Desaficio Profissional Escola Apredendiz
Por: joelsoncruz • 4/11/2018 • Trabalho acadêmico • 2.519 Palavras (11 Páginas) • 226 Visualizações
[pic 1]
ANHANGUERA CAMPINAS UNIDADE 4
Daniela Aparecida de Oliveira – 5964900996
Diego Vaz
DESAFIO PROFISSIONAL
Campinas, São Paulo
11/ 2017
Daniela Aparecida de Oliveira – 5964900996
Diego Vaz
DESAFIO PROFISSIONAL
Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos do Centro de Educação a Distância- CEAD da Universidade Anhanguera UNIDERP,como requisito parcial para obtenção de nota nas disciplinas de Direito Empresarial, Matemática, Processos Gerenciais e Tecnologia de Gestão.
Campinas, São Paulo
11/ 2017
RESUMO
O desafio elaborado foi a fim de explorar conhecimentos, e desenvolver as habilidades que constam nas matérias apresentadas.
Realizar pesquisa que proporcionem conhecimentos para os alunos e desenvolvam suas habilidades e experiências não escolares para apreender meios e processos proposto para uma organização. Sobre a organização do trabalho educativo e práticas pedagógicas. Foi possível verificar a grande dificuldade que a sociedade tem para novos desafios. Os desafios diários das escolas para se tornarem sustentáveis
Baseando -se nos resultados obtidos nas pesquisas ficam evidentes que os processos participativos são itens importantíssimos nos resultados das organizações. Cada meta de melhoria origina um problema da empresa que se propõe a solucionar.
No planejamento serão estabelecidas as metas e as formas para conquistar, isso se faz necessário observar o problema a ser resolvido e ver a origem do problema, identificando problema isso não impedirão alcance dos resultados.
Na execução, as tarefas planejadas temos que colocar em pratica, é necessário a iniciativa, educação e treinamento.
A verificação os dados coletos para a execução são utilizados na comparação de resultados atingidos, se no caso do não atingimento deve se voltar para o planejamento, para obter o resultado planejado.
- SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 PASSO 1 5
3 PASSO 2 6
4 PASSO 3 7
5 PASSO 4 8
6 CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS 10
- INTRODUÇÃO
O objetivo do desafio profissional e desenvolver as habilidades e expandir conhecimentos adquiridos nas matérias norteadas de Matemática, processos gerenciais, direito empresarial, Tecnologia de Gestão e responsabilidade Social. Criando habilidade e desenvolvendo competências para as diretrizes curriculares.
Podemos entender várias situações que podem ocorrer dentro de uma organização e podemos ter a habilidade para analisar adequadamente as situações que ocorrem nas organizações, suas necessidades, gerenciamento de decisões, visando identificar problemas e soluções, melhorar os relacionamentos e conhecimentos relativos a área atuante, fazendo pesquisas para proporcionar conhecimentos e desenvolvimentos de projetos nas empresas.
A Aprendiz é uma escola de ensino fundamental localizada na cidade de Curitiba, capital do estado do Paraná. A escola foi fundada em 1993 e é renomada na cidade onde atua. Aprendiz tem em torno de 1000 alunos, que cursam do primeiro ao último ano do ensino fundamental, e 60 funcionários, entre eles: professores, pedagogos, auxiliares, técnicos, cozinheiras e jardineiros. Ana é uma das professoras da Aprendiz. Ela tem 28 anos, é formada em história e trabalha na escola há 6 anos. Ana mantém um bom relacionamento com os seus colegas de trabalho, com os alunos e com os pais dos alunos, por isso resolveu se candidatar à diretoria da escola. Ela ganhou as eleições para diretoria da escola com 70% dos votos. Esse ano Ana assumiu a diretoria da escola e convocou duas reuniões, uma com a equipe da Aprendiz e outra com os alunos e pais. O objetivo dessas reuniões é construir uma gestão colaborativa, com a participação de todos os envolvidos no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Ana deseja verificar quais são as sugestões dos colaboradores, alunos e pais para que a escola melhore, principalmente de forma sustentável. Na reunião com os colaboradores, a principal reclamação foi em relação aos procedimentos da escola que ainda eram manuais. A escola não tem uma ferramenta para gestão e organização da instituição. Tudo é feito em planilhas e documentos que são impressos e arquivados, gerando uma quantidade desnecessária de papéis e retrabalho. Outro problema é que não existe uma gestão do conhecimento e muitas vezes quando um professor sai da escola toda a sua metodologia se perde. Ana tem uma pós-graduação em desenvolvimento sustentável e desde então trabalha com o conceito de sustentabilidade e desenvolvimento sustentável em suas aulas. Agora ela deseja ir além e colocar na sua gestão práticas sustentáveis. Por isso, durante as reuniões ela pediu sugestões de práticas sustentáveis que a escola poderia adotar. Várias ideias surgiram.
Entre elas, Ana escolheu duas para implementar de imediato. São as seguintes:
∙ Trocar toda a iluminação da escola, feita por lâmpadas fluorescentes, por lâmpadas de LED que são mais econômicas e sustentáveis.
∙ Implementar uma ferramenta integrada para melhorar a gestão na organização e reduzir os custos com impressões e papéis.
Verificamos com as trocas das lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED vai gerar economia na conta de energia elétrica da escola. Sabe-se que atualmente com as lâmpadas fluorescentes a escola consome 1.620 Quilowatts por mês. Segundo dados do fornecedor com a troca das 200 lâmpadas que a escola possui, o consumo mensal será de 900 kWh. Considerando que a escola já paga R$ 1000,00 fixos por mês pela energia consumida por equipamentos, que o custo por kWh é de R$ 0,36 e que x é a quantidade de kWh consumidos por mês pelas lâmpadas da escola, temos o valor da conta de energia expressado pela seguinte função.
...