Gestão De Qualidade
Ensaio: Gestão De Qualidade. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Arnon10 • 4/11/2014 • Ensaio • 1.388 Palavras (6 Páginas) • 224 Visualizações
1- O que é Qualidade? Como seu conceito se alterou ao longo do tempo?
Qualidade é conjunto de atributos e características das entidades, para satisfazer necessidades e expectativas das pessoas e da sociedade.
Conceito foi se alterando a medida que a sociedade foi ficando mais exigente, com produtos bons e com qualidades.
Pois hoje é bem visto Custo X Beneficio junto deste está incluso a qualidade dos produtos ou serviços prestados.
2- O que é Gestão de Qualidade e como foi sua evolução?
Gestão de Qualidade trata-se de um conjunto de práticas que têm como objetivo estabelecer padrões de processo, para que eles sejam executados da maneira mais padronizadas possível, sem imprevistos e improvisos.
A evolução vou devida as grandes perdas, prejuízos em matéria prima e de mão de obra homem X hora trabalhada, pois trabalhavam sem padrões, que com isso causava muito retrabalho por não ter um padrão.
3- Quais foram os “Gurus” da Qualidade?
Gurus da Qualidade: Deming, Juran, Feigenbaum, Crosby, Taguchi e Ishikawa.
4- Quais são os oito princípios da Gestão da Qualidade? Explicar.
1. Foco no Cliente: A organização depende dos clientes e, portanto devemos atender as necessidades atuais e futuras dos clientes, os seus requisitos, e procurar exceder as suas expectativas.
2. Liderança: Os lideres estabelecem a unidade de propósitos e o rumo da empresa. Convém que criem e mantenham um ambiente interno no qual as pessoas se tornem engajadas na obtenção dos objetivos da organização.
3. Envolvimento das pessoas: As pessoas em todos os níveis, são a essência de uma organização. O efetivo engajamento dessas pessoas permite a utilização das suas habilidades para o beneficio da organização.
4. Abordagem de Processos: Um desejado resultado é alcançado mais eficientemente quando as atividades e os recursos relacionados são gerenciados como processos a transformação deentradas e saídas, com agregação de valor.
5. Abordagem dos Sistemas para Gerenciamento: Identificar, compreender gerenciar os processos inter-relacionados como um sistema contribui para a eficácia da organização para alcançar os seus objetivos.
6. Melhoria Continua: A melhoria continua do desempenho da organização é um objetivo permanente. Nada é tão bom que não possa ser melhorado. As necessidades dos clientes evoluem sempre. Se a organização não melhorar seus processos e produtos, em que algum momento o cliente ficara insatisfeito e deixará de ser fiel.
7. Abordagem com base em dados para a tomada de decisão: Decisões eficazes são buscadas na análise de dados e de informações. Você só consegue gerenciar a quilo que é medido. O gerenciamento dos indicadores é a chave deste princípio.
8. Relações de fornecimento mutuamente proveitosas: Uma organização e seus fornecedores são interdependentes, uma relação de benefícios mútuos aumentam a capacidade de ambos sem agregar valores.
ETAPA 2
Elaborar um quadro contendo as explicações e exemplos do que compõe o ciclo PDCA.
Sigla advinda das palavras inglesas Plan, Do, Check, Action – método gerencial composto de quatro fases básicas:
•Planejamento,
•Execução,
•Verificação
•Ação corretiva.
Passo 2
CICLO PDCA
Elementos O que Significa? Qual a finalidade?
Plan Significa Definir os objetivos ou metas e as estratégias ou métodos para alcançá-los. Ou, mais simplesmente, o que queremos e como faremos para conseguilo. Planejar
Do Colocar o planejamento em prática, observando e medindo cada etapa a FM de coletar dados para a verificação do processo (e não do produto) na próxima etapa. Executar
Check Analisar os dados gerados pelo processo a fim de verificar se este está adequado ao resultado pretendido. Caso não seja, verificam-se os desvios e propõem-se mudanças. Checar
Act Efetivar as mudanças propostas na etapa anterior, voltando a primeira e corrigindo o métodos ou as metas do planejamento. Agir
Passo3
Responder a: “O que é TQM e como o Ciclo PDCA contribui para uma melhor gestão em
TQM?”
Consiste numa estratégia de administração orientada a criar consciência da qualidade em todos osprocessos organizacionais. A noção de TQM foi introduzida por Feigenbaum em 1957.
Mais recentemente, tem sido desenvolvida através de várias abordagens amplamente conhecidas e introduzidas por vários “gurus da qualidade”.
Hoje em dia a qualidade é vista como produto de um sistema; Esse sistema é o próprio TQM: Total Quality Management também conhecido como TQC: Total Quality Control. Tenha o nome que tiver, é preciso deixar claro que o TQM não é a qualidade, mais é um sistema de gerenciamento que permite chegar a ela.
Há quem considere algumas diferenças entre TQM e TQC, afirmando que o primeiro enfatiza a qualidade do ponto de vista do cliente, e o segundo, a qualidade total, sob a ótica de todos os elementos envolvidos na cadeia produtiva incluindo fornecedores, por exemplo.Assim o primeiro estaria relacionado com o que chamamos de controle total da qualidade.
A maior diferença, na verdade, está em sua origem.
O TQM é a abordagem norte-americana, enquanto o TQC é a abordagem japonesa desenvolvida, especialmente, a partir de Deming e Juran.
É um sistema de gerenciamento que difere dos demais por ter na qualidade seu objetivo precípuo.
Quando uma empresa é gerida pelo principio da qualidade, os demais objetivos, como lucro por exemplo, não deixam de ser importantes mais passam a derivar dele.Por isso tem sido tão difícil para as empresas no mundo todo implantarem efetivamente esse tipo de gerenciamento. É muito difícil quebrar de verdade, a lógica do lucro e aceitar que ele será conseqüência da qualidade.
Falconi Campos afirma que o TQM ou TQC
...