ANÁLISE SWOT COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: UM ESTUDO
Monografias: ANÁLISE SWOT COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: UM ESTUDO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: erikaribeiro • 15/10/2013 • 629 Palavras (3 Páginas) • 780 Visualizações
INSTITUTO DE ENSINO TEOLÓGICO
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
ÉRIKA SANTOS RIBEIRO
RESENHA CRÍTICA
BOQUIM-SE
2013
ÉRIKA SANTOS RIBEIRO
RESENHA CRÍTICA
Atividade do curso de ADMINISTRAÇAO, sob a orientação do profº tutor Ralbert Menezes, como um dos pré requisitos para avaliação da disciplina Administração Planejamento Estratégico .
BOQUIM-SE
2013
ANÁLISE SWOT COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO: UM ESTUDO
EXPLORATÓRIO NA COOPERATIVA MUZA BRASIL
BREVE SÍNTESE DA OBRA
As organizações precisam estar atentas às mudanças que ocorrem no ambiente em que estão inseridas para serem competitivas. Uma das maneiras mais eficientes para a competitividade é o planejamento, fundamentado em dados reais e concretos, para a previsão de um futuro próspero para a organização.
O planejamento é um dos fatores – quando considerado – que propicia maior índice de sucesso para as organizações. Segundo Kwasnicka (1981, p. 153), o planejamento é definido como “a atividade que os administradores analisam condições presentes para determinar formas de atingir um futuro desejado”. Essa análise envolve atividades de antecipar, influenciar e controlar a natureza e a direção das mudanças. É um processo contínuo envolvendo noções de percepção, análise, pensamento conceitual, comunicação e ação. Para que o planejamento seja realizado de maneira eficiente, são necessários diversos estudos para sua estruturação, inclusive a análise de cenários.
A competição pelo mercado teve origem na Revolução Industrial, onde surgiram as primeiras organizações comerciais e industriais. Com a Segunda Guerra Mundial, a estratégia empresarial surge como modelador do ambiente competitivo e do mercado de massa.
CONCLUSÃO
Em uma analise geral é necessário que as organizações elaborem estratégias que venham fazê-las competitivas. No qual Os 5 Ps da estratégia constituem um importante modelo para identificação da estratégia na organização e tem um poder fenomenal que são entrada, ameaça de substituição, poder de negociação dos compradores, poder de negociação dos fornecedores e rivalidades entre os atuais concorrentes alertam para o fato de que a concorrência não está limitada aos participantes estabelecidos. Ao se ter consciência desses cinco Ps da estratégia, pode-se projetar e encontrar respostas para o futuro.
Não existe o melhor caminho para se traçar estratégia, o importante é traçar planos, estabelecer metas, mensurar os resultados
...