Leis de Gestalt
Por: Ruidinei • 22/11/2018 • Trabalho acadêmico • 1.803 Palavras (8 Páginas) • 288 Visualizações
1)Sobre a teoria da imitação artística vigente na tradição clássica.... (V ou F)
(F) A noção de imitação (Mimesis) da natureza (Physis) refere-se a imitação da natureza em potência ....
(V)Ao imitar a natureza em potência a obra de arte imita e aperfeiçoa a ordem do cosmo.
(V)A noção de arte (Tekhne)possuía uma acepção bastante ampla.....
(V)O filosofo Platão condenava os artista particularmente os pintores.....
(V)Para Aristóteles imitar é natural do homem é fonte de prazer e do conhecimento.
2)Sobre o paralelo das artes conforme desenvolvimento na tradição clássica (V ou F)
(V)A frase de Horácio(poeta da antiguidade romana) Ut Picture poesis....
(F)A arquitetura pelo seu caráter utilitário e mecânico não pode.....
(F)Comparar pintura e poesia constitui em uma estratégia de elevar....
(F)O estabelecimento da doutrina do ut Picture poesis levou a consagração...
(V)Dentre os argumentos que fundamentavam a comparação entre pintura....
3)Atualmente quais são as instancias responsáveis por instaurar a arte......
R:Atualmente existem alguns aspectos que definem o que é arte .Um deles é esse objeto estar exposto em lugares consagrados, como museus e galerias . Ou ser bem recebido pelo publico e pela critica. Outro caso seria a arte ter sido produzida por um artista já consagrado. No caso da arquitetura, o responsável por instaurar a arte no Brasil é o IPHAN, que protege os prédios através de tombamento.
4) No campo das artes visuais, qual o sentido do conceito de estilo, conforme ele foi tradicionalmente construído na história das artes? Para que serve tal conceito, ou seja, nos discursos sobre artes, qual sua utilidade? E quais são as retribuições ao uso amplo e absoluto de tal conceito na analise das obras ?
R: O estilo pode ser identificado no momento em que começamos a conhecer melhor a obra de tal artista ou de que época ela é. A diferença de estilos nos possibilita olhar para uma obra e saber dizer o período em que foi produzida, muitas vezes diferenciamos o artista e também o objetivo da obra. Porem, por mais que existam muitos estilos, eles muitas vezes são limitadores por funcionarem como um rotulo, ou seja, a obra tem que se encaixar em algum estilo, mesmo que muitas vezes ela não deva.
Tradição Clássica(até o começo XIX)
*Conceito de arte na tradição clássica(Tekne-Saber fazer)-Passado de geração em geração/Mestre e aprediz.
*Aristóteles- Arte Poetica- A Tekne(Saber fazer) é Mimesis(Imitação-Nãoé regra) da Physis(Natureza/Cosmo/Ordem.
*Verossimilhança- é o que é semelhante à verdade, que tem a aparência de verdadeiro, que não repugna à verdade provável. Possível de acontecer.
*Platão- a teoria de Platão, cuja base reside na existência do mundo das idéias, mundo inteligível (da essência) e o mundo fenomênico, dos objetos físicos, mundo dos sentidos, sensível (das aparências). Não é uma dualidade que se contrapõe, mas partes constitutivas de uma mesma realidade, ou melhor, o mundo das aparências seria a “materialização” do mundo das idéias, das formas primitivas, dos modelos, da originalidade. Em outras palavras, tudo o que é fenomênico, sensível, aparente, com realidade projetada no plano material, seria uma imitação do que já existe, antes, no mundo inteligível, o das essências.
*Mimetica da copia: a arte de copiar tem na cópia, por meio do processo seletivo de hierarquização da linhagem, a candidatura a primeira à fidelidade e autenticidade em relação ao original.
*Mimetica do simulacro: a arte de simular a cópia ou simulacro -, estaria, em relação a imitação, em um nível de distanciamento maior do que a imitação, ou seja, as imagens produzidas seriam cópia da cópia e, portanto, uma pretensão à arte da qual o sofista se faz porta voz.
*Natura Naturans ;refere-se à atividade causadora da natureza(regras, leis, essências-mundo inteligível=Ideias), enquanto Natura Naturata, que significa natureza natural(Em ato- mundo sensível=Sentidos=tudo que eu cheiro, pego, toco), refere-se à natureza considerada como um produto passivo de uma cadeia causal infinita.
*Arquitetura – Imita as leis da natureza.(Arche -Origem principal-Primeiro/Tekton -Carpinteiro-Mito da “Cabana primitiva”.
*Arquitetura Clássica – surge a arte liberal - São compostas do Trivium (lógica, gramática, retórica) e do Quadrivium (aritmética, música, geometria, astronomia). Tal conceito foi posto em oposição às Artes Mechanicae (artes mecânicas),[1] consideradas próprias aos servos ou escravos.
*Decoro – Adequação, conveniência, ornamentos, materiais, proporção (Beleza, medida).
*Ordens – Dóricas = Os pilares eram espessos e ligeiramente salientes no meio, como se estivessem comprimidos pelo peso de sua carga.
Jônica = Suas colunas possuem capitéis ornamentados com duas volutas, altura nove vezes maior que seu diâmetro, arquitrave ornamentada com frisos e base simples. Possui vinte e quatro linhas verticais.
Coríntia = começa a ser utilizada no século IV a. C. como uma evolução estilizada da ordem jónica. As suas proporções são, igualmente, esbeltas e elegantes, o fuste decorado com caneluras semicilíndricas, mas o capitel apresenta uma decoração exuberante com folhas de acanto, coroadas por volutas jónicas.
...