EFICIÊNCIA OPERACIONAL
Projeto de pesquisa: EFICIÊNCIA OPERACIONAL. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: isabelagc_ • 27/8/2014 • Projeto de pesquisa • 887 Palavras (4 Páginas) • 180 Visualizações
2 EFICÁRIA OPERACIONAL
Antes de abordarmos sobre a estratégia em si, voltaremos um pouco no tempo para falar sobre a eficária operacional, que foi muito usada por gerentes há anos.
Eficária Operacional nada mais é do que utilizar e fazer suas atividades de maneira mais satisfatória que as suas empresas rivais, utilizar melhor seus insumos, por exemplo, fazer com que a mesma funcione com eficiência, afinal o mercado está competitivo e para isso cada empresa precisa se destacar para crescer. Essa técnica funciona, mas não dá destaque, pois, será sempre uma “cópia” do resto das outras. Para que a mesma prevaleça no mercado ela precisa se apresentar de um jeito diferente.
3 ESTRATÉGIA
Segundo Michael E. Porter estratégia significa ser diferente das outras empresas e fazer com que isso perdure, até poder realizar atividades semelhantes, porém com um toque original ao produto de venda, por exemplo.
Nos tempos de hoje, com a tecnologia, as informações estão sendo passadas de maneira absurdamente rápida fazendo com que as empresas que possuíam uma nova estratégia fossem copiadas pelas outras rapidamente e a nova ferramenta se torna genérica e de acesso a todas as outras, fazendo com que a primeira tenha que criar novos métodos para se diferenciar novamente do resto do mercado.
Um exemplo disso é a rede de fast food McDonald’s que para atrair o público aqui no Brasil criou lanches de apenas seis reais, obtendo muito sucesso. Outra rede de fast food chamada Burger King imitou o adversário, com lanches no mesmo valor.
Percebemos que isso é um ciclo natural no mercado de trabalho, que se não se inovar continuamente será apenas uma “corrida” onde não terá um vencedor.
A estratégia competitiva seria exatamente isso, realizar diferentes atividades a todo o momento para continuar se sobressaindo dos concorrentes.
3.1 Posições Estratégicas
Essas posições possuem três fontes diferentes onde às vezes as mesmas se sobrepõem.
A primeira é chamada posição de variedade onde o produto é produzido com especificações e são selecionadas as suas características e seus serviços.
E uma curiosidade é interessante, os recém-chegados normalmente são mais flexíveis e por isso possuem um melhor desempenho nessa posição com relação aos mais antigos pelo fato de não ter sofrido tantos trade-offs.
A segunda é chamada de posicionamento de necessidades, onde a estratégia esta voltada para os clientes projetando as suas preferências, e com isso criar um conjunto de atividades que consiga sanar as necessidades dos mesmos com o que eles preferem adquirir ou necessitam propriamente falando.
A terceira e última é o posicionamento de acesso, é parecida com a segunda, porém ela é mais especifica quando o assunto é cliente. São criadas alternativas para pequenos grupos de consumidores que não são atendidos pela maioria das empresas normais, um conjunto de atividades que quando se juntam se tornam inovadoras para determinados grupos.
4 TRADE-OFF
Trade-off significa que o aumento de determinada atividade requer a diminuição de outra automaticamente.
Eles são essenciais na estratégia, porém deve-se tomar cuidado, afinal uma empresa de grande porte que já realiza diversas atividades não vai conseguir implantar as mesmas sem deixar para trás algumas delas e isso causa diversos problemas para alguns gerentes. Por isso as atividades melhoram quando sua variação é limitada.
Os trade-offs
...