Definição de marketing
Tese: Definição de marketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Nayaraaxl • 15/11/2013 • Tese • 3.197 Palavras (13 Páginas) • 533 Visualizações
Definição de Marketing
Em Administração de Empresas, Marketing é um conjunto de atividades que envolvem o processo de criação, planejamento e desenvolvimento de produtos ou serviços que satisfaçam as necessidades do consumidor, e de estratégias de comunicação e vendas que superem a concorrência. Criando valor e satisfação no cliente e gerando uma relação lucrativa para ambas as partes.
“Marketing é um processo social e gerencial pelo qual o individuo e grupos obtêm o que necessitam e desejam através da criação de oferta e troca de produtos de valor com outros.” (Kotler,2009 pág. 32)
No Brasil por volta de 1954, traduziu o conceito norte-americano do marketing, para a expressão ‘’mercadológica e mercadização’’. Quando surgiram os primeiros cursos de Administração na recém-criada Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da fundação Getúlio Vargas.
Para compreender o conceito de marketing, Kotler (2000) afirma que é preciso compreender seus conceitos centrais que são:
Necessidades, Desejos e Demandas
O Marketing começa com as necessidades e desejos humanos. As necessidades são as prioridades humanas de alguma satisfação básica e os desejos são carências por alguma coisa específica para atender as necessidades. Uma pessoa tem necessidade de se alimentar, mas deseja comer um tipo especifico de alimento. Já as demandas são desejos por produtos específicos, respaldados por possibilitar o pagamento. São inúmeras as pessoas que desejam comprar a casa própria, mas nem todas elas estão aptas a desembolsarem a quantidade necessária para comprá-la.
Produtos (bens, serviços e idéias)
As pessoas satisfazem as suas necessidades e desejos com produtos. Kotler (2000,P.416) diz que: “Produto é algo que pode ser oferecido a um mercado para satisfazer uma necessidade ou desejo”
Valor, Custo e Satisfação
Todo produto ou oferta só será adequado ao consumidor se trouxer valor de custo menor, satisfação ao cliente e propriedades e uso.
Troca e Transações
Troca é o ato de obter um produto /serviço desejado de alguém, oferecendo algo em contrapartida.
As bases estabelecidas que constitua o marketing como instrumento que propicia trocas e influencia desejos e busca a fidelização dos clientes, KOTLER faz uma referencia que o marketing interno incentiva os funcionários para que eles possam encantar os clientes de sua empresa.
“Marketing interno é a tarefa bem-sucedida de contratar, treinar e motivar funcionários hábeis que desejam atender bem aos consumidores”. (Kotler, 1998, p. 40)
O que é endomarketing
O Endomarketing seria o marketing voltado pra dentro da organização com o objetivo de reestruturar e qualificar a comunicação interna com os colaboradores de uma mesma empresa, oferecendo-lhes as crenças, visão, missão, valores e compartilhar os objetivos e resultados obtidos pela organização como um todo.
Logo, o endomarketing -“endo” provém do grego e quer dizer “ação interior’’ ou movimento para dentro”. Endomarketing é, portanto, marketing para dentro, marketing interno, comunicação empresa/empregado.” (Brum 2005, Pág.42).
O termo endomarketing foi registrado no Brasil em 1996 pelo consultor de empresas Saul Faingaus Bekin, como resultado da sua experiência no corpo a corpo de sua atividade profissional, na época, na média gerência de uma empresa multinacional.
O endomarketing tem como objetivo realizar e facilitar trocas, construindo lealdade no relacionamento das pessoas com seu cliente interno, compartilhando seus objetivos, cativando e cultivando certa harmonia para fortalecer as relações interpessoais e, principalmente, a comunicação interna. O objetivo do endomarketing é, portanto, criar uma consciência empresarial (visão, missão, princípios, procedimentos etc.), dentro de um clima organizacional positivo. O propósito é transformar o colaborador em facilitador para consolidar a imagem da empresa e o seu valor para o mercado.
Segundo Bekin (2004), introdutor do endomarketing no Brasil, pode-se ter a seguinte definição sobre o tema:
“Endomarketing consiste em ações de marketing dirigidas para o público interno da empresa ou organização. Sua finalidade é promover entre os funcionários e os departamentos os valores destinados a servir o cliente ou, dependendo do caso, o consumidor. Essa noção de cliente, por sua vez, transfere-se para o tratamento dado aos funcionários comprometidos de modo integral com os objetivos da empresa. O comprometimento implica a adesão aos valores e objetivos da empresa por meio do endomarketing e pressupõe o trabalho em equipe, em um contexto marcado pela cooperação e pela integração dos vários setores da organização “
(BEKIN, Saul, 2004, p.3).
Bekin percebe que através da utilização das técnicas de marketing na empresa não só vende seus produtos e serviços aos clientes externos, como também pode encantar os seus funcionários com os produtos da organização, havendo então a necessidade da utilização das técnicas de marketing voltadas para dentro da empresa.
Apesar do nome Endomarketing ainda ser novo diante das demais técnicas e teorias administrativas, ele visa esclarecer conflitos, aprimorar a cultura organizacional, modificar e melhorar a comunicação dos funcionários de uma empresa.
Um dos objetivos fundamentais do endomarketing para as empresas, é que ele contribuirá para a conquista de novos clientes externos e para a conquista de relação intimista e duradoura com seus clientes internos.
Recursos humanos e endomarketing;
As relações internas entre os empregados vêm sendo desenvolvidas desde 1990, fazendo com que a área de marketing trabalhe em conjunto com a de recursos humanos. Ressalte-se aí, a importância do endomarketing na tarefa de construir uma imagem positiva da empresa junto aos empregados, para que estes, satisfeitos, propiciem satisfação aos clientes externos.
"Você pode sonhar, criar e construir o lugar mais maravilhoso do mundo, mas você ainda precisará de pessoas para transformar esse sonho em realidade"
...