Gestão de Marketing
Por: agrinnes2015 • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 400 Palavras (2 Páginas) • 173 Visualizações
O momento atual vivenciado pelas empresas de todos os portes é de grande competição, por isso, para conquistar ainda mais clientes e fidelizá-los, exige-se que os empresários invistam no marketing de serviços, pois surge como uma ferramenta indispensável para alavancar o sucesso empresarial. O foco do marketing de serviços é atender em especial os clientes atuais e potenciais, que necessitam da oferta de serviços que no passado faziam em sua própria residência, como, por exemplo, as refeições. Por isso em pleno século XXI o marketing de serviços tem sido muito utilizado e até mesmo as empresas de produtos passaram a oferecer alguns serviços adicionais com o intuito de criar um diferencial competitivo.
A principal diferença entre o marketing de produtos e o marketing de serviços é que no marketing de serviços ocorre a venda antes da produção, ou seja, para que ocorra uma venda no marketing de produtos, o cliente precisa ter contato físico com o produto, já no marketing de serviços ocorre uma promessa de prestação de serviços que será concluída quando ocorre a experiência do serviço desejado. Por esse motivo o risco é ainda mais elevado já que o cliente só vai expressar satisfação após o uso de tal serviço, nesse caso é imprescindível a qualidade na prestação desses serviços.
Os serviços podem ser definidos como “qualquer ato ou desempenho, essencialmente intangível, que uma parte pode oferecer a outra e que não resulta na propriedade de nada. A execução de um serviço pode estar ou não ligada a um produto concreto. (Kotler; Keller 2006:397).
Visto que o momento atual é de alta competição para as organizações, o investimento no marketing de serviços pode ser uma ferramenta para alavancar o sucesso da empresa. Tendo isso em mente, qual o foco do marketing de serviços?
O marketing de serviços tem como foco três principais dimensões: os clientes atuais e potenciais; os funcionários e a interação cliente-prestador de serviço.
Podemos dizer que o século XXI é o século dos serviços, até mesmo para as empresas de produtos, tem sido fundamental adicionar serviços para criar um diferencial competitivo. Como principal diferença entre marketing de produtos e marketing de serviços podemos citar:
No mercado de produtos o cliente tem contato físico com o produto antes mesmo da venda ser concretizada, ao passo que no mercado de serviços o cliente compra uma promessa de prestação de serviços que será concluída com a experiência do serviço desejado, um exemplo
...