Estratergia De Rh
Artigo: Estratergia De Rh. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: geyze • 9/6/2013 • 887 Palavras (4 Páginas) • 453 Visualizações
A gestão de pessoas é um assunto tão atual na área de administração, mas que ainda é um discurso para muitas organizações, ou seja, em muitas delas ainda não se tornou uma ação pratica. Ao falarmos em gestão de pessoas em um primeiro momento lembramo-nos de recrutamento e seleção de pessoas, mas não é só isso, temos inúmeras atividades que são desenvolvidas como: treinamento e desenvolvimento de pessoas, cargos e salários, benefícios, questões trabalhistas, segurança do trabalho, entre outros.
Entre as principais atividades do departamento estão: Função do Planejamento programação de necessidade de pessoal, análise do mercado de trabalho, pesquisa de recursos humanos e orçamento de pessoal; Função suprimentos do quadro, cadastramento de candidatos a emprego, seleção; registro e cadastramento; função gestão de recursos humanos, movimentação de pessoal, cargos e salários, controle de pessoal (ponto, distribuição de efetivo, controle de produtividade), avaliação de desempenho, acompanhamento de pessoal, e treinamento; função pagamentos e recolhimentos, folha de pagamento, encargos sociais, rescisão de contratos de trabalho e auxílios.
Assim como a sociedade, o mercado de gestão de recursos humanos está adquirindo um novo perfil e gerando novas exigências de seus profissionais. Se antigamente a palavra-chave para o sucesso de um profissional de recursos humanos (RH) era a especialização, hoje é justamente o contrário. O mercado está à procura de profissionais multifuncionais que tenham conhecimentos amplos de todas as etapas do processo e mais, agora é necessário que eles entendam do ramo de negócio no qual a empresa está inserida e conhecer toda a sua lógica de atuação.
Por outro lado, se o perfil do profissional mudou este é um indício claro de que as empresas também mudaram. Elas adotaram uma linha de responsabilidade e coerência quanto ao trabalho que desenvolvem: não buscam apenas a qualidade nos produtos ou serviços que oferecem, querem também que todos seus colaboradores tenham satisfação em participar do processo, sintam-se engajados e motivados.
Atualmente, as empresas estão passando por grandes mudanças técnico-organizacionais, delineadas pelo mercado, com o objetivo não só de garantir a sobrevivência, mas também de assegurar o crescimento e lucratividade. A participação e a capacitação dos colaboradores, assim como da própria gestão empresarial é que determinará se essas transformações serão bem sucedidas ou não. Assim, os estabelecimentos de estratégias, enfocando as questões relativas aos recursos humanos, são agora fundamentais.
O objetivo do RH é fazer com que o planejamento estratégico de pessoas esteja diretamente ligado ao planejamento estratégico da empresa e com a alta direção, ajudando a empresa a tomar decisões certas na hora certa.
Elaborar estratégias para permitir a empresa ver seu comportamento global e sua integração com os funcionários e o ambiente. É imprescindível que a empresa tenha um comportamento holístico e sistêmico em relação ao mercado, a fim de ter boas estratégias para sobreviver nesse mercado competitivo.
Essas estratégias precisam envolver objetivos que motivem os funcionários e consequentemente, trazerem um bom resultado. O RH é um departamento que auxilia a empresa a enxergar o mercado e seus funcionários, e para isso faz pesquisas para saber quais são os melhores métodos, incentivos e escolhas seletivas para que o funcionário produza e se torne eficiente e eficaz para a organização.
A Gestão de pessoas busca integrar a função de RH aos objetivos globais da empresa. Alguns autores citam que pode ser criado um modelo de diagnóstico dentro da abordagem
...