Diagnóstico de Marketing
Por: helen1234 • 26/3/2017 • Pesquisas Acadêmicas • 2.952 Palavras (12 Páginas) • 169 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – UFSM
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E HUMANAS – CCSH
CURSO DE CIÊNCIAS ECONÔMICAS
MARKETING
DIAGNÓSTICO DE MARKETING
SANTA MARIA, RS, 2016
Diagnóstico de Marketing
Acadêmico: Hélen Daiany Rodrigues de Bittencourt
Dados de identificação:
Organização: Natura Cosméticos S.A (Brasil)
Cidade: Cajamar/São Paulo – Brasil
A Natura além do Brasil, também trabalha em outros países como Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, Venezuela e França e possui planos de expansão para os Estados Unidos da América.
Nº de funcionários: 7.000 “colaboradores” em 2013 e o número de consultoras estimado em 1,5 milhão.
Setor: Secundário - Industrial
Sub-setor: Cosméticos, Fragrâncias e Higiene Pessoal.
A Natura é uma das 10 empresas mais inovadoras do mundo e está no mercado há mais de 40 anos.
MISSÃO: A razão de ser é criar e comercializar produtos e serviços que promovam o Bem-Estar/Estar Bem.
Bem-Estar é a relação harmoniosa, agradável, do indivíduo consigo mesmo, com seu corpo.
Estar Bem é a relação empática, bem-sucedida, prazerosa, do indivíduo com o outro, com a natureza da qual faz parte e com o todo.
VISÃO: A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte e com o todo.
VALORES: A vida é um encadeamento de relações. Nada no universo existe por si só. Tudo é interdependente. A Natura acredita que a percepção da importância das relações é o fundamento da grande revolução humana na valorização da paz, da solidariedade e da vida em todas as suas manifestações.
A busca permanente do aperfeiçoamento é o que promove o desenvolvimento dos indivíduos, das organizações e da sociedade. O compromisso com a verdade é o caminho para a qualidade das relações. Quanto maior a diversidade das partes, maior a riqueza e a vitalidade do todo. A busca da beleza, legítimo anseio de todo ser humano, deve estar liberta de preconceitos e manipulações. A empresa, organismo vivo, é um dinâmico conjunto de relações. Seu valor e longevidade estão ligados à sua capacidade de contribuir para a evolução da sociedade e seu desenvolvimento sustentável.
Sumário
1. Análise da Cadeia de Valor e Microambiente empresarial (valor 1,0)
1.1 Produtos e Serviços (Listar os principais produtos e serviços) (Valor 0,2)
1.2 Principais Clientes: (valor 0,2)
1.3 Principais fornecedores: (valor 0,2)
1.4 Principais concorrentes (valor 0,2)
1.5 Principais Intermediários de mercado (valor 0,2)
2. Estratégia de Marketing (valor 1,0)
2.1 Classificar os produtos através da matriz BCG (valor 0,25)
2.2 Descreva a segmentação de Mercado (valor 0,25)
2.3 Caracterize o público-alvo: (valor 0,25)
2.4 Existência de Departamento de Marketing (ou Comunicação)? Descreva a estrutura. (valor 0,25)
3. Análise do Ambiente (valor 1,5- cada 0,3)
Avalie como cada uma das variáveis abaixo poderá afetar o Marketing da empresa.
3.2 Variável Tecnológica:
3.3 Variável Econômica:
3.4 Variável Política:
3.5 Variável Ambiental/natural:
3.6 Variável Social/Cultural:
4. Sistema de Informações de Marketing: (valor 0,5)
4.1 Descreva o sistema de informações de Marketing existente na empresa.
Referencias
1.Análise da Cadeia de Valor e Microambiente empresarial:
- Cadeia de Valor:
Natura
P&D>Compras>Logística interna>Produção>Logística externa>Vendas e Marketing >Serviços pós venda.
[pic 1]
Microambiente empresarial:
A Natura possui como política interna o respeito e a responsabilidade tanto com os funcionários, como com os clientes e com a natureza (sustentabilidade). O microambiente de uma empresa depende desses agentes próximos, e o sucesso da empresa também.
Fazem parte do microambiente da organização:
- A Empresa: Ao fazer seus planos de marketing, a gerência de marketing leva em consideração outros grupos da empresa, tais como a administração de topo, os departamentos de finanças, pesquisa e desenvolvimento, compras, produção e contabilidade. Todos estes grupos formam o ambiente interno e, em conjunto, têm um impacto sobre os planos e as ações de marketing.
- Os Fornecedores: Os fornecedores são um elo importante no sistema geral de entrega de valor da empresa ao consumidor. Eles proveem os recursos necessários para a empresa produzir seus bens e serviços, e podem afetar seriamente o marketing.
- Os Intermediários: Os intermediários do marketing ajudam a empresa a promover, vender e distribuir seus bens aos compradores finais. Seriam os revendedores.
- Os Clientes: A empresa deve estudar seus clientes de perto. Segundo Kotler, a empresa pode ter cinco tipos de clientes: o mercado consumidor; o mercado industrial; o mercado revendedor; o mercado governamental; e o mercado internacional.
- Os Concorrentes: Os profissionais de marketing não devem apenas visar às necessidades dos consumidores-alvo; devem também alcançar vantagens estratégicas, posicionando suas ofertas contra as de seus concorrentes na cabeça dos consumidores.
- Os Públicos: O ambiente de marketing da empresa inclui também vários tipos de público. O público é qualquer grupo que tenha interesse real ou potencial ou que cause impacto na capacidade da empresa de atingir seus objetivos. Kotler apresenta sete tipos de públicos: público financeiro; público da mídia; público do governo; público de defesa do consumidor; público local e público geral.
1.1 Produtos e Serviços:
A Natura oferece um portfólio de produtos que inclui soluções para diversas necessidades dos consumidores, tais como produtos de tratamento da pele do rosto e do corpo, cuidado e tratamento dos cabelos, maquiagem, perfumaria, produtos para o banho, proteção solar, higiene oral e linhas infantis.
...