Introdução tcc comportamento do consumidor
Por: Angelodecarlos • 29/3/2016 • Trabalho acadêmico • 586 Palavras (3 Páginas) • 826 Visualizações
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como base teorias relacionadas a necessidades e desejos dos consumidores, para serem analisadas de forma minuciosa, com o objetivo de identificar de que modo ocorre a valorização de uma marca, serviço ou produto.
Uma das habilidades que distingue os profissionais de marketing é a capacidade de criar e gerenciar marcas.
A posição de uma marca é o lugar ocupado por ela na mente do consumidor em comparação a concorrência. Se ela nomear um produto que seja exatamente igual a outro existente no mercado os consumidores não tem motivo para adquirir esse produto e consequentemente criar um relacionamento com essa marca. Posicionamento de mercado significa fazer com que o produto ocupe um lugar definido e distinto na mente dos consumidores-alvo em relação aos produtos concorrentes.
O estudo da motivação do consumidor para obter determinado produto é fundamental. Essa motivação do consumidor pode ser afetada por fenômenos psicológicos da própria mente consumista, dentre eles, o Efeito Halo. A existência desse fenômeno é conhecida há muito tempo, pelo qual concluímos que se uma pessoa faz bem uma coisa, ela fará bem todas as outras coisas ou o contrário. Thorndike (1920), concluiu que dificilmente a avaliação a respeito de uma característica não se estendia a outras.
A partir de um estudo do comportamento do consumidor e projeção de possíveis interferências do efeito halo no mesmo, é possível direcionar um posicionamento para determinada marca no mercado ou até mesmo reposicioná-la alterando seu mercado-alvo e público-alvo. Como exemplo disso temos a marca Havaianas, que antes atendia a determinado público e, por motivos estratégicos, mudou o foco da classe a ser atraída e a sua imagem perante os telespectadores de suas propagandas, baseando-se em conceitos do comportamento das classes de consumidores.
Empresas como Havaianas investem milhões em posicionamento e reposicionamento da marca e desenvolvimento de estratégias comerciais, porém, são reféns da percepção do consumidor, uma espécie de pré-conceito, desencadeando assim o conhecido efeito Halo, onde supostos clientes julgam um determinado objeto sem ao menos conhecê-lo, não se atentando às suas qualidades e benefícios. Foi nesse contexto que a Havaianas, antiga marca de chinelos que atendia a classe C, concluiu que havia a necessidade de reposicionar a sua marca dentro do mercado, ficando fora da mídia por algum tempo e, mais tarde, voltando com outra estratégia, focada em um diferente público-alvo. Então surge a pergunta, o que a marca Havaianas fez para mudar a percepção de seus consumidores?
As hipóteses que surgiram foram: o melhor estudo dos consumidores, destacando suas principais preferências diante o produto e também a melhor interação da marca com o consumidor, desfrutando do humor, descontração, simpatia e envolvimento, usando as campanhas na TV para trazer personalidades de forma a incentivar o uso das Havaianas no dia-a-dia, mostrando assim a credibilidade e veracidade do que foi informado nos comerciais.
Tem-se por objetivo principal desse trabalho analisar a empresa Havaianas antes e depois de seu reposicionamento, observando sua classe consumidora em ambos os períodos, destacando o Efeito Halo como principal item impactante no desenvolvimento da
...