Dinâmica das Relações Interpessoais
Por: Vinicius Ferreira • 20/4/2020 • Trabalho acadêmico • 379 Palavras (2 Páginas) • 173 Visualizações
Dinâmica das relações Interpessoais.
A Dinâmica das relações interpessoais hoje no mercado de trabalho tem muita importância, vemos que cada vez mais as organizações prezam por um bom ambiente de trabalho. E para que isso aconteça precisamos nos conhecer.
Tudo surge por um processo interno de analise de comportamento e conflitos. Assim ajudando para um melhor convívio social, o autoconhecimento proporciona um leque de informações que podem nos ajudar a resolver problemas do dia a dia, tanto na empresa ou no ambiente Familiar.
O desenvolvimento profissional gerado pelos benéficos deste processo de autoconhecimento tem um ponto muito importante, a comunicação, quando falamos em uma organização, muitas vezes é necessário interagir com uma equipe de trabalho, e para que isso ocorra da melhor forma é imprescindível que tenha um bom diálogo.
Algumas pessoas tem uma grade dificuldade de comunicação, e podem sentir dificuldade ao executar tarefas, isso também, pode acarretar em erros já que esse indivíduo tem vergonha de tirar dúvidas.
Para Chiavenato (2004), uma comunicação ocorre quando uma informação é transmitida a alguém, e é então compartilhada também por esse alguém.
Dentro de uma organização é essencial que a comunicação seja a principal ferramenta já que este processo liga a todos dentro da empresa, aí entramos no relacionamento interpessoal, que é criado entre líder e Funcionário ou dentro de uma equipe de trabalho e pode ocorrer de várias maneiras, tanto pessoais como profissional, desde de que tenha distinção entre os dois.
Relações Humanas
A Relação Humana dentro da organização é indispensável já que isso influência diretamente para uma boa harmonia na empresa.
Chiavenato (2004) destaca que a abordagem humanista da administração considera que o comportamento no trabalho é consequência de fatores motivacionais, as pessoas são motivadas por necessidades humanas e alcançam sua satisfação por meio dos grupos sociais com quem interagem.
Embora a motivação seja apenas um dos fatores internos que influenciam o comportamento humano a ela é dada tanta importância porque atua, em geral, sobre as necessidades dos indivíduos a fim de supri-las para atingir os objetivos, tanto pessoais como organizacionais.
O Funcionário motivado e engajado procura ter um bom relacionamento com todos a sua volta. E isso influência diretamente a qualidade do seu trabalho. A organização com auto apelo em relações humanas ajuda a esse colaborador a desemprenhar cada vez melhor o seu trabalho.
...