GESTÃO DE MARKETING
Artigos Científicos: GESTÃO DE MARKETING. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alex_abreu • 17/5/2014 • 1.271 Palavras (6 Páginas) • 387 Visualizações
Questão 01 - (Valor: 2,0)
A partir do nosso e-book, diferencie marketing estratégico de tático e de administrativo.
RESPOSTA:
Inicialmente tentaremos definir o que é marketing, que segundo Britto e Ricciardi (2013), é a função da empresa encarregada de identificar os objetivos dos clientes e a melhor maneira de satisfazer suas necessidades e desejos, de forma competitiva e lucrativa. O marketing constitui-se então como ferramenta indispensável para um empreendimento de sucesso, diante de um cenário mundial marcado pela concorrência e competitividade.
Entretanto Kotler entende marketing como “a análise, o planejamento, a implementação e o controle de programas e/ou projetos formulados para propiciar trocas voluntárias de valores com o mercado-alvo, com o propósito de atingir objetivos operacionais concretos”
Dessa forma, o conceito de marketing vai além do que apenas comercializar um produto ou realizar uma propaganda. Ele é responsável por perceber as necessidades e desejos de um mercado, assim como identificar sua demanda, além de utilizar-se de técnicas que permita desenvolver preço, comunicação e distribuição, para informar, motivar e servir ao respectivo mercado.
“Pode-se considerar que sempre haverá a necessidade de vender. Mas o objetivo do marketing é tornar supérfluo o esforço de venda. O objetivo do marketing é conhecer e entender o cliente tão bem que o produto ou o serviço seja adequado a ele e se venda sozinho. Idealmente, o marketing deveria resultar em um cliente disposto a comprar. A única coisa necessária então seria tornar o produto ou o serviço disponível.” PETER DRUCKER.
Diante de uma significante abrangência que possui o conceito de marketing, podemos entendê-lo em níveis: Estratégico, Tático e Administrativo. O marketing Estratégico diz respeito às decisões de marketing no nível hierárquico mais alto, sendo tomadas grandes decisões de mercado, sobretudo aquelas ligadas à segmentação dos mercados e à escolha dos mercados-alvo. O marketing estratégico é definido, então, como o conjunto de grandes decisões que marcarão a presença da empresa no mercado, como provedora de um determinado valor aos seus clientes-alvo (Britto e Ricciardi, 2013). Já o marketing tático diz respeito a concretização das decisões estratégicas em oferta (produtos e serviços) que atendem as necessidades de um mercado. E para que isso ocorra, a empresa utiliza-se da ferramenta de marketing mix, conhecida como 4 p´s: Produto, Preço, Praça e Promoção.
A oferta de marketing se materializa por meio do composto de marketing (marketing mix): um produto (bem físico, serviço ou, geralmente, uma combinação destes), oferecido ao mercado por um preço (que inclui condições de pagamento), disponibilizado por meio de um conjunto de canais de distribuição (ponto de venda) e comunicado, utilizando-se um conjunto de ferramentas de promoção. (Britto e Ricciardi, 2013)
E por fim, temos o marketing administrativo, que segundo Britto e Ricciardi, envolvem a construção de sistemas de informação, de suporte à decisão e os processos de coleta de informações de mercado; e o planejamento detalhado – tarefas, responsabilidades, cronogramas, orçamento – das ações de marketing estabelecidas no nível tático, bem como o controle da sua execução. Dessa forma o marketing administrativo ou operacional, aproxima-se de execução em si do que o planejamento de marketing, e por isso, podemos caracterizá-lo como aplicação cotidiana do planejamento de marketing estratégico e tático.
Questão 02 - (Valor: 2,0)
Explique o que é uma análise SWOT.
RESPOSTA:
A análise SWOT é uma ferramenta gerencial de grande relevância na administração, utilizada para estudar o ambiente interno e externo da empresa através da identificação e análise dos pontos fortes e fracos da organização e das oportunidades e ameaças às quais ela esta exposta. Sendo que na análise do ambiente interno serão identificados os pontos fortes e os fracos e na análise do ambiente externo, estão as ameaças e as oportunidades. O termo SWOT é uma sigla em inglês originária das palavras Forças (Strengths), Fraquezas (Weaknesses), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats). Esta ferramenta é utilizada no planejamento estratégico das empresas, pois possibilita o conhecimento da real condição da empresa num cenário competitivo e globalizado da economia. Sendo assim, a análise SWOT permite conhecer para planejar estrategicamente as organizações e empresas.
Segundo Britto e Ricciardi (2013) no item forças são analisados os aspectos internos da empresa que favorecem o seu desempenho (por exemplo, capacidades técnicas, financeiras etc.). No item Fraquezas são analisados os aspectos internos da empresa que comprometem o seu desempenho (por exemplo, custos elevados, rigidez administrativa etc.). Já no item Oportunidade Aspectos do ambiente que favorecem o desempenho da empresa, geralmente ligados a forças da empresa. E por fim no item ameaças são analisados os aspectos do ambiente que comprometem o desempenho da empresa, geralmente ligados às fraquezas da empresa.
Questão 03 - (Valor: 2,5)
Conceitue e exemplifique o que é segmentação de mercado.
RESPOSTA:
Segmentação de mercado é o ato de selecionar determinado publico alvo que possuem características de consumo homogêneas para desenvolver ou personalizar um produto que satisfaça esse publico. Para Britto e Ricciardi a
...