Delta cafés
Por: helena94 • 10/12/2015 • Trabalho acadêmico • 1.693 Palavras (7 Páginas) • 2.060 Visualizações
- A Empresa[pic 1]
- Fundador
A Delta nasceu em 1961, tendo como fundador Manuel Rui Azinhais Nabeiro, que apesar de poucos recursos, apresentava bons conhecimentos na área do café e como tal “transportou para o modelo de negócio a essência relacional da magia do café”.(Delta, 2014)
- Uma marca de rosto humano
A sustentabilidade do negócio construiu-se na base da publicidade de referência dos “amigos”/ clientes fidelizados, sendo esta uma “marca de rosto humano”[pic 2]
(Delta, 2014) com o princípio fundamental “um cliente um amigo”(Delta, 2014), tornando-se assim a sua maior tática de atuação no mercado - personalização da relação marca-cliente.
- História de uma marca
O percurso da marca focou-se desde o princípio na inovação e qualidade. A globalização do seu mercado, contribuiu para o desenvolvimento da sua atividade comercial (1984), conseguindo a sua distinção no setor em 1994 e diferenciando-se em serviços e segmentando as suas unidades de negócios (SBU’s) em 1998. [pic 3]
- O Mundo Delta
[pic 4]
2. Missão, Valores e Princípios
[pic 5][pic 6]
[pic 7]
Imagens Delta, 2014: http://www.delta-cafes.pt/
2.1 Visão
Desde sempre autocaraterizada como “uma marca de Rosto Humano” (Delta, 2014) a Delta Cafés, transmite uma visão e imagem de si própria baseada na ligação muito próxima do seu cliente, “um amigo”! (Delta, 2014) Considera-se desta forma diferente das outras marcas, chegando mesmo a considerar-se “inimitável” devido à sua interação e responsabilidade social. Disso exemplo é a Associação Coração Delta que apoia projetos de voluntariado e de apoio social.
2.2 Missão
“A Missão da Delta Cafés, ao longo dos tempos, tem sido corresponder às exigências reais dos clientes/mercados com vista à satisfação total e fidelização dos consumidores”. (Delta, 2014)
A sua missão é por isso manter os princípios e valores focalizados na sua nascença. Todos os seus slogan’s e imagens transmitem a sua missão, não se resumindo a uma frase, mas sim a uma ação.
2.3 Valores
Os seus valores, são consolidados na autenticidade da sua relação com o cliente. As práticas e políticas de atuação no mercado são orientadas pelos valores que defendem.
Pertencer à grande família Delta requer dos seus colaboradores a total aceitação dos seus valores, que são dados a conhecer através do Manual de Acolhimento.
A seleção, qualificação e avaliação dos seus parceiros depende da observação das normas de qualidade e dos Princípios Orientadores de Negócio, para garantir que os seus produtos e serviços obedeçam de forma integral ao mesmo padrão ético.
Valores para Delta Cafés é sinónimo de respeito dos princípios e requisito fundamental para o desenvolvimento de uma relação sólida e duradoira.
2.4 Princípios
- Desenvolvimento Sustentável
A Delta Cafés define os objetivos a longo prazo de modo a não comprometer o desenvolvimento da empresa e da comunidade. Apesar de considerar essencial garantir um retorno satisfatório, através de um processo de inovação e investimento responsável, dinamizando também as parcerias e redes de desenvolvimento.
- Integridade Normativa e Transparência
A Delta Cafés segue o Pacto Global das Nações Unidas e desenvolve a sua atividade respeitando os princípios nele contido e espera a mesma atitude dos seus parceiros. Os Direitos Humanos e o Combate à Corrupção são dois dos princípios mais apoiados por parte desta empresa.
- “Um Cliente, um Amigo”
É uma empresa direcionada para os seus clientes. Como tal, aposta na investigação e no desenvolvimento de produtos e serviços com maior qualidade e fiabilidade.
- Comunicação
A Delta Cafés respeita os princípios da transparência e qualidade da informação relacionada com os produtos, serviços, rotulagem e conteúdos promocionais. Alertando para um “ Consumo Responsável”.
- Inovação Responsável, Excelência e Liderança
É uma empresa que valoriza a capacidade empreendedora e “espírito de melhoria contínua”, colaborando com diferentes organizações, de modo a aperfeiçoar os seus produtos e serviços.
- Qualidade, Saúde e Segurança
A Delta Cafés considera os colaboradores o ativo mais valioso da empresa, assim sendo, aposta bastante na higiene e segurança, no desenvolvimento profissional dos colaboradores, promovendo programas integrados de formação contínua que potencializa as suas capacidades.
- Sustentabilidade nas Origens
A Delta Cafés defende a celebração de protocolos com ONG´S, as quais garantem o pagamento de um preço justo ao produtor, apoiam projetos de capacitação dos produtores e fomentam a sustentabilidade ambiental, promovendo práticas amigas do ambiente e de proteção do território.
- Responsabilidade Ambiental
É uma empresa que aposta na eco-inovação para minimizar os impactos ambientais, de forma a não comprometer os interesses das gerações futuras.
2.5 Objetivos
Em termos Económicos:
- Crescimento do Volume de Negócios tendo em conta a conjuntura atual;
- Aumentar as exportações de modo atingir um total do Volume de Negócios a rondar os 30%;
- Liderar o mercado no segmento das cápsulas;
- Inovar, sendo assim, possível introduzir novos produtos e serviços que continuem a surpreender os consumidores;
- Rastreabilidade e Sustentabilidade;
- Analisar os riscos, que nos permita antecipadamente prever as ameaças e oportunidades do negócio.
Em Termos Ambientais:
- Redução de Custos de packaging e logísticos;
- Otimização do tipo de palete, com vista, a reduzir o espaço em armazém e transporte;
- Redução dos resíduos.
Em termos Sociais:
- Captação e retenção dos melhores;
- Manter os colaboradores motivados;
- Fortalecimento no contexto de internacionalização;
- Dar continuidade ao projeto “Centro Educativo Alice Nabeiro” impulsionando o espírito empreendedor ;
- Desenvolver um manual de empreendedorismo para uma faixa etária entre os 13-18 anos;
- Dar continuidade ao projeto “Associação Coração Delta” dando uma boa resposta as situações de emergência;
- Fundo Social para Colaboradores;
- Abertura de uma loja social e uma lavandaria, em Campo Maior, em parceria com as instituições do concelho;
- Continuar com o projeto “Tempo para dar” e estender a sua atuação à Extremadura Espanhola;
- Participação na organização da Feira de Emprego e Empreendedorismo, com vista a promover a empregabilidade na região.
2.6 Planeamento e Estratégia
A Delta Cafés adota uma estratégia de proximidade e inovação assente na responsabilidade social, centrada nas relações interpessoais com as partes interessadas, tendo como base a fidelização dos clientes.
Matriz SWOT | Análise Interna | ||
Forças - Diversidade de produtos; - Proximidade com o cliente; - Grupo multidisciplinar; - Fácil compra dos produtos (vendidos nas grandes superfícies); | Fraquezas - Localização da empresa (Campo Maior) fora de um grande centro urbano; - Elevada distância entre os países produtores de café; - Depende inteiramente dos seus fornecedores de | ||
Análise Externa | Oportunidades - Parcerias com diversas empresas; - Internacionalização; | Estratégias Forças/Oportunidades - Investimento nas especialidades e cafés gourmet; - Na linha dos café solúveis acrescentar outros ingredientes como o leite. Alargar o leque de produtos com diferentes teores de café; | Estratégias Fraquezas/Oportunidades - Parcerias com produtores de café, de forma a diminuir os custos; - Associação e/ou criação de empresa transportadora de modo a reduzir os custos de transporte; |
Ameaças -Politica de saúde contra excesso de café; | Estratégias Forças/Ameaças - Aposta em anúncios mais marcantes. - Promover e diferenciar os produtos descafeinados abrangendo todo o público que está impossibilitado de consumir cafeína. | Estratégia Fraquezas/Ameaças - Trabalhar com centros de investigação universitários para fomentar o estudo dos benefícios da cafeína e de outros constituintes do café na saúde. |
3. Gestão
3.1. Estrutura
A Delta Cafés SGPS é a sub-holding do grupo Nabeirogest SGPS, sendo constituída por onze empresas que se dedicam à importação, torrefação e comercialização de café.
3.2 Liderança
O estilo de liderança de Manuel Rui Azinhais Nabeiro é participativo. A sua liderança é caraterizada pela humildade, integridade, honestidade, lealdade, transparência, persistência, trabalho em equipa, dedicação à empresa e respeito pelo próximo. Assim, envolve os seus colaboradores na preparação da tomada de decisões mas retém a autoridade final, sendo portanto este estilo orientado para as relações humanas, tornando Rui Nabeiro um líder que inspira a equipa com uma visão partilhada do futuro, levando-a a seguir a sua filosofia de gestão.
...