Comportamento do consumidor
Por: Dario Fernandez Rojo • 15/10/2015 • Trabalho acadêmico • 788 Palavras (4 Páginas) • 230 Visualizações
que o resto das pessoas da sua mesma sociedade estão levando. Dentro de uma cultura geral, existem outras subculturas diferentes (grupos de pessoas com os mesmos sistemas de valor baseados em experiências e situações de vida em comum). Cada subcultura terá um calçado referente a essa cultura.
No fator cultural, posso apresentar várias diferenças entre a Coréia do Sul e o Brasil.
Por exemplo, aqui no Brasil, há um grande número de pessoas que se vestem como um personagem de desenho animado. Além disso, as pessoas têm mente aberta com as pessoas que vestem desse jeito, por isso há algumas lojas que vende sapatos exclusivos que são feitos para festas de fantasia ou para pessoas de uma subcultura. No entanto na Coréia, as pessoas são muito fechadas com este fato, chamado cosplay, por isso é muito difícil encontrar lojas onde vendem sapatos exclusivos para isso.
Além disso, comparando as brasileiras com as meninas coreanas, as últimas não compram tanto sapatos. Por exemplo, se as brasileiras compram 4 pares de sapatos cada ano, as meninas coreanas só compram 2 pares. Com todo isso, o resultado do lucro na indústria do calçado é uma quantidade muito diferente.
Classe Social: os membros de uma classe social que partilham valores, interesses e comportamentos semelhantes. Então para a compra de calçado, a pertinência a uma classe social influencia porque o nível da educação, riqueza ou renda é semelhante e as pessoas procuram mesmo estilo que podem comprar e que diferenciá-los de outras classes. Porque as diferentes classes sociais procuram a diferencia.
SOCIAL
Grupos: O comportamento de uma pessoa é influenciado por vários grupos pequenos. A família, os amigos, colegas de trabalho, sindicatos, associações profissionais .....são pessoas que podem influir na hora de escolher o calçado porque estamos com eles durante nosso tempo, vemos como eles são, o que eles gostam o que eles as vezes mandam ou obrigam para a gente levar ou vestir ...Muitas vezes os irmãos levam um calçado similar, também os amigos vestem muito parecido .........
Família: Tem uma influência muitas vezes porque são as pessoas que mais vemos, então decidimos com base as suas decisões de compra e o que sempre aprendemos da família.
Papeis e status: Escute uma vez que o sapato indica o status social ou posição na vida de uma pessoa. Parece que o calçado mostra um jeito de ser e pertencer a uma classe ou status. As marcas de calçado mais conhecidas e mais chiques fazem que as pessoas estejam com um status que outras não conseguem. No antigo Império Romano, o calçado feito para o homem mostrou seu status social.
PESSOAL
Idade e estagio da vida: É bem diferente escolher um sapato com os 20 anos, que escolher um sapato aos 40 ou 50 anos. Aos 20 anos, embora a pessoa também quer a comodidade, o que mais precisa é um calçado que goste muito, não muito caro porque a maioria dos jovens não tem muito dinheiro e um sapato que identifique-o com uma personalidade, um style e um jeito de vida que eles querem mostrar. Aos 40 ou 50 anos, as pessoas vão procurar a comodidade primeiro, além de outras coisas.
Ocupação: É bem importante na compra de
...