Exemplo Metodologia e Início Resultados Preliminares
Por: sorvetao • 11/2/2025 • Resenha • 2.661 Palavras (11 Páginas) • 19 Visualizações
Procedimentos Metodológicos
Este trabalho busca compreender como as ferramentas de gestão de projetos auxiliam o processo adaptativo considerando a abordagem contingencial. Para tanto, será adotada uma abordagem de pesquisa qualitativa e descritiva, fundamentada nos princípios delineados por Creswell (2009) e Flick (2009), que permitem uma compreensão aprofundada dos fenômenos estudados, enfatizando a interpretação dos dados e a contextualização dos resultados.
Como método de pesquisa, definiu-se realizar um estudo de caso único, para que fosse desenvolvida uma análise detalhada de um contexto específico (Yin, 2016), que possibilitasse compreender a dinâmica de ações presentes em processos singulares enquanto estes ocorrem nas organizações (Hartley, 1994), para responder à questão e ao objetivo de pesquisa.
O objeto de estudo foi selecionado de forma não aleatória e intencional (Stake, 1995), e compreende o processo de planejamento da integração da seção de assistência técnica e pós-venda da empresa B que foi adquirida por empresa A. A empresa A é uma empresa multinacional de grande porte com matriz localizada no norte do estado de Santa Catarina que atua em diversos segmentos, com filiais em 37 países e mais de 40.000 funcionários. A divisão adquirida da empresa B é o segmento de geradores industriais elétricos que tem sede nos Estados Unidos e filiais no México, Cingapura e China, contando com mais de 500 colaboradores.
Este caso foi selecionado devido: (i) à recente aquisição da empresa B pela empresa A, (ii) sua representatividade econômica substancial, (iii) contemporaneidade do caso que inicia no segundo trimestre de 2024, (iv) importância estratégica e econômica para a empresa A, e (v) por representar a maior operação, em volume financeiro, já realizada pela empresa A em sua história. Além disso, um último fator relevante que justifica a escolha por esse caso é que o Pesquisador A está inserido diretamente no processo de planejamento de integração da empresa adquirida, especificamente no setor de assistência técnica e pós-venda.
A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas, observação direta e análise documental. Seguindo os preceitos de Manzini (1991), a condução das entrevistas ocorreu de forma virtual com auxílio de plataformas digitais com apoio de um roteiro semiestruturado (Apêndice A), e foram gravadas com prévia autorização dos entrevistados. Embora o processo de integração da empresa adquirida não estar concluído até o início da coleta de dados, as entrevistas foram conduzidas no mês de julho de 2024, com três entrevistados responsáveis pela gerencia de projetos, análise de processos e coordenação de assistência técnica, este último com envolvimento direto ou indireto com o processo de integração da empresa B, com duração média de 25 minutos cada.
Também foi realizada a observação direta pelo Pesquisador A nos meses de Julho e Agosto de 2024, devido ao seu envolvimento direto sobre o funcionamento das práticas de gestão de projetos na integração pós-aquisição (Jaccoud; Mayer, 2008). E, para complementar os dados coletados, foi realizada a análise documental de documentos primários e secundários como apresentações, atas de reunião e normas operacionais relacionados ao objeto de estudo (Alves-Mazzotti; Gewandsznajder, 2000), conferindo a confiabilidade da pesquisa qualitativa por meio da triangulação de dados (Coutinho, 2008). Entretanto, devido questões relacionadas a sigilo industrial impossibilitaram a possibilidade de divulgação de dados contidos nesses documentos.
Para desenvolver a análise dos dados coletados, serão empregadas as técnicas de análise: pattern matching juntamente com análise de narrativa.
O pattern matching envolve a comparação sistemática entre a teoria previamente estabelecida e os padrões identificados nos dados empíricos, permitindo perceber as aproximações e distanciamentos entre os conceitos teóricos e os eventos observados (Trochim, 1989).
Quadro 1 – Síntese das Categorias de Análise
Categorias de Análise | Elementos Constitutivos da Pesquisa | Elementos Operacionais da Pesquisa |
Ferramentas de Gestão de Projetos | As ferramentas de gestão de projetos são instrumentos que auxiliam na organização, planejamento, monitoramento e controle dos projetos (Kerzner, 2017). Nesse sentido, espera-se encontrar no campo ferramentas como: o Termo de Abertura do Projeto (TAP), o Work Breakdown Structure (WBS), diagramas de Gantt, e a Matriz de Probabilidade e Impacto (MPI)] | A pesquisa busca identificar a aplicação prática das ferramentas de gestão de projetos dentro do contexto do objeto de estudo. |
Abordagem Contingencial | A abordagem contingencial na gestão de projetos refere-se à capacidade de ajustar processos e ferramentas em resposta a mudanças e incertezas que surgem durante a execução do projeto (Shenhar; Dvir, 2007). | A pesquisa busca compreender como ajustam os seus processos e ferramentas para lidar com contingências e incertezas. |
Adaptação | A adaptação refere-se à capacidade de ajustar os planos, processos e ferramentas do projeto para atender às necessidades específicas e superar os desafios que surgem durante a execução do projeto (Shenhar; Dvir, 2007). | A pesquisa pretende entender como os planos, processos e ferramentas são adaptados para atender necessidades de integração da empresa adquirida. |
Fonte: elaboração própria, 2024.
Para facilitar sua operacionalização, será utilizada a técnica de análise de narrativa como apoio para que sejam construídas narrativas a partir dos dados coletados, organizando os eventos em uma sequência temporal e identificando os principais elementos que contribuem para a compreensão do fenômeno em estudo (Czarniawska, 2004).
Assim, encerra-se a descrição dos procedimentos metodológicos adotados neste estudo, e segue-se o desenvolvimento do projeto de pesquisa com a apresentação dos resultados esperados.
...