TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gestão Da Qualidade

Artigo: Gestão Da Qualidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/9/2013  •  1.134 Palavras (5 Páginas)  •  640 Visualizações

Página 1 de 5

Qualidade e seus conceitos básicos

Nos anos de 1990, o Brasil conheceu uma abertura de mercado significativa. Ao abrir nosso mercado para produtos estrangeiros.

A entrada de produtos estrangeiros, muitos deles a um custo inferior ao dos ao dos nacionais, balançou as estruturas da nossa indústria.

o consumidor, agora com uma gama muito maior de opções, começou a escolher mais, em função QUALIDADE-PREÇO, isso gerou competitividade entre empresas.

A abertura de mercado também resultou em mais exportações de produtos brasileiros, obrigando nossa indústria a adaptar-se a padrões internacionais de qualidade.

Em consequência, só se manteve no mercado quem conseguiu se adequar a nova realidade, que era produzir mais e melhor, ou seja, com qualidade, ao mesmo tempo, com redução de custo, para garantir a competitividade.

Qualidade passou, pois, a ser tão importante para as empresas brasileiras que queriam se manter competitivas em nível nacional e internacional, quando já era para as norte-americanas desde as primeiras décadas do século XX e para as japonesas após a Segunda Guerra Mundial. Desde então, o tema qualidade tem sido amplamente discutido e tem ocupado, cada vez mais, posição de destaque nos meios empresariais. Aprender a geri-la corretamente tornou-se questão de sobrevivência.

Conceito de qualidade

Em geral o conceito de qualidade está diretamente ligado a três fatores.

- redução de custo;

- aumento de produtividade;

- satisfação dos clientes.

Em outas palavras: fazer melhor, com menos custo, entregando ao cliente produtos que correspondam a suas expectativas ou as superem.

Mais uma premissa quando se fala de qualidade, é a premissa de relacionamento ético entre todos os elementos envolvidos na fabricação e venda de um produto ou na prestação de um serviço. Todos mesmo – do operário do chão de fabrica ao consumidor final do produto, passando pela alta administração da empresa e por seus fornecedores, sem esquecer, inclusive, o ambiente e a sociedade.

Por definição, a qualidade total só é possível se acontecer em todas as etapas do processo, ou seja, se começar na matéria prima e chegar à fase de pós-venda. Ela é um conceito vivo e está relacionada, em ultima instancia, ao cliente.

No que consiste a gestão da qualidade

A qualidade é, pois, uma questão que precisa ser adequadamente gerida no contesto de uma organização. È por isso que empreendedores e administradores de todos os níveis precisam conhecer a chamada gestão de qualidade.

De acordo com Philip B. Crosby, um dos grandes nomes norte-americanos de teorizar sobre a qualidade: ”A gerencia de qualidade é um meio sistemático de garantir que as atividades organizadas aconteçam segundo o planejado. É uma disciplina da gerencia que diz respeito á prevenção de problemas, criando as atitudes e controles que possibilitam a prevenção.”

Efetivamente, a gestão da qualidade diz respeito a todas as pessoas envolvidas em um processo. Um gerente de qualidade não pode, sozinho, garantir que um determinado produto saia da fabrica sem erros, mas, se o gerente de produção for envolvido, as probabilidades de sucesso da tarefa aumenta consideravelmente. Se o gerente de planejamento daquele produto também for envolvido, as chances de sucesso crescem mais ainda. E, se todos os funcionários envolvidos no planejamento e na produção forem envolvidos, então o sucesso da tarefa estará praticamente garantido.

Evolução histórica da gestão da qualidade

A preocupação com a qualidade, não é recente, já vem de muito tempo atrás.

1ª As inspeções de produtos

Rata-se de uma inspeção de produtos acabados, essa prática seguramente evitava que o produto defeituoso chegue ás mãos do consumidor, mas em nada contribui para melhorar a produtividade da indústria, pois não investigava o processo que levou ao defeito e não previne o aparecimento de outros produtos defeituosos. Ou seja, gera desperdício.

A inspeção dos produtos acabados foi uma das primeiras manifestações formais de preocupações com a qualidade.

Pouco a pouco, com a revolução industrial a divisão de trabalho preconizada por Taylor, fez-se necessário assim criar sistema de inspeção para que os funcionários responsáveis por eles pudessem verificar todo o volume agora produzido.

2ª o controle estatístico de qualidade

Com o aumento da produção em massa, logo após a criação das linhas de montagem, tornou-se impossível a inspeção de todos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com