Comunicação de Marketing
Artigo: Comunicação de Marketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bdmbru • 13/11/2014 • Artigo • 751 Palavras (4 Páginas) • 149 Visualizações
Comunicação de Marketing
Pasquale, Neto e Gomes (2012) afirmam que a comoditização de produtos e serviços tem levado os consumidores a escolherem suas compras com base em ponto de venda, entrega, e principalmente, baseados no menor preço. Para não caírem no ostracismo e perderem participação no mercado, muitas empresas estão valorizando, cada vez mais, a comunicação de marketing, que de acordo com Ogden e Crescitelli (2009) tem como papel principal atrair a atenção dos consumidores para os produtos e serviços de uma determinada empresa.
A comunicação é uma ferramenta que se aloca dentro do composto promoção do mix de marketing – quatro P’s: preço, praça, produto e promoção – desenvolvido pelo Prof. Jerome McCarthy, no início dos anos 60 (OGDEN e CRESCITELLI, 2007). Produto: refere-se ao bem físico ou serviço que está sendo oferecido ao cliente. Preço: refere-se ao custo necessário para obtenção do produto. Praça: também conhecido como canais de distribuição ou pontos de distribuição, refere-se aos meios utilizados para fazer chegar o produto até ao cliente. Promoção: refere-se aos meios utilizados para dar conhecimento, informar, lembrar e convencer os clientes sobre o produto.
O “P” de promoção, segundo Las Casas (2010), é uma variável do composto de marketing, que nos dias atuais, recebe o significado de comunicação, pois este objetiva informar com eficiência a respeito dos produtos e serviços, estimulando o interesse dos consumidores, bem como, atuar na construção da imagem da empresa. Shimp (2002), diz que a comunicação é o processo final do esquema de marketing de Jerome McCarthy, pois tem como objetivo a apresentação e a promoção do produto ao consumidor.
A comunicação de marketing age na formação e apresentação de um mundo diferente, novo e melhor, criando o desejo em uma pessoa. (RANDAZZO, 1997). Para Shimp (2002), processos comunicacionais mercadológicos têm um papel persuasivo no comportamento do consumidor, ou seja, exercem uma função argumentativa com o cliente para que o desejo por determinado produto se torne ação de consumo e os pontos positivos de uma marca sejam enaltecidos.
“A comunicação de marketing é um aspecto fundamental da missão geral de marketing de uma empresa e um dos principais determinantes do sucesso” (SHIMP, 2002, p.31).
A importância da comunicação de marketing tem crescido nos últimos anos. Mais e mais produtos e serviços são vistos como sendo a paridade, tendo chegado ao estágio de maturidade do seu ciclo de vida ou com substitutos atraentes disponíveis no mercado. As ações de comunicação de marketing podem fornecer informações para criar pontos de diferença, que de outra forma não seria possível. Em um mercado complexo, como o atual, ações de comunicação podem permitir que marcas se destaquem e ajudem os consumidores a apreciar as vantagens do produto (KELLER,2001; SANTIAGO, 2008; PASQUALE, NETO e GOMES, 2012; WILKEN E SINCLAIR, 2011).
Comunicação de marketing, para Santiago (2008, p. 62), “é a comunicação organizacional, voltada para o mercado, promovendo, posicionando e divulgando produtos, marcas, serviços, benefícios e soluções.” Para este autor uma comunicação feita de forma correta com o mercado tende a integrar a empresa
...