Estudo de caso sobre a empresa Carrefour
Por: Elen_Pxt • 3/3/2017 • Ensaio • 572 Palavras (3 Páginas) • 1.018 Visualizações
[pic 1]
Elen Cristina de Almeida Romão
Empresa Referencia
Carrefour
Belo Horizonte
2017
Microambiente
Responsabilidade Ambiental: A empresa apoia medidas preventivas com respeito aos desafios ambientais, tomando iniciativas para promover maior responsabilidade ambiental, um bom exemplo é boicota a compra e venda de carnes de produtores que desmatam. A empresa faz o possível para incentivar o desenvolvimento e difusão de tecnologias ambientalmente corretas.
Responsabilidade Social: A empresa está sempre em contato constante com milhões de clientes e milhares de fornecedores nos países em que opera, está ciente desde sua fundação, do impacto econômico e social de suas atividades. O compromisso responsável do Carrefour é central na estratégia do Grupo e se baseia em duas diretrizes principais: o respeito pelos Direitos Humanos ao longo de toda a cadeia de suprimento e a conduta ética em suas operações.
Tecnologia: Empresa conta com geradores de energia.
Competitividade: O Carrefour adotou a prática de política que visa promover e garantir o respeito pelos direitos humanos por todos os seus fornecedores e contratados.
Em vista desta experiência e por conta da multiplicação de normas de auditoria, o Carrefour lançou, juntamente com seus principais concorrentes mundiais, a plataforma do Programa Global de Conformidade Social (GSCP), a qual foi também adotada por vários grandes fabricantes. Esta plataforma visa o aumento do respeito pelos direitos humanos na cadeia de suprimento através da harmonização dos sistemas de gestão social utilizados ao redor do mundo e a elaboração de instrumentos para a implantação de normas trabalhistas internacionais através da reflexão sobre as práticas de compras. Ela já ajudou a trazer maior transparência e comparabilidade aos códigos e sistemas de auditoria. Organizações não governamentais como a FIDH, o WWF (Fundo Mundial para a Natureza), a CSR Asia (Responsabilidade Social Corporativa – Ásia), o Centro InterFaith em Responsabilidade Corporativa, bem como o Escritório de Parcerias e Sindicatos (UNI - global union, fgtaFO) da ONU estão representadas no Conselho do GSCP. O Código de Ética e Social do Carrefour agora integra o código de referência lançado pelo GSCP com base em normas legais internacionais e nas melhores práticas de todos os seus membros.
Economia: Com a desaceleração da economia a empresa Carrefour anunciou uma queda no quarto trimestre refletindo um desempenho mais fraco em seu mercado.
Político Legal: Não foi possível identificar
Microambiente
Fornecedores: Assim como o grupo Carrefour adota práticas em favor a responsabilidade social os seus fornecedores também devem adotar as mesmas políticas como por exemplo:
Garantir a Integridade dos Funcionários cumprindo assim com as normas e condutas.
Funcionários:
1.Proibição do trabalho forçado, escravo, servil e carcerário;
...