolvimento da economia as pessoas tiveram mais acesso a crédito, fazendo com que aquilo que era desejo se tornasse realidade, ou seja, subindo rumo ao topo da Pirâmide de Maslow e isto esta ligado direto ao consumo, é claro com ajuda da publicidade que hoje é totalmente voltada ao consumo.
Quantos de nos não temos na nossa casa um produto que compramos e que nunca usamos, ou só utilizamos apenas uma vez e nunca mais, ou conhecemos alguém que fez um plano de treinamento na academia por um ano, foi alguma vezes e nunca mais apareceu.
O mundo hoje briga por cada minuto de atenção de um cliente, pois como a novidade é momentânea, as pessoas tende a querer cada vez o mais moderno e top de linha. As empresas conhecendo o perfil do público a cada dia lançam mais e mais produtos, muitas das vezes com pequenas alterações que não ajuda em nada o produto ou serviço. As conseqüências são produtos cada vez mais descartáveis e uma população cada vez mais endividada em busca sempre de novidade.
...