Desafio profissional camisaria
Por: Brenda33 • 31/5/2016 • Trabalho acadêmico • 2.479 Palavras (10 Páginas) • 168 Visualizações
[pic 1][pic 2]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM MARKETING
POLO: Belo Horizonte, Unidade 1
2ª SÉRIE
NOME COMPLETO: Brenda Martins Borges RA : 9612522472
DESAFIO PROFISSIONAL – 2º BIMESTRE
DISCIPLINAS DE DIREITO EMPRESARIAL, TECNOLOGIAS DE GESTÃO e RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
PROFESSORA-TUTORA A DISTÂNCIA ANA CRISTINA S. AQUINO
Belo Horizonte- MG
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 2
PASSO 01
Modelo de Excelência da Gestão 3
PASSO 02
Impactos Ambientais e as medidas adotadas _ 5
PASSO 03
Cuidados jurídicos na contratação das empresas terceirizadas _ 7
PASSO 04
Relatório com a proposta de implantação _ 9
CONSIDERAÇÕES FINAIS 10
REFERÊNCIAS 11
INTRODUÇÃO
Os empreendimentos metalúrgicos são um dos maiores causadores de impactos ao meio ambiente. O presente desafio profissional tem por objetivo analisar a situação ambiental de uma caldeiraria, que nasceu da fusão de duas empresas. No decorrer deste trabalho, a partir da avaliação do posicionamento ambiental da empresa, foram propostas melhorias no intuito de minimizar a ação destes impactos sobre o meio ambiente, modernizar as ferramentas de gestão e terceirização de serviços, garantindo maior competitividade no mercado.
.
Modelo de excelência de gestão
A INOXEL é uma organização que nasceu da fusão de duas empresas RER Caldeiraria (1992) e MHI Estruturas Metálicas (2001).
Com sede em Jundiaí SP, após quase dez anos atua em seis plantas industriais no país e possui uma gama de clientes como Petrobrás, General Motors, Volkswagen, Fiat Auto, Mercedes Bens, Toyota, Ford e outros.
Desde a fusão, os sócios-diretores se preocuparam em aprimorar competências gerenciais, bem como buscar a melhoria de processos e a otimização dos resultados organizacionais, porém, devido à correria do dia a dia, as boas ideias foram ficando para o segundo plano. Mesmo assim, o grupo cresceu de maneira sustentada em uma gestão familiar, com o apoio técnico de seus sócios-diretores.
A INOXEL é uma caldeiraria industrial que nesses quase 10 anos de atuação no mercado, atende a demanda de diversos setores da economia nacional, no entanto não conta com sistema de gestão de qualidade, o que vem sido cobrado pelos seus clientes. Pensando em manter a excelência no mercado e satisfazer as expectativas dos clientes, a organização foi em busca de um consultor para auxiliar no processo de certificação.
Em primeiro lugar, a consultoria contratada pelo grupo, adquiriu o material que contém as normas a serem seguidas para obter a certificação. Depois de a empresa se adequar aos requisitos, contratou um organismo certificador. A auditoria checa in loco tudo aquilo que a empresa diz fazer, explica Marcos Aurélio Oliveira, coordenador geral de acreditação do Inmetro. Após esse processo a empresa foi considerada certificada.
O processo é longo, rígido e exigente, mas a INOXEL garantiu a certificação ISO 14001 que tem como regras:
- A organização deve estabelecer programar e manter procedimentos para identificar os aspectos ambientais de suas atividades, produtos e serviços, dentro do escopo definido de seu sistema de gestão ambiental, que a organização possa controlar e aqueles que ela possa influenciar, levando em consideração os desenvolvimentos novos ou planejados, as atividades, produtos e serviços novos ou modificados.
- O grupo que já havia conquistado a confiança de seus clientes e da população, depois da certificação garantiu mais credibilidade e satisfação de modo geral, e com grandes possibilidades de aumentar o número de clientes.
- No quesito da estrutura organizacional, é necessário realizar alterações para que a empresa tenha uma gestão mais qualificada e modernizada.
- O grupo caracterizava-se por uma organização vertical, com quatro níveis na hierarquia. O conceito enraizado na organização é que o “controle” seria a melhor e única ferramenta de gestão que funcionaria. O conceito a cada dia cai em desuso, por este motivo as modificações foram sugeridas.
A gestão hoje passa a ter foco em crescimento sustentado de longo prazo por três pilares estratégicos:
Gestão operacional: As operações industriais serão conduzidas sob o Sistema de Gestão INOXEL, que agrega as melhores práticas. Seus objetivos são a obtenção de resultados, a integração de um modelo capaz de atender às necessidades dos diferentes públicos, a manutenção de linguagem única e a perenização do conhecimento.
Crescimento: Expansões, otimizações de ativos e aquisições são os meios pelos quais o Grupo assegura seu constante crescimento. Soma-se ainda a diversificação – geográfica e de negócios –, que constitui o caminho para a redução de riscos.
Desenvolvimento de pessoas: O Grupo passou a investir na atração, retenção e manutenção de pessoas preparadas para o crescimento e que combinem potencial, desempenho e interesse na oportunidade de viver desafios de diferentes naturezas. A elas oferece oportunidades de formação e capacitação.
Após as modificações de gestão os colaboradores passarão a trabalhar com maior confiança e mais motivados, certos de trabalhar em uma empresa que se preocupa com o capital humano.
Impactos ambientais
O Homem somente sobrevive daquilo que extrai da natureza. Tudo o que possui matéria é extraído da natureza. Homem e natureza são um só. A novidade do tema ambiental emergente explica o estágio embrionário em que nos encontramos, em termos de conscientização social, crenças e valores, quanto em termos de regulação e aplicação. Os gestores ambientais das organizações enfrentam um alto risco jurídico de interpretações equivocadas que podem comprometer a sustentabilidade de sua empresa.
...