ESTRATÉGIA CORPORATIVA
Casos: ESTRATÉGIA CORPORATIVA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: dandica • 9/11/2013 • 3.348 Palavras (14 Páginas) • 575 Visualizações
Introdução
Atualmente o ambiente competitivo que as empresas enfrentam, tem feito seus gestores realizar em um grande esforço para planejar o caminho rumo à liderança no mercado, ou seja, buscam criar direcionamento estratégico com o objetivo de guiar suas decisões e ações em todos os níveis da organização.
O conceito de unidade de negócios (UEN) visa a simplificar a análise e desenvolvimento de ações de mercado. Considere, por exemplo, uma empresa de grande porte que possua vários departamentos e setores. Cada um deles pode ser considerado como uma UEN ou, como preferem alguns executivos, um centro de resultados, ou ainda, na visão dos contabilistas, um centro de custos.
O que é uma Unidade Estratégica de Negócios
Essencialmente pode ser encarada como uma "unidade de planejamento", definida em termos de necessidades e oportunidades estratégicas.
Outros autores (SLACK, 1991 p.ex.) ampliam tal opinião ao estado funcional, acarretando à UEN - Unidade Estratégica de Negócios uma feição verdadeiramente de uma unidade de negócios na definição do termo, com todas as implicações decorrentes, tal como autonomia de gestão operacional, estratégia de operações dirigida e outras. Dessa maneira, pode-se dizer que provêm em unidades de negócios relativamente livres, com características adequadas de negociação e melhor aproveitamento das ocasiões de mercado.
O foco nas operações de modo geral, tem prudentemente vantagens que vão além do desde trilhar na curva de conhecimento, envolvendo pontos externos referentes ao atendimento a clientes, compreensão e identificação mais simples das cobranças habituais de competitividade. Com isso, um sistema de operações focado fica mais ao alcance do entendimento das pessoas, devido ao alvo mais limitado de análise.
A Unidade Estratégica de Negócios, segundo definição adotada pela GE - General Electric (apud, BUZZELL & GALE, 1991): "Uma unidade de negócios é uma divisão, linha de produtos ou outro centro de lucro de uma empresa que: Produz e comercializa um conjunto bem definido de produtos ou serviços correlatos".
• Numa área geográfica razoável, atua um conjunto claramente definido de clientes;
• Compete com um conjunto bem definido de concorrentes.
Embora conceitualmente a UEN possa demandar estratégias específicas próprias, estratégias correlatas devem ser coordenadas para evitar duplicação de esforços, incoerência de políticas e o "paroquialismo" ou "feudalismo", que possam afetar o desempenho competitivo geral da empresa como um todo. Apesar disso, recomenda-se tratamento específico, em cada UEN, das transformações que intervêm inteiramente em seus Fatores Críticos de Sucesso.
Antes de iniciar uma nova empresa, o empreendedor deve elaborar um plano de negócio. Portanto, o Plano de Negócios é um documento que pode indicar ao empreendedor se o negócio tem potencial de sucesso ou pode evidenciar que ele é inviável (DOLABELLA, 1999).
Passo 2 (Equipe)
1 Avaliar o ambiente externo da empresa, considerando ameaças e oportunidades existentes. Fazem parte do ambiente externo: fatores econômicos, tecnológicos, ambientais, legais, sociais e culturais. Como o foco desta ATPS é a UEN, concentrar a análise dentro do segmento da empresa. Por exemplo, se for uma empresa de eletroeletrônicos, a ênfase deve ser dada à observação de fatores tecnológicos.
2 Apontar as oportunidades e as ameaças encontradas.
Ambiente Interno
O ambiente interno é o nível de ambiente da organização que está na própria empresa e afeta diretamente na administração da organização. Esta analise tem por finalidade colocar em evidência as deficiências e qualidades da empresa que está sendo analisada, ou seja, os seus pontos fortes e seus pontos fracos.
Analisamos o ambiente interno do SPA RESORT de acordo com os seguintes fatores: A Marca, Fornecedores, Tecnológico, Público Alvo, Funcionários e Sustentabilidade.
1. Marca:
Apesar de possuir um ano, vimos que o SPA começa a ser conhecido entre os concorrentes, e apesar de novo, já existe uma fidelidade de seus clientes, o que demonstra que a marca do SPA RESORT já é reconhecida do mercado.
2. Fornecedores:
Tem bom relacionamento com os fornecedores, principalmente com as entregas, pois o prazo é superimportante, pois se falta um produto piora a qualidade do tratamento, e a qualidade do tratamento dado aos clientes não pode cair.
3. Tecnológico:
Todo o sistema é integrado, desde pagamentos de contas, a contabilização do estoque e dos produtos, tudo está integrado em uma rede intranet, para os funcionários do SPA. Os serviços de máquinas usados com a melhor qualidade, e maior tecnologia para melhorar os serviços prestados aos clientes e a satisfação dos mesmos.
4. Público alvo:
São formados por pessoas da classe A, homens e mulheres adultos. Pretende-se alcançar a máxima eficiência para nossos clientes.
5. Funcionários:
Existe um bom número de funcionários, mesmo o SPA não sendo de grande porte, é muito importante contar com equipes de personal trainers, nutricionistas, massagistas, secretárias, recepcionistas, pessoal do estoque, e limpeza.
6. Sustentabilidade:
Na empresa, existem planos de economia de água, e energia. Além de utilizar materiais reciclados na decoração do SPA, é importantíssimo mostrar para os clientes que há preocupação com fatores ambientais. Outro fato é usar produtos naturais para fazer tratamentos estáticos, junto com produtos químicos, para que haja uma diminuição na produção de resíduos poluentes do SPA em relação ao meio ambiente.
Ambiente Externo:
O ambiente geral é o meio mais amplo que envolve toda a sociedade humana, as nações, organizações, empresas, comunidades etc. Funciona como um assunto abrangente que afeta todos os seus componentes integrantes de modo comum, embora alguns possam sofrer mais influências e pressões do que outros. Assim, todas as organizações estão sujeitas ao seu impacto, que é generalizado e amplo e reflete intensamente em todas as decisões administrativas. Na realidade,
...