Definição e tipos de marketing
Artigo: Definição e tipos de marketing. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabrieluna • 23/4/2013 • Artigo • 450 Palavras (2 Páginas) • 409 Visualizações
Diante das contínuas mudanças e dos novos desafios é necessário que as organizações sejam ágeis na tomada de decisões. Devem coordenar seus esforços para obter o maior impacto no público alvo e alcançar suas metas de negócios. A forma como as empresas são compostas e organizadas, pode variar em estrutura, tamanho, finalidades, direitos e obrigações. Conhecer, entender e participar do ambiente onde o grupo está inserido, é fundamental para a harmonia e o crescimento pessoal e empresarial, ou seja, um grupo só sobrevive quando ele conhece sua própria dinâmica e tem capacidade de adaptar-se às mudanças do meio ao qual pertence e os membros do grupo só pertencem a ele quando acompanham essas mudanças.
Para KOTLER (1998), o mercado exige que cada vez mais as empresas estejam preparadas para mudanças e novos conceitos, ressaltando que concorrentes podem virar parceiros comerciais, e que o mercado não se destina apenas aquilo que se vê, mas tudo que está ao redor, dando ênfase ao um mercado cada vez mais exigente, concorrente e promissor para aqueles que sabem o que fazer com as oportunidades.
Almejando o sucesso nas organizações, o marketing surge de forma a oportunizar cada vez mais projetos inovadores, visionários, concentrados em satisfazer os clientes, mas o mais importante é também uma ferramenta de trabalho que garante a rentabilidade desejada à organização, a satisfação dos clientes e aos acionistas, promovendo sempre o crescimento tanto na parte visível da empresa como organização, respeitada pelos seus produtos ou serviços, e promovendo sempre seu crescimento financeiro.
Marketing é o processo de planejar e executar a tarefas para, o estabelecimento de preços, promoção e trocas que satisfaçam metas individuais e organizacionais. Há vários tipos de marketing com ou sem fins lucrativos, tais como marketing de produtos, serviços, pessoas, lugares, causas e organizações. A analise de marketing pode ser feita com bons resultados nos níveis global, nacional, organizacional, de produto e de marca. (CHIAVETATO, 2004).
Segundo KOTLER (1998,pg.07), “marketing é um processo social e gerencial pelo qual indivíduos e grupos obtém o que necessitam e desejam através da criação, oferta e troca de produtos de valor com outros.”
Ainda define KOTLER (1998), que o marketing está correlacionado em atingir as metas da organização, sendo mais eficazes do que os concorrentes a modo que se possa satisfazer as necessidades e desejos do público ou mercados em vista.
Conforme PEREIRA (apud FERREIRA 1995, p.121)
[...]Marketing significa, acima de qualquer coisa, um compromisso em “assumir” e desencadear processos administrativos que assegurem a imagem e o posicionamento da empresa e de seus produtos e/ou serviços, em meio à concorrência, pela efetiva e crescente satisfação do consumidor, para atingir os resultados almejados.
4.3 GESTÃO DE QUALIDADE
4.4 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO
4.5 LOGÍSTICA EMPRESARIAL
4.6 COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL
4.7 CONTABILIDADE
4.8 RECURSOS HUMANOS
...