IMPORTÂNCIA DE MARKETING PARA ORGANIZAÇÕES
Projeto de pesquisa: IMPORTÂNCIA DE MARKETING PARA ORGANIZAÇÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raphaelllmachado • 2/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.188 Palavras (5 Páginas) • 283 Visualizações
Marketing para século XXI
A IMPORTÂNCIA DO MARKETING PARA AS ORGANIZAÇÕES
Artur Henrique
Professor - Marcus Felipe Gama
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Bacharelado em Administração (ADG0174) – Prática do Módulo V
09/06/2014
RESUMO
Este artigo tem por objetivo apresentar um tema bastante comum dentro das grandes, medias e pequenas empresas. Atualmente vivenciamos uma constante guerra empresarial, onde as mesmas procuram o meio de se destacar em meio ao um mercado tão competitivo, podemos perceber que um desses meios encontrados para ter o diferencial, as empresas estão usando e abusando do seu marketing, assim como todo departamento e importante o marketing também tem seu valor.
Palavras-chave: Globalização. Gestão. Pessoas.
1 INTRODUÇÃO
À medida que o mundo gira em direção ao próximo milênio, tanto as pessoas quanto as empresas ficam imaginando o que os espera. A preocupação não é só o falto de haver mudanças, mas sim a velocidade acelerada dessas mudanças.
Nem sempre as empresas percebem que seus mercados estão sempre mudando.
A estratégia utilizada no ano anterior que foi completamente vitoriosa pode ser hoje, o caminho mais certo para o fracasso. À medida que o ritmo de mudanças se acelera, as empresas não podem mais confiar em suas antigas práticas de negócios para manter a prosperidade. Há dois tipos de empresas: aquelas que mudam e aquelas que desaparecem.
O atual panorama está sendo moldado por duas forças poderosas: tecnologia e globalização. Todo mundo concorda que a qualidade sofrível é ruim para os negócios. Os clientes que se zangam com a má qualidade e não voltam, e ainda falam mal da empresa. Mas e quando é vencer pele boa qualidade? Há quatro problemas aqui. Primeiro, qualidade tem muitos significados. Clientes diferentes dão importâncias a coisas diferentes e, portanto, uma garantia de qualidade sem definições adicionais não significa muito. Segundo, as pessoas normalmente não conseguem perceber a qualidade do produto simplesmente olhando para ele. Terceiro, a maioria das empresas, na maioria dos mercados, está se igualando em qualidade. Quarto algumas empresas são conhecidas por terem a mais alta qualidade.
DESENVOLVIMENTO
MARKETING ESTRATEGICO
A visão de que marketing e vendas são a mesma coisa é o tipo mais comum de equívoco, por parte não apenas do público em geral, mas também de muita gente ligada à administração. É claro que vender faz parte do marketing, mas o marketing abrange muito mais que vendas. Quando o marketing é bem sucedido, as pessoas gostam do novo produto, a novidade corre de boca em boca e pouco esforço de venda se faz necessário.
Marketing não pode ser o mesmo que vender porque começa muito antes de a empresa ter o produto. A venda ocorre somente depois que um produto é fabricado. O marketing continua por toda a vida do produto, tentando encontrar novos clientes, melhorar o poder de atração e o desempenho do produto, tirar lições dos resultados das vendas do produto e gerenciar as vendas repetidas aos mesmos clientes.
Os profissionais de marketing criticam seus gerentes por não considerarem as despesas com marketing um investimento, mas sim um custo, por enfatizarem resultados de curto prazo em detrimento dos de longo prazo e ainda por serem muito avessos a risco.
Outra visão limitada é aquela que considera o marketing, em essência, apenas um dos departamentos da empresa. É verdade que as empresas possuem departamentos de marketing, onde se concentram grande parte das ideias e dos esforços de marketing. Entretanto, se as atitudes e o trabalho de marketing se localizassem apenas nesse departamento, a empresa acabaria muito mal.
Empresas avançadas buscam fazer com que todos os seus departamentos sejam orientados para o cliente, ou mesmo que funcionem em função deste.
Os profissionais de marketing têm sua própria maneira de pensar, assim como os advogados, os contadores, os banqueiros, os engenheiros e os cientistas. Para os profissionais de marketing, os processos de administração de marketing consistem em cinco passos básicos que podem ser representados como: Pesquisa de Mercado; Segmentação, definição de público-alvo e posicionamento – marketing estratégico; Mix de marketing – marketing tático; Implementação e Controle. Pesquisa de Mercado: É o ponto inicial para o marketing. Sem ela, uma empresa entra em um mercado
...