Direito Internacional Público
Artigos Científicos: Direito Internacional Público. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: darlenelacerda • 4/6/2014 • 333 Palavras (2 Páginas) • 369 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Direito Internacional Público
Aula-tema 03: O Estado em Direito Internacional
NOME
RA
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
São Caetano do Sul
2013
Ambiente Virtual de Aprendizagem
Disciplina: Direito Internacional Público
Aula-tema 03: O Estado em Direito Internacional
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Direito Internacional Público apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação da professora-tutora.
Anhanguera Educacional
2013
No plano internacional observa-se que os Estados gozam de direitos e deveres.
Os direitos estatais derivam do direito à existência, que por sua vez não é absoluto e deve ser exercido nos limites das normas de Direito Internacional Público.
A primeira categoria de direitos estatais são os direitos fundamentais, entendidos como os direitos essenciais dos Estados, ou seja, direitos que são prerrogativas de sua existência e dos quais derivam outras prerrogativas jurídicas dos Estados. Estes direitos têm como base o direito à existência, que é o direito que tem o Estado de existir e de continuar existindo enquanto ente soberano.
O direito de conservação e de defesa compreende todas as medidas estatais necessárias à conservação e defesa do Estado. O direito à liberdade e soberania significa que nenhum Estado pode ser considerado como tal sem que seja livre para atuar com independência no cenário internacional,
O direito à igualdade veda que um Estado submeta outro à sua exclusiva autoridade.
O direito ao comércio internacional é o direito que os Estados têm de ter liberdade no comércio internacional, Os deveres dos Estados podem ser classificados em deveres jurídicos, deveres morais e dever de não intervenção. A regra hoje corrente é a de que a intervenção individual só cabe quando se tratar da manutenção da segurança coletiva e no interesse da sociedade internacional.
Uma das mais importantes restrições aos direitos fundamentais dos Estados é a imunidade à jurisdição e à execução estatal de que gozam os representantes de um Estado, bem como o imóvel onde funciona a representação (embaixada) no território de outro, que ficam sujeitos apenas à jurisdição de seu país de origem, por uma ficção de extraterritorialidade.
...