GESTALT: LEI DA SEMELHANÇA E LEI DA PREGNÂNCIA
Por: Mariabornbahiago • 20/8/2016 • Trabalho acadêmico • 416 Palavras (2 Páginas) • 2.714 Visualizações
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO, CIÊNCIAS, EDUCAÇÃO E LETRAS – FACEL
MARIA A. BORN BAHIA GOMES
GESTALT: LEI DA SEMELHANÇA E LEI DA PREGNÂNCIA
Trabalho acadêmico apresentado como requisito à obtenção de nota parcial na disciplina de Inovação e Design, do Curso de Tecnologia em Marketing da Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras – FACEL.
CURITIBA
AGOSTO/2015
- TEORIA GESTALT
A Gestalt é uma escola de Psicologia do século XX que busca compreender o funcionamento do cérebro humano através de sua homônima Teoria da Percepção. Até os dias atuais, a Psicologia e outras áreas da ciência que estudam a cognição, como a Neurologia, visam entender melhor o funcionamento do cérebro humano através das teorias de percepção. Não há, ainda, uma teoria que seja aceita pela Ciência como absoluta nesta área. A Gestalt utiliza-se de experimentos empíricos através de testes de assimilação com elementos visuais.
A Gestalt possui algumas leis básicas para explicar a forma como o cérebro humano percebe estímulos visuais. São elas: Lei da Semelhança, Lei da Pregnância da forma, Lei da Continuidade, Lei da Proximidade, Lei da Unificação, Lei do Fechamento, Lei da Unidade e Lei da Segregação.
- LEI DA SEMELHANÇA
De acordo com a Gestalt o cérebro humano tende a valorizar algumas características mais do que outras, ao visualizar uma imagem. Sabemos que nosso cérebro “filtra” aquilo que enxergamos com os olhos, e tem um papel fundamental naquilo que de fato, vemos.
Segundo a Lei da Semelhança, ao visualizar uma imagem, nosso cérebro tende a agrupar elementos de acordo com padrões já conhecidos. Por exemplo, na Figura 1, temos uma imagem composta de pequenos quadrados posicionados em duas linhas verticais e duas linhas horizontais que se completam em um quadrado de linhas de quadrados menores. Porém, ao ver esta imagem, a maioria das pessoas assimila imediatamente a forma de um quadrado.
[pic 1]Figura 1
- LEI DA PREGNÂNCIA
A Lei da Pregnância é complementar à Lei da Semelhança, porém contém uma abordagem diferente. Segundo esta, o cérebro humano tende a assimilar com maior facilidade, portanto com maior rapidez, os estímulos mais simples. Esta Lei se confirma também através dos conhecimentos da Pedagogia sobre o aprendizado humano. O aprendizado ocorre sempre em etapas, iniciando pela etapa mais simples. Essa metodologia de aprendizado, de acordo com a Gestalt, corresponde à configuração natural de percepção do cérebro humano, de entender imediatamente aquilo que é mais simples. Desta forma, enxergamos o quadrado na Figura 1 não apenas devido a Lei da Semelhança, mas também porque a forma de quadrado é a imagem mais simples a ser assimilada na figura.
...