Gestao Comercial
Trabalho Universitário: Gestao Comercial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kaduuu • 31/5/2014 • 313 Palavras (2 Páginas) • 297 Visualizações
ONDE A EFICIÊNCIA É UMA OBSESSÂO
A empresa de transporte de encomentas UPS (United Parcel Service) afirma administrar o frete mais rápido do ramo de fretes e para isso desenvolveu, durante décadas, um modelo de eficiência empresarial, suando a camisa. Os três mil engenheiros industriais da companhia têm pesquisado o tempo gasto na rota de cada motorista e fixado padrões para cada entrega, parada e coleta. Eles registram cada segundo gasto em paradas em semáforos, trânsito, desvios, campainhas, calçadas, escadas e pausas para o cafezinho ou banheiro. Todas essas informações são depois introduzidas nos computadores da UPS para fornecer padrões de tempo detalhados para cada motorista, diariamente.
Para cumprir seu objetivo de coleta e entrega de 400 encomendas diárias, os motoristas devem seguir exatamente os procedimentos fixados pelos engenheiros. Quando se aproximam de um ponto de entrega, soltam seus cintos de segurança, tocam a buzina e desligam o motor. Em um movimento ininterrupto, puxam o freio de emergência e deixam o veículo engatado em primeira para estarem prontos para partir após suas entregas. Eles descem do caminhão com uma prancheta sob o braço direito, chaves na mão direita, e pacotes na mão esquerda. Depois de darem uma olhada para memorizar o endereço, caminham para a porta do cliente ao ritmo recomendado de um metro por segundo, e primeiro batem à porta para evitar perder alguns segundos procurando pela campainha. A papelada referente à entrega da mercadoria é preenchia na volta até o caminhão.
Essa obsessão com a eficiência tem compensado a companhia e seus funcionários. A UPS é uma das maiores empresas de transportes e é a líder nos Estados Unidos. Ela entrega 10 milhões de encomendas por dia e tem receitas anuais de 19,6 bilhões de dólares, ou duas vezes o valor das receitas de sua principal concorrente, a Federal Express. (Fonte: ROBBINS, Stephen P. Administração, Mudanças e Perspectivas, SP, Ed. Saraiva, 2000, pg. 49)
...