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As Leis Da Gestalt

Por:   •  10/6/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.950 Palavras (8 Páginas)  •  253 Visualizações

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Escola Estadual “Sinhá Andrade”

Princípios ou Leis da Gestalt

● Semelhança

● Continuidade

● Proximidade

● Fechamento

● Figura Fundo

● Região Comum

● Conexão

● Simplicidade

Bruna Eduarda Gomes Freitas  AP1-A

Sete Lagoas, quinta-feira, 06 de junho de 2019

● Semelhança

Atividades

  1. Ligue os desenhos semelhantes:

● A criança deve ligar os desenhos iguais, uns aos outros;

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  1. Espelho:

Idade: A partir de 3 anos

Fazer duplas de crianças, uma em frente à outra. Uma criança fará gestos e a outra que é o espelho terá que imitá-la. Depois trocam, quem foi espelho vai inventar os gestos.

  1. Semelhança:

Idade: A partir de 3 anos

O professor orienta cada criança para observar os colegas e escolher aquele que acha mais semelhante a si, em seguida falar em voz alta, o que há no colega que lhe faz lembrar. Exemplo: cor dos olhos, cabelo e etc.

  1. Dance comigo:

Coloque as crianças lado a lado. Escolha uma música infantil bem animada e simples. A professora dançara e as crianças terão que dançar igual a ela, ou seja, imitar seus passos.

  1. Ligue-Ligue dos Animais

 Vamos ligar os animais que são iguais?

        

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● Continuidade

Atividades

    1) Alinhavo

Como fazer: Pegue um papelão grosso ou cartão, faça um desenho e furos acompanhando esse desenho. Use um barbante grosso (que caiba nos furos) e coloque cola na ponta desse barbante para mantê-lo firme, pois facilita o trabalho da criança.

Outra opção é usar uma placa de peg board, você pode pedir a criança para formar números, letra ou desenhos.

2) O Dragão

Coloque as crianças em fila indiana, todos com as mãos na cintura do colega da frente. O primeiro da fila será a cabeça do dragão, o último será a cauda. O objetivo é que a cabeça consiga pegar a cauda. Ao sinal do professor, o “dragão” deve começar a correr, se movimentando de acordo com o comando do primeiro da fila. Enquanto isso, o último deve fazer movimentos para evitar ser pego.

3) Elefantinho

Todos brincam. Os participantes dão as mãos e formam uma grande roda. Então, uma pessoa da roda começa cantando “1 elefante incomoda muita gente” E logo após, quem estiver do seu lado (sentido horário), deve cantar “2 elefantes incomodam muito mais”. E assim por diante.

     4) Gavião e pintinho

As crianças formam uma fila na qual a criança da frente é a galinha, que vai ficar de braços abertos, e as outras crianças atrás são os pintinhos, que colocam as mãos na cintura de quem estiver à sua frente, sendo que a primeira na galinha. Uma criança vai ser o gavião que vai tentar pegar o último pintinho da fila, mas a galinha vai impedir, mudando sempre de posição, no que será acompanhada por toda a ninhada de pintinhos que não podem soltar a mão da cintura de quem está à frente. Se o último pintinho for pego, ele tomará o lugar do gavião, que passa a ser a galinha.

5) Centopeia

A professora deve formar uma fila, onde as crianças devem estar com as mãos na cintura do coleguinha da frente. Ela pode escolher a forma de andar: frente ou de trás.

Escolha um lugar especifico onde a centopeia deverá chegar. Dando continuidade, no caminho, as crianças irão cantando;

ELA É UMA CENTOPEIA RÁRARÁ 2x

ELA VAI ANDAR, ELA VAI ANDAR.

E DAQUI A POUCO ELA VAI PARAR 2x

OLHA CURVA (UHULLLLL- gritam os alunos)

● Proximidade

Atividades

1) Barra-manteiga

Idade: 4 anos em diante

O professor deve separar as crianças em dois times. Os jogadores de cada time ficam um ao lado do outro formando uma linha com as palmas das mãos viradas para cima. Uma criança de um dos times vai até o time adversário e bate com a palma da mão nas mãos dos jogadores. Ela vai batendo de leve nas mãos de todo mundo, mas, de repente, dá um tapa mais forte na mão de alguém e corre de volta para o seu time no outro lado. Quem levar o tapa forte tem que correr atrás do adversário e tentar pegá-lo. Se conseguir, leva o jogador para sua equipe e vai bater nas mãos do outro time. Ganha o time que ficar com mais jogadores.

2) Esconde-esconde

Idade: 3 anos em diante

Como brincar: dividir as crianças em duas turmas. Uma turma fecha bem os olhos e conta até dez enquanto a outra vai se esconder. Depois a turma que estava de olhos fechados vai procurar as crianças da outra turma. Em seguida as crianças que procuravam vão se esconder e as que estavam escondidas vão procurá-las.

3) Arranca Rabo:

Idade: 3 anos em diante

O professor deve separar as crianças em dois grupos: um será o pegador e o outro fugitivo. Os fugitivos terão fitas coloridas, amarradas no cós das calças ou bermudas. O objetivo da brincadeira é: os pegadores deverão correr atrás dos fugitivos e arrancar  os rabos\fitas, do grupo dos fugitivos.

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