TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Leis de Gestalt

Por:   •  22/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.803 Palavras (8 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 8

1)Sobre a teoria da imitação artística vigente na tradição clássica.... (V ou F)

(F) A noção de imitação (Mimesis) da natureza (Physis) refere-se a imitação da natureza em potência ....

(V)Ao imitar a natureza em potência a obra de arte imita e aperfeiçoa a ordem do cosmo.

(V)A noção de arte (Tekhne)possuía uma acepção bastante ampla.....

(V)O filosofo Platão condenava os artista particularmente os pintores.....

(V)Para Aristóteles imitar é natural do homem é fonte de prazer e do conhecimento.

2)Sobre o paralelo das artes conforme desenvolvimento na tradição clássica (V ou F)

(V)A frase de Horácio(poeta da antiguidade romana) Ut Picture poesis....

(F)A arquitetura pelo seu caráter utilitário e mecânico não pode.....

(F)Comparar pintura e poesia constitui em uma estratégia de elevar....

(F)O estabelecimento da doutrina do ut Picture poesis levou a consagração...

(V)Dentre os argumentos que fundamentavam a comparação entre pintura....

3)Atualmente quais são as instancias responsáveis por instaurar a arte......

R:Atualmente existem alguns aspectos que definem o que é arte .Um deles é esse objeto estar exposto em lugares consagrados, como museus e galerias . Ou ser bem recebido pelo publico e pela critica. Outro caso seria a arte ter sido produzida por um artista já consagrado. No caso da arquitetura, o responsável por instaurar a arte no Brasil é o IPHAN, que protege os prédios através de tombamento.

4) No campo das artes visuais, qual o sentido do conceito de estilo, conforme ele foi tradicionalmente construído na história das artes? Para que serve tal conceito, ou seja, nos discursos sobre artes, qual sua utilidade? E quais são as retribuições ao uso amplo e absoluto de tal conceito na analise das obras ?

R: O estilo pode ser identificado no momento em que começamos a conhecer melhor a obra de tal artista ou de que época ela é. A diferença de estilos nos possibilita olhar para uma obra e saber dizer o período em que foi produzida, muitas vezes diferenciamos o artista e também o objetivo da obra. Porem, por mais que existam muitos estilos, eles muitas vezes são limitadores por funcionarem como um rotulo, ou seja, a obra tem que se encaixar em algum estilo, mesmo que muitas vezes ela não deva.

                                      Tradição Clássica(até o começo XIX)

*Conceito de arte na tradição clássica(Tekne-Saber fazer)-Passado de geração em geração/Mestre e aprediz.

*Aristóteles- Arte Poetica- A Tekne(Saber fazer) é Mimesis(Imitação-Nãoé regra) da Physis(Natureza/Cosmo/Ordem.

*Verossimilhança- é o que é semelhante à verdade, que tem a aparência de verdadeiro, que não repugna à verdade provável. Possível de acontecer.

*Platão- a teoria de Platão, cuja base reside na existência do mundo das idéias, mundo inteligível (da essência) e o mundo fenomênico, dos objetos físicos, mundo dos sentidos, sensível (das aparências). Não é uma dualidade que se contrapõe, mas partes constitutivas de uma mesma realidade, ou melhor, o mundo das aparências seria a “materialização” do mundo das idéias, das formas primitivas, dos modelos, da originalidade. Em outras palavras, tudo o que é fenomênico, sensível, aparente, com realidade projetada no plano material, seria uma imitação do que já existe, antes, no mundo inteligível, o das essências.

*Mimetica da copia: a arte de copiar tem na cópia, por meio do processo seletivo de hierarquização da linhagem, a candidatura a primeira à fidelidade e autenticidade em relação ao original.

*Mimetica do simulacro: a arte de simular a cópia ou simulacro -, estaria, em relação a imitação, em um nível de distanciamento maior do que a imitação, ou seja, as imagens produzidas seriam cópia da cópia e, portanto, uma pretensão à arte da qual o sofista se faz porta voz. 

*Natura Naturans ;refere-se à atividade causadora da natureza(regras, leis, essências-mundo inteligível=Ideias), enquanto Natura Naturata, que significa natureza natural(Em ato- mundo sensível=Sentidos=tudo que eu cheiro, pego, toco), refere-se à natureza considerada como um produto passivo de uma cadeia causal infinita.

*Arquitetura – Imita as leis da natureza.(Arche -Origem principal-Primeiro/Tekton -Carpinteiro-Mito da “Cabana primitiva”.

*Arquitetura Clássica – surge a arte liberal - São compostas do Trivium (lógicagramáticaretórica) e do Quadrivium (aritméticamúsicageometriaastronomia). Tal conceito foi posto em oposição às Artes Mechanicae (artes mecânicas),[1] consideradas próprias aos servos ou escravos.

*Decoro – Adequação, conveniência, ornamentos, materiais, proporção (Beleza, medida).

*Ordens – Dóricas = Os pilares eram espessos e ligeiramente salientes no meio, como se estivessem comprimidos pelo peso de sua carga.

Jônica = Suas colunas possuem capitéis ornamentados com duas volutas, altura nove vezes maior que seu diâmetro, arquitrave ornamentada com frisos e base simples. Possui vinte e quatro linhas verticais.

Coríntia = começa a ser utilizada no século IV a. C. como uma evolução estilizada da ordem jónica. As suas proporções são, igualmente, esbeltas e elegantes, o fuste decorado com caneluras semicilíndricas, mas o capitel apresenta uma decoração exuberante com folhas de acanto, coroadas por volutas jónicas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (196.1 Kb)   docx (746.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com