Empreendedorismo e O Processo Empreendedor
Projeto de pesquisa: Empreendedorismo e O Processo Empreendedor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danielawsp • 27/9/2013 • Projeto de pesquisa • 2.009 Palavras (9 Páginas) • 510 Visualizações
Faculdade Anhanguera de Itapecerica da Serra
Cintia Apº Marostila da Silva RA: 4244849103
Daniela F. Dias da Silva Alves RA: 3714643743
Eliane Gama Godinho RA: 3721672003
Luciana A. Moraes Hemmel RA: 2135001048
Mariângela Benvinda Ribeiro RA: 4222807889
Michele Ferreira dos Santos RA: 2163240894
Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos e Tecnologia em Gestão Financeira
1º Semestre
Disciplina: Empreendedorismo
Tema: Empreendedorismo e O Processo Empreendedor
Professor: Celso Eduardo
Itapecerica /Março 2012
Introdução
O principal objetivo deste trabalho é realizar um estudo sobre Empreendedorismo e o Processo Empreendedor. Tentaremos enfatizar o que tem acontecido neste seguimento do mercado e como se tem exigido deste profissional tão dinâmico e inovador. Mostraremos também que empreendedorismo é uma ferramenta de libertação dos sonhos, para transformando-os em realidade com as ferramentas adequada.
Etapa 1
Empreendedorismo e O Processo Empreendedor
Empreendedorismo é o desenvolvimento de competências e habilidades com relação à criação de um projeto que pode ser eles técnicos, científicos, empresariais. O empreendedor é a pessoas que iniciam ou operam um negócio para realizar uma idéia ou projeto pessoal assumindo riscos e responsabilidade inovando continuamente. Ele não é somente um fundador de novas empresas ou construtor de novos negócios. Mas ainda: ele é que fareja as oportunidades e age muito rápido antes que outros aventureiros o façam. O espírito empreendedor esta presente em todas as pessoas que – mesmo sem fundarem seus próprios negócios - estão preocupadas e focalizadas em assumir riscos e inovar continuamente.
Temos passado por diversas transformações tanto na vida pessoal quando na profissional e isto tem exigido do mercado, inovação, criação, uma visão a frente das coisas que já existe, com isso houve a necessidade de se entender e estudar o processo de um empreendedor de sucesso. Com o avanço tecnológico, se requer um numero maior de empreendedores, hoje existe a necessidade de se formalizar conhecimentos, estamos na era do empreendedorismo. Empreender tem sido a melhor solução encontrada em universos de desempregos, o chamado empreendedorismo por necessidade. O empreendedorismo é vital para a geração de riquezas dentro do nosso país e vem crescendo a cada dia, hoje vimos muitos empreendedores que começaram tímidos no mercado e atualmente são donos de grandes e pequenas empresas, isto vem promovendo o crescimento econômico e elevando as condições de vida da população.
Mas embora o ambiente seja favorável ao crescimento empresarial, nem todas as empresas estão preparadas para as oportunidades que irão surgir. Isto ocorre porque o Brasil possui uma grande quantidade de empresas familiares, com baixo nível de profissionalização e com estilos de gestão que deixa muito a desejar. Entendendo melhor como ocorre o processo empreendedor, utilizando o conceito de gestão de negócios, seus fatores críticos de sucesso e o perfil de empreendedor de sucesso, espera-se que esse quadro seja gradativamente alterado, por meio da utilização de técnicas e com métodos realmente eficientes e que levem ao desenvolvimento das pequenas empresas brasileiras.
Empreendedores de Sucesso
Empreendedores têm como característica, visão, quer dizer possui um olhar aguçado em relação ao futuro, da sua vida e dos seus negócios, sabem tomar decisões certas na hora certa, são pessoas que fazem a diferença, transformam sonhos em realidade, com foco na oportunidade, sabendo calcular e minimizar os riscos, com liderança.
Fazem isso de maneira otimista, dedicando ao trabalho noite e dia com muita energia mesmo quando surgem os problemas, são pessoas que tem paixão pelo que faz, não apenas visando o retorno financeiro, mas o sucesso do negocio. Os empreendedores têm o dom da liderança e são bem vistos pelos seus funcionários, pois transmitem integridade e confiabilidade e alem de saber identificar o talento de cada um de sua equipe. Empreendedores são também muito criativos, e hábeis em se adaptar a novas idéias, situações, definir conceitos, desenvolve isso com muita autoconfiança e sem medo de falhar.
A diferença entre Administrador e Empreendedor
As diferenças entre o administrador e o empreendedor, administrar é uma arte e empreender é transformar idéias em oportunidades. Essas definições são muito simples para qualificar dois profissionais ou dois talentos tão importantes no processo das organizações e dos negócios. Cada um tem seu perfil, seu valor e seu papel dentro das organizações e dos negócios, ao longo do tempo o administrador tem sido objeto de estudo há muito mais tempo que o empreendedor e, mesmo assim, ainda há dúvidas sobre o que o administrador realmente faz. Segundo Hampton (1991) sobre o trabalho do administrador ele interpreta as principais abordagens existentes: Abordagem clássica ou processual onde o foco está na impessoalidade, na hierarquia e na organização, e que o trabalho do administrador ou sua arte de administrar está centralizado nos atos de planejar, organizar, dirigir e controlar. Hampton diz ainda que os administradores diferem em dois aspectos: o nível que eles ocupam na hierarquia, que define como os processos administrativos são alcançados, e o conhecimento que detêm, segundo o qual são funcionais ou gerais.
No caso dos Empreendedores, são aqueles que assumem riscos, começam algo novo, criam empregos e prosperidades, são propulsores da economia, etc.. As características dos Empreendedores também
...