Desing thinkin de serviços
Por: AlexandreGuima • 6/10/2018 • Projeto de pesquisa • 497 Palavras (2 Páginas) • 150 Visualizações
Design thinking de serviços.
O Design thinking permite alcançar significativas conexões e interações que podem mudar o jeito de se fazer negócios, os serviços sempre estiveram por perto, mas o design de serviços cuidadosamente e conscientemente planejado é algo novo, ele oferece a diferenciação que faz com que retornemos a mesma marca, produto ou companhia várias vezes.
“Ao mudarmos do que precisamos e queremos para serviços e experiências dando as pessoas o que elas realmente querem, é um jeito de ganharmos ou mantermos uma vantagem competitiva”.
Joseph Pine, 2004
Todos nós gostamos de um bom atendimento, mas quando a experiencia é orquestrada, não nos lembramos do atendimento só lembramos de como nos sentimos.
“Não estamos vendendo carros, estamos vendendo mobilidade”.
Felix Somerville-Scharf, Service designer at WV
A inovação é um processo complexo e não linear, que pode e deve ser explorado com essa abordagem que traz consigo inúmeras vantagens, como poder experimentar novas soluções em um ambiente controlado reduzindo os erros e aumentando os acerto no desenvolvimento de soluções, e isso é muito importante haja visto que de acordo com estudos recentes apenas 4% dos produtos desenvolvidos nos EUA obtiveram sucesso.
“Na maioria das vezes, intuição econômica não leva a satisfação do cliente, e intuição do cliente não leva a resultados econômicos”. Erik Roscam Abbing, 2012
O processo foi popularizado pela companhia de design IDEO, sendo realizado por grupos multidisciplinares, pois quando as ideias são compartilhadas e distintas surgem inúmeras soluções para os problemas.
Funciona em etapas começando pela descoberta e entendimento, buscando informações, fazendo brainstorm e focando no usuário, gerando empatia.
Passando para a segunda etapa o pensamento converge em um ponto que é a definição da ideia aqui é onde fazemos as perguntas poderosas. Como? Quando? Onde? Porquê? O serviço será necessário.
Na terceira etapa é hora de colocar a mão na massa, criando protótipos e se possível colocando em teste com o público escolhido e no ambiente em que será usado, aqui irá gerar uma “iteração” na qual podemos voltar alguma etapa para aperfeiçoamento do protótipo, finalmente chegando a última etapa que é a entrega, onde o serviço é criado e lançado.
“Ao trabalhar em colaboração com os seus empregados e clientes o design de serviços pode fazer com que uma empresa tem a oferecer mais útil, eficiente e desejável para criar soluções e construir valor”. Uk Desing Council 2010
O processo do design thinking se mostrou extremamente eficiente e necessário para o sucesso das empresas em diversas áreas, trazendo melhorias para os clientes e para as empresas.
“Então o que o design de serviços pode fazer pela sua empresa? Pode aumentar os lucros em 20% mesmo quando já tenha alcançado mercado”.
Amplifon, Continuum 2010 / RETAIL
“Pode aumentar as margens e controlar as operações no meio de uma crise econômica”. SMHI’s ‘Fleetweb’, Andrea de Angelis 2009 / TRANSPORTATION
“Pode criar soluções que atraem milhões de clientes em menos de um ano”.
Bank of america’s ‘Keep the Change’, IDEO 2006/BANKING
“Pode redefinir sua reputação no difícil mercado global”.
McDonald’s France, Pierre Woreczek 2010 / FAST FOOD
...