MARKETING COMO UM DIFERENCIAL PARA AS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
Por: TengChiang • 12/11/2018 • Monografia • 2.546 Palavras (11 Páginas) • 199 Visualizações
FACULDADE CATÓLICA DOM ORIONE
CURSO GESTÃO HOSPITALAR
KAREM LAUANNY RESENDE MENDANHA
MARKETING COMO UM DIFERENCIAL PARA AS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
KAREM LAUANNY RESENDE MENDANHA
MARKETING COMO UM DIFERENCIAL PARA AS ORGANIZAÇÕES DE SAÚDE
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado a Faculdade Católica Dom Orione, como requisito parcial para a obtenção de grau de tecnólogo em Gestão Hospitalar.
Orientador: .
Sumário
1 INTRODUÇÃO
Entende-se marketing como um conjunto de estratégias que visam resolução e o suprimento das necessidades dos clientes. Ou seja, a organização deve saber quem é seu público alvo, estudar suas necessidades e desenvolver medidas que solucionem as mesmas. “Marketing é o processo de planejamento e execução desde a concepção, preço, promoção e distribuição de ideias, mercadorias e serviços para criar trocas que satisfaçam os objetivos individuais e organizacionais”. American Marketing Association.
Visto que as organizações de saúde também devem considerar-se como negócios, é necessário que as mesmas desenvolvam estratégias de marketing para que possam chamar a atenção de seus clientes objetivando que busquem a prestação de seus serviços.
O mercado de trabalho atualmente mostra-se cada vez mais competitivo, no âmbito hospitalar não é diferente, todas as instituições de saúde praticamente, sem nenhuma exceção, possuem metas de crescimento, essa preocupação em atingi-las é o gera a formulação de estratégias para a conquista de seu público, afinal ele é o grande responsável pelo cumprimento das metas estipuladas e ocasionalmente pelo sucesso da empresa. Drucker (1999) afirma, um dos grandes desafios gerenciais a serem enfrentados pelas organizações atuais, é a necessidade de estarem preparadas para agir em um ambiente de mudanças constantes.
O marketing dentro do hospital assume o papel de mostrar qual seu diferencial, o que ele tem de melhor para ajudar a resolução das necessidades de seus clientes, qual a sua cara, o que ele tem de novo, qual é sua maior vantagem, o por que deve ser escolhido dentre tantos outros existentes.
Mesmo diante de inúmeras formas de beneficiamento que o marketing oferece para as organizações, dentro do segmento da saúde ele está fortemente perseguido pelo preconceito de ser uma forma de aproveitamento das enfermidades dos pacientes, justamente por isso que ele foi ignorado por tanto tempo, só que diante de clientes cada vez mais exigentes torna-se necessário que as instituições mostrem o seu diferencial, o que as faz melhor e de que forma podem solucionar os desejos e anseios de seu público alvo.
2 JUSTIFICATIVA
O marketing trata-se de uma ferramenta de grande relevância para a organização, afinal e com ele que se comunica, cria e troca algum tipo de oferta que possa interessar ao cliente, consumidor ou parceiro de negócio.
É através dessa estratégia que a instituição consegue ampliar sua visibilidade, relacionamento, aumentar a facilidade de reconhecimento, fidelizar seus clientes, passando assim à se posicionar no mercado.
Apesar disso, essa estratégia foi ignorada por muito tempo pelas instituições de saúde primeiro que os profissionais dessa área desconhecem seus conceitos e benefícios e além disso trata-se de um assunto alvo de preconceito pois já foi visto como uma forma de exploração da enfermidade dos pacientes.
3 DELIMITAÇÃO DO PROBLEMA
Essa proposta de tema gerou a seguinte problemática:
De que forma o marketing atua como um diferencial dentro das instituições de saúde?
4 OBJETIVO
4.1 Objetivo Geral
Analisar o marketing como um diferencial para as instituições de saúde, mostrando as diferentes formas de atuação e todas as vantagens que a adoção dessa ferramenta proporciona as organizações que a utilizam, além de aponta-la como uma forma de alavancar seu negócio.
4.2 Objetivo Especifico
- Estudar os conceitos de marketing e suas diferentes formas de atuação;
- Aponta-lo com um diferencial para as instituições de saúde;
- Mostra-lo como uma maneira de alavancar o negócio;
5 METODOLOGIA
A pesquisa será especificamente bibliográfica, com estudo em livros e artigos científicos voltados área do marketing, apresentando ele como um diferencial para
instituições de saúde, mostrando as inúmeras vantagens de incluir essa ferramenta nas organizações inseridas no segmento da saúde.
6 FUNDAMENTAÇÃO TEORICA
Marketing é um conjunto de estratégias que visa entender e atender as necessidades dos clientes. Cabe a empresa localizar seu público, identificar suas principais necessidades e oferecer formas que sejam capazes de solucionar as mesmas. Se pararmos para analisar desde o momento que acordamos estamos ligados a essa ferramenta (acordamos e tomamos banho com um sabonete x, comprado por um valor y, em um ponto comercial z, estimulados pela promoção em volta de tal produto).
A essência do marketing baseia-se basicamente na troca, após identificar as necessidades aplica a busca pela satisfação com a compra de serviços ou produtos, estabelecendo o processo de troca onde empresas e consumidores passam a estar ligados uns com os outros. Nesse contexto a troca esta ligada ao conceito de valor, ou seja, não basta apenas fornecer o produto e necessário que ele seja apresentado com diferenciais que sejam capazes de atrair o cliente.
De acordo com Philip Kotler, marketing é uma atividade focada em satisfazer necessidades e desejos por meio de trocas no qual:
...