Direito Empresarial - Etapa 1 E 2
Trabalho Escolar: Direito Empresarial - Etapa 1 E 2. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Sogalvani • 23/3/2015 • 3.031 Palavras (13 Páginas) • 263 Visualizações
DIREITO EMPRESARIAL
ATPS – ETAPAS 1 E 2
Atividade Prática Supervisionada apresentada ao Curso Superior de Recursos Humanos da Universidade Anhanguera de São Paulo - UNIAN, como critério de avaliação da disciplina para obtenção e atribuição de nota à Atividade Avaliativa.
Professor Orientador: Vanessa Mochetti
São Bernardo do Campo
2014
Sumário
1.Etapa 1....... 4
1.1Passo 1.... 4
1.2Passo 2.... 4
1.3Passo 3.... 5
2.Etapa 2....... 6
2.1 Passo 1 6
2.1.1 Sociedade não personificada 6
2.1.2 Sociedade comum 6
2.1.3 Sociedade em conta de participação 6
2.1.4 Sociedade personificada 7
2.1.5 Sociedade empresária 7
2.2Passo 2.... 9
2.3 Passo 3 9
2.3.1 Contrato 9
2.3.2 Junta Comercial 9
2.3.3 Receita Federal 10
2.3.4 Inscrição Estadual 10
2.3.5 Prefeitura Municipal de São Bernardo do Campo 11
2.4Passo 4..... 11
3.Referências bibliográficas 13
4.Anexos...... 14
1. Etapa 1
1.1 Passo 1
Definição dos seguintes termos e expressões constantes do conceito legal de empresário analisado no artigo 966 do código civil:
a) Profissionalmente:
Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens e serviços.
b) Atividade Econômica:
Atividade Econômica gera riqueza mediante a extração, transformação e distribuição de recursos naturais, tendo como finalidade a satisfação de necessidades humanas.
c) Atividade Organizada:
A empresa é uma atividade organizada uma vez que o empresário conjuga os quatro fatores de produção: capital, mão de obra, insumos e tecnologia para a produção de bens ou serviços.
1.2 Passo 2
Quais as condições necessárias para se tornar um empresário?
O empresário constitui peça fundamental à constituição da empresa, sendo ele considerado a figura principal desta. A empresa propriamente dita serve a este como instrumento, realidade tecnológica, cabendo à inteligência e a visão de negócios ao empresário.
Para se tornar um empresário na legislação atual saindo da informalidade, é necessário a reunião de cinco elementos:
• Capacidade jurídica:Condição de adquirir direitos e contrair deveres em nome próprio;
• Ausência de impedimento legal para o exercício da empresa:Falidos não reabilitados, membros do Ministério Público, devedores do INSS, deputados e senadores, estrangeiro com visto provisório, aqueles que foram condenados pela prática de crime que vede o acesso a atividade empresarial;
• Efetivo exercício profissional da empresa:Só será considerado empresário aquele que o fizer em nome próprio e não em nome de outros, e o fizer com o intuito de lucro e não graciosamente. Também se deve deixar claro que a profissão de empresário não implica em exclusividade, o exercício da atividade empresarial não precisa ser a única profissão do indivíduo;
• Registro:O empresário está amparado pelo Direito Comercial. Este ramo do direito cuida do exercício da atividade.
1.3 Passo 3
Condições para se tornar um empresário
Perguntas Respostas
Qual o conceito de empresário? Considera-se empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou de serviços. (Art. 966, CCB/2002)
Quem a legislação não considera empresário? Não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exercício da profissão constituir elemento de empresa. (Art. 966, CCB/2002)
Cite 5 características do empresário: Conservador, cauteloso, responsável, organizado e analítico.
Quais são os pressupostos fundamentais ao exercício de atividade empresarial? Só podem exercer atividade de empresário os que se enquadrarem nos moldes do novo código civil. Faculta-se ao conjugues constituir sociedades, entre si ou com terceiros, desde que não tenham casado em regime de comunhão universal de bens ou separação obrigatória de bens.
O que é uma empresa? Uma empresa é uma unidade econômica social, integrada por elementos humanos, materiais e técnicos, que tem o objetivo de obter utilidades através da sua participação no mercado de bens e serviços.
2. Etapa 2
2.1 Passo 1
Sociedades de acordo com o Novo Código Civil de 2002 (NCC/02):
2.1.1 Sociedade não personificada
Constituída de forma oral e documental, porém não registrada.
2.1.2 Sociedade comum
É aquela que explora uma atividade econômica sem registro, neste caso os sócios respondem solidária e ilimitadamente pelas obrigações.
2.1.3 Sociedade em conta de participação
É o contrato entre duas ou mais pessoas que se
...